Tomar banho muito quente chega a ser calmante. O banho…, nosso querido companheiro de todos os dias (espero que seu também). Há quem diga que o banho cura, tirando não só as impurezas do corpo, como também da alma.
Tomar um banho é sinônimo de relaxamento. Depois de um dia cansativo no trabalho, estresse no trânsito ou depois de treinar pesado na academia, nada melhor do que tomar um banho, não é mesmo?
O banho é uma ótima maneira de eliminar a tensão, e é a chave da porta para o descanso.
Mas existe maneira correta e errada de tomar banho?
Deixando o lado holístico um pouquinho de lado, existe um erro que as pessoas cometem ao tomar banho, e nem percebem o quanto ele impacta negativamente a sua saúde de modo geral.
Parece uma pergunta besta, afinal cada um toma banho do jeito que achar melhor. Mas a verdade é que até tomando banho é preciso se atentar ao bem estar geral do corpo. É importante saber quais produtos utilizar e qual a melhor temperatura da água.
Isso mesmo! A temperatura da água pode se tornar uma ótima aliada para a saúde da sua pele ou uma das vilãs mais perigosas para ela.
Leia também: Skincare: você sabe da importância de cuidar da pele
Desde células mortas, vasos sanguíneos, camadas internas da pele (como a camada basal) e camadas mais externas e até funções metabólicas, o banho quente é responsável por ter uma atuação direta em seu corpo, mas tem o seu primeiro contato através da pele.
A água quente quando toca na pele, também atinge o folículo piloso (estrutura da pele capaz de produzir um pelo) e as suas terminações nervosas. Por isso que a pele é a camada mais importante do seu corpo quando o assunto é exposição a altas ou baixas temperaturas.
Faz mal tomar banho com a água quente?
Assim como quem faz skincare ou hidrata e cuida dos cabelos, a água quente é muito agressiva. As mulheres sabem bem da importância de manter os cabelos lavados em água morna/fria, como também na limpeza da pele. Muitos géis ou sabonetes de limpeza possuem em sua indicação que seu uso seja realizado com água fria.
Assim também funciona para a pele de todo o corpo. Mesmo sendo mais resistente que a pele do rosto, a pele de todo o corpo também precisa de cuidados.
Geralmente, os dermatologistas apontam que é necessário o equilíbrio: não tomar banho muito quente, nem muito frio (nesse caso, se a temperatura ambiente não estiver alta).
É melhor tomar banho quente ou frio?
A pele já sofre com a influência de diversos agentes externos, como poluição e sol. Na hora do banho e da higiene do rosto, as altas temperaturas da água podem influenciar na textura e hidratação dela.
Diferente da água fria e morna, durante o banho, a água quente pode retirar a camada que protege a pele, o que resulta no ressecamento e na falta de hidratação para a pele. Além disso, quem costuma tomar banhos com temperaturas muito altas acaba sentindo mais dores de cabeça e placas vermelhas pelo corpo.
Mas não é porque a água pode estar fria que ela não possa prejudicar a sua pele também. Como citado acima, se a temperatura ambiente não estiver alta e você forçar o banho frio, além de mal à saúde, com resfriados e gripes, a sua pele pode sofrer o ressecamento inverso.
O choque da água fria pode prejudicar e “queimar” a sua pele.
Qual a melhor temperatura da água para não agredir a pele?
Tanto peles oleosas quanto secas correm os mesmos riscos quando o assunto é a temperatura da água.
Os dois tipos ressecam por desidratação com banhos quentes, e, ao mesmo tempo, mas aumentam a produção de sebo. O ideal é que a água esteja morna.
Cuidados ao tomar banho quente
Listamos alguns cuidados que você deve ter ao preparar seu banho e aumentar ainda mais sua segurança e saúde. Confira:
- Evite banhos muito longos
Assim como a temperatura do seu banho não deve ser muito alta, a duração dos banhos quentes também não deve ser longa. Isso pode ser prejudicial para sua saúde, e a pele pode ser danificada, perdendo seus óleos naturais e ficando ressecada. Além disso, o funcionamento cardiovascular pode sofrer alterações, já que os banhos mais quentes tendem a aumentar a circulação do sangue.
- Não mude a temperatura do chuveiro ligado
Se você utiliza o chuveiro elétrico, pode ser que já tenha mudado a posição do termostato durante o funcionamento. Essa é uma prática perigosa e precisa ser evitada. Além de aumentar o risco de choque elétrico, mudar a temperatura do chuveiro em funcionamento também pode queimar sua resistência.
- Utilize óleos de banho
Por serem compostos de substância que limpa e hidrata a pele no ato do banho, os óleos também são uma ótima maneira de perfumar todo o corpo.
Se deseja conhecer algum procedimento estético para a sua pele, acesse aqui e confira!
Os benefícios do banho ideal para a sua pele
A dica é aposte no equilíbrio. O banho frio é indicado para dias bem quentes, e o banho quente é indicado desde que com todas os cuidados tomados, como descrito acima.
Ah, e não se esqueça da proteção solar diária, hein?!
Acompanhe do Dr. André Colaneri no Instagram e fique por dentro de temas como este.