Que a atividade física é importante para a saúde, todos nós sabemos. Mas quanto essa importância é realmente relevante para nós em nosso dia a dia? Conseguir encaixar um novo hábito na rotina corrida que temos pode ser um grande desafio.
Por isso, vamos falar sobre as alternativas que podem nos ajudar a obter um melhor condicionamento físico e uma vida mais saudável. Mesmo com as academias fechadas, em decorrência da pandemia, praticar atividade física em casa pode ser uma ótima alternativa.
Dentre uma série de opções e diferente de treinar na academia, parques ou qualquer lugar com movimentação de pessoas, fazer em casa é a que mais tem agradado muita gente. A facilidade, a privacidade e o conforto que se tem ao treinar em casa são algumas das principais vantagens. Porém o maior benefício, com certeza, é a otimização do tempo.
Gastando no máximo 30 minutos, seja no começo do dia, no horário de almoço ou entre uma tarefa de casa e outra, é possível manter e aperfeiçoar o condicionamento físico. Existem muitos treinos na internet com focos específicos.
Leia também: Tomar banho muito quente prejudica a pele?
Por exemplo, em apenas 30 segundos por exercício, é possível concluir uma série de treinos de até 15 minutos por dia! Ou seja, é sim possível ter uma vida mais saudável, cuidar do corpo e adquirir um bem estar contínuo e, além disso, contribuir para a saúde mental que também é uma das mais beneficiadas.
Dicas para fazer exercícios em casa
- Conheça o seu biotipo
Cada pessoa possui um tipo de corpo diferente. Umas conseguem ganhar mais massa muscular, enquanto outras têm mais dificuldade. Isso acontece pois cada pessoa tem um biotipo específico que varia de acordo com o metabolismo de cada um. Quanto mais acelerado for o metabolismo, mais difícil é para ganhar peso ou massa muscular.
Por isso, antes de começar a treinar, é necessário focar na educação física. Como assim? É importante conhecer a fundo seu histórico de saúde para entender quais exercícios você pode fazer, pois se a prática de exercícios for muito intensa, ela pode acabar prejudicando o tratamento de alguma questão no sistema cardiovascular.
- Converse com o seu médico
Então, assim que o seu biotipo for definido, converse com o seu médico e conheça os seus limites. Antes de qualquer exercício, é bom também prestar atenção ao seu sistema imunológico e tomar as medidas necessárias para ajudá-lo em sua ação de proteção.
Uma das melhores dicas é consumir alimentos, vitaminas e sucos ricos em proteínas, e carboidratos pois eles contribuem para um melhor desempenho nos treinos, através da prevenção de possíveis lesões, além de dar energia ao corpo.
- Procure um profissional
Começar um novo hábito que muda e gera tantos impactos em nossa vida, precisa de uma mãozinha extra. Além do seu médico, é importante conversar com especialistas em saúde física para que você execute cada atividade com precisão e sem correr o risco de lesionar a musculatura ou partes do corpo mais propensas a pequenas contusões. Os personal trainers podem ser uma ótima ajuda!
Como fazer exercícios em casa?
Diferente do que muitas pessoas acreditam, para treinar em casa não é necessário ter um espaço muito grande ou equipamentos para a realização de atividades, como o exercício aeróbico. Apenas subindo e descendo uma pequena altura, é possível trabalhar a região das coxas e glúteos, e também fortalecer as pernas.
Sendo assim, nada de arranjar desculpas para não aplicar a atividade física cotidiana em sua vida, ok? Abaixo, selecionamos algumas orientações para realizar os treinos em casa. Confira!
1 – Crie uma rotina
Organização e planejamento são as duas palavras mais importantes neste tópico, afinal, ter uma rotina é a parte mais importante e talvez a mais difícil para quem decidiu começar a treinar em casa.
Por isso, faça questão de transformá-la em um novo hábito, assim você adquirirá segurança e estabilidade. Nada de receitas milagrosas ou dicas que resolvem sua vida da noite para o dia! Tudo que você precisa é reorganizar o seu dia a dia e incluir um novo hábito que só te gerará vantagens em todas as esferas da sua vida.
2 – Defina um horário prazeroso e produtivo
Como a maioria das pessoas que optam por treinar em casa usam da falta de grana ou de tempo como os principais obstáculos para a realização da prática física, é importante que o tempo não seja um problema nesta alternativa.
Treinar em casa não significa o não cumprimento de normas importantes para a realização das nossas tarefas. Pelo contrário! Assim como é importante definir os horários da alimentação, também é necessário ter um horário dedicado aos treinos.
Por isso, escolha um horário que mais se adeque à sua realidade e que seja prazeroso e produtivo. Claro que, treinando em casa, você vai ter flexibilidade para alterar o horário quando for preciso. Mas cuidado, pois aquela preguicinha pode te tirar o seu foco.
3 – Quarto, cozinha ou sala? Defina o espaço da sua casa para treinar
Tem gente que gosta de mudar, o que é ótimo! Mas também tem gente que gosta de tudo muito definido. independente de onde você se encaixe, deixe o seu espacinho de treino reservado. Suas roupas, colchonete, se tiver, e sua garrafa de água. Assim, você pode definir onde sempre irá treinar ou só mover as coisas de lugar e aproveitar o espaço da sua casa como o seu fator motivador!
4 – Procure Apps de especialista e foco
Sim, a internet está repleta de materiais para treinar em casa, mas como dito anteriormente, nada melhor do que ter o auxílio de profissionais renomados no assunto. Portanto, busque sempre as melhores alternativas, seja Apps, canais do YouTube ou planos de sites fitness.
A nossa dica é o App Fe Queiroz! Desenvolvido pela Fe Queiroz, especialista em treinamento, personal trainer, atleta há mais de 10 anos e Nike Master Trainer. O App reúne o melhor do mundo fitness: treinos rápidos, mas intensos; aba de nutrição, com receitas saudáveis; aba de mente, com dicas para o mindfulness; além de agenda e muitas outras funcionalidades que podem te ajudar nesse início.
Baixe agora no iOS e no Android.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário! Ah, aproveite e siga o Dr. André Colaneri no Instagram.