A palavra que está em alta e na boca das mulheres no quesito autocuidado é skincare. Com certeza, você já deve ter ouvido sobre o ritual de cuidados com a pele que envolve desde cosméticos industrializados, até uso de óleos e receitas caseiras.
Gel de limpeza, água micelar, filtro solar, tônico facial e muitos outros produtos queridinhos delas fazem parte do processo de autocuidado que resulta em um momento que vai além de só passar creme no rosto.
O que é skincare?
O skincare, acima de tudo, é uma forma de respiro e refúgio que muitas mulheres encontram no seu dia a dia. Com a rotina super estressante e corrida, parar 30 minutos por dia para se cuidar tem ganhado espaço na agenda de muitas mulheres e tem se destacado como um estilo de vida.
O estresse, a correria, a ansiedade, a alimentação inadequada e a falta de tempo para praticar exercícios não só afetam a saúde do organismo, como também a saúde da pele. Os tecidos perdem elasticidade com o tempo, e esses fatores só aceleram o seu processo de flacidez.
Por isso que a skincare chegou com tudo e promete ficar. No Brasil, um país tropical, é muito importante que as mulheres comecem a se atentar para o cuidado da pele, tanto no verão, quanto no inverno.
O uso diário de proteção solar e hidratantes já é um grande passo para a conquista de uma pele mais saudável.
Como fazer skincare?
Existem vários tipos e métodos diferentes de skincare. Se você pesquisar, vai ver que os skincares asiáticos são bem famosos na internet. Mas, o mais importante é que o primeiro passo, antes de qualquer procedimento estético ou uso de substância, seja cremes, séruns, e sabonetes específicos, é o acompanhamento médico.
É fundamental se consultar com o seu médico dermatologista, pois é ele que te indicará os melhores produtos para o seu tipo de pele, já que a maioria dos cosméticos para skincare possui composições que podem prejudicar peles mais sensíveis ou ter efeitos colaterais como alergias, vermelhidão e acne.
Se deseja ter uma rotina de skincare mais profunda com uso de produtos voltados para isso, como ácidos e hidratantes oleosos ou mistos e até fórmulas anti idade, é importante consultar seu dermatologista.
Quais produtos usar?
Como não existe regra, pois cada pele se diferencia entre si, existem produtos que são indispensáveis na rotina de skincare. Se você já usa creme hidratante, produtos de limpeza e esfoliação de células mortas, pode fazer skincare com eles. Saiba que o melhor efeito e o mais visível é quando o skincare é realizado com periodicidade.
Ah, e não se esqueça do protetor solar!
Como a maioria das pessoas já sabem, mas é importantíssimo reforçar, o uso do protetor solar deve ser diário, mesmo em locais fechados, pois produto é o principal item que protege a pele dos raios UVA, UVB e luz artificial. O envelhecimento precoce da pele é um dos resultados do mal cuidado e do uso inconstante de filtro solar.
Então se você possui uma pele mais sensível, converse com o seu dermatologista sobre qual protetor utilizar. Pode parecer besteira, mas existe uma enorme diferença entre fps 30 e fps 50. Adeque o seus produtos à realidade da sua pele.
Skincare e o uso de maquiagens
O rosto é uma das áreas mais expostas do nosso corpo, por isso é muito importante que a atenção esteja sempre voltada a ele. O uso de maquiagens com fórmulas muito pesadas e que agridem a sua pele também é um fator que gera efeitos colaterais.
Ter uma combinação entre seus produtos de skincare com as suas maquiagens pode ser um baita de um benefício para sua pele, e ela, com certeza, vai te agradecer.
Qual é a ordem certa para o skincare?
Estamos num campo onde nada é definitivo. É importante entender que a rotina de skincare pode se comunicar com você. Se nos primeiros dias você sentir uma diferença positiva com apenas uma esfoliação a cada duas semanas ou somente uma por semana, continue assim.
O passo a passo sempre irá começar pela limpeza (envolve sabonetes, gel de limpeza e água micelar), hidratação (envolve cremes, séruns, água termal e tônicos) e proteção (filtro solar).
Os benefícios do skincare?
Aliado à prática de atividade física e alimentação que reforça os nutrientes imprescindíveis para uma pele uniforme, o skincare reequilibra a pele, ajuda a reduzir o tamanho dos poros, mantém a barreira da pele íntegra e funcional, ajuda a evitar irritação e ressecamento, se feito corretamente.
O skincare é sempre relacionado ao processo de cuidar da pele do rosto, mas essa rotina de cuidados também pode ser feita por todo corpo.
Aqui vão algumas dicas para o skincare do corpo:
- use cremes hidratantes para o corpo;
- use óleos e sais de banho;
- não tome banhos muito quentes e demorados, pois a alta temperatura pode ressecar a sua pele;
- faça alongamentos para trabalhar a elasticidade da sua pele.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e entre em contato comigo!
Para mais dicas como essa, me acompanhe no Instagram!