Muitas pessoas fazem uma lipoaspiração para definir as curvas do corpo e para aspirar e remover o excesso das células de gordura. A lipo é a primeira cirurgia plástica mais realizada no Brasil. O problema é que muitas pessoas não tomam as medidas necessárias no pós lipo e os resultados são afetados.
O pós-operatório da lipoaspiração precisa ser cheio de cuidados. O cirurgião plástico recomenda diversos cuidados com a região operada por algumas semanas após a realização do procedimento. Esses cuidados são essenciais para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Como é realizada a lipoaspiração?
A Lipoaspiração é realizada por meio de uma cânula que aspira a gordura localizada de certas partes do corpo. É feita com anestesia local, local com sedação, peridural ou geral, dependendo do volume de gordura e áreas a serem aspiradas.
Ela é indicada para que o paciente apresente um melhor contorno corporal. Ao contrário do que muitos pensam, a Lipoaspiração não é feita para perder peso. Esse procedimento ajuda a definir a silhueta corporal e não muda tanto os resultados na balança.
No pós-operatório, geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que resolvem sozinhos em 21 dias, na maioria dos casos.
Durante o 1° mês após a Lipoaspiração, o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna.
Este endurecimento melhora progressivamente durante o 2° e 3°mês, época na qual ocorre uma maior retração da pele. Uma cinta elástica deve ser usada por 1 mês e meio, e é indicada drenagem linfática e ultrassom a partir de 7 dias da cirurgia, no intuito de acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e o endurecimento.
Leia mais: Lipoaspiração – Mitos e verdades
Quais as recomendações da pós lipo?
Após a operação, é preciso seguir uma série de cuidados para que os resultados não desapareçam depois de pouco tempo, como:
Alimentação adequada
É preciso evitar alimentos muito caloricos após a lipoaspiração, visto que o paciente não realiza exercícios. Se puder, invista em uma reeducação alimentar para que você aprenda a lidar com a compulsão pela comida, quadro comum após a realização de cirurgia, já que o paciente fica em casa o tempo todo, com fácil acesso aos alimentos.
Coma muitos alimentos ricos proteína e, além disso, é fundamental a ingestão de frutas e sucos naturais. Dentre os principais alimentos, priorize:
Frutas: As frutas são excelentes fontes de nutrição. Não economize na variedade, e opte pelas frutas orgânicas.
Legumes e verduras: Principais fontes de vitaminas e minerais. Opte sempre que possível consumi-los crus, pois altas temperaturas podem destruir os nutrientes e substâncias benéficas que estão presentes nesses alimentos.
Grãos e alimentos integrais: Os alimentos integrais não provocam um pico de insulina e são excelentes para prolongar a sensação de saciedade. Logo você sentirá menos fome, e consumirá cada vez menos.
Proteínas: As proteínas são ideais para os músculos e para a cicatrização, mas é preciso consumi-las de forma correta, sem exageros. Muita gente pensa que as proteínas estão presentes somente em alimentos de origem animal, o que não é verdade. Podemos encontrá-lo em feijões, nozes, lentilhas, amêndoas, e tofu.
Água: O ideal é que você beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se desejar beber sucos, opte por frutas frescas. Refrigerantes e sucos industrializados possuem diversos componentes que prejudicam a saúde e causam o aumento de peso.
Evite alimentos industrializados e doces.
Utilize a cinta apropriada
Após a cirurgia de Lipoaspiração, é necessário utilizar uma cinta compressora para que os resultados sejam melhores e a modelagem do corpo fique ainda mais acentuada. Ela também ajuda na cicatrização da cirurgia.
Respeite o repouso
É imprescindível que o repouso pós lipo seja respeitado para que os resultados da cirurgia não sejam afetados. Depois de qualquer procedimento cirúrgico o corpo precisa de um tempo para se regenerar. Nessa fase, o organismo trabalha em dobro para se recuperar do “trauma” e cicatrizar a área onde ocorreu a cirurgia plástica.
Esse processo precisa de muita energia do paciente e, por isso, é recomendado que fique em repouso, sem atividades físicas por, no mínimo, 45 dias.
Depois desse período, geralmente é possível retomar à rotina gradativamente. Ao invés de voltar para a academia, você pode começar com caminhadas e, aos poucos, ir aumentando o ritmo até voltar ao normal.
Faça drenagem linfática
A drenagem linfática e ultrassom são ideais para diminuir os inchaços e os hematomas pós lipo. A massagem ativa o sistema linfático e elimina o líquido que fica retido no local da lipoaspiração. A drenagem é ótima para potencializar os resultados do procedimento.
Movimente-se após o repouso
Fazer lipoaspiração e não movimentar o corpo não é uma boa ideia. Além de caminhadas e exercícios para queimar calorias (depois de 2 meses), é preciso trabalhar o local da lipo após a cicatrização completa da cirurgia. Se foi na barriga, por exemplo, faça abdominais regularmente (após a recuperação e liberação do seu médico). No braço, busque exercícios que trabalham os membros superiores, entre outros cuidados necessários.
Lembrando que a lipoaspiração precisa ser realizada com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e deve ser realizada em ambiente hospitalar.
Deseja realizar uma lipoaspiração? Clique no botão abaixo e agende uma consulta.
Conheça também meu Instagram.