O Outono é um período onde as altas temperaturas do Verão costumam cair. Por conta disso, alguns alimentos, como as frutas, estão na época de colheita. Desse modo, fica fácil ter uma dieta de Outono com diferentes opções.
A estação é uma época do ano caracterizada pela queda de temperatura, o que pode causar enfermidades em alguns indivíduos, como resfriados e gripes. Então, escolher os alimentos ricos em vitamina C, por exemplo, ajuda a fortalecer o organismo, como lembra o artigo da revista Versar.
No Outono, alguns desses alimentos têm impactos menores de agrotóxicos, segundo a Ceasa de Goiás. Por isso, é importante saber quais opções são boas fontes de vitaminas e podem ajudar em sua dieta para os próximos meses. Confira!
O que incluir em sua dieta de Outono?
Selecionamos as principais frutas, verduras e legumes indispensáveis para sua dieta. Confira os benefícios dos alimentos da estação!
Frutas
O cardápio de frutas para comer no Outono é bem extenso. Entre as opções está o abacate, que ajuda a controlar o apetite, mas é necessário comer a fruta com moderação, pois ela possui um alto índice de gordura.
A jaca é rica em vitaminas A e C, mas também traz os componentes vitamínicos E e K. Ela ajuda a diminuir o apetite, além de melhorar o funcionamento do sistema digestivo. As frutas que já adicionamos em nosso cardápio no dia a dia, como a banana e a maçã, também devem ser lembradas na sua dieta de Outono.
Enquanto a primeira é uma ótima aliada na hora de praticar exercícios, pois é uma fonte de energia, a segunda é rica em água e fibras, o que ajuda na inibição da fome e no controle das refeições diárias. Os benefícios da pêra são semelhantes ao da maçã, o que permite uma variação no cardápio.
A uva é reconhecida por trazer diferentes benefícios ao nosso corpo, principalmente para a pele. Mas a fruta também é uma boa aliada para o sistema digestivo, ajudando na perda de peso. A tangerina também ajuda nos cuidados com a epiderme, além de ajudar no crescimento do cabelo. Na dieta, ela pode saciar o apetite e, assim como a uva, ajudar na digestão.
As frutas menos comuns na alimentação do cotidiano, como o kiwi, a graviola e o figo, também podem ser colocadas na dieta de Outono. Não esqueça também que manga, a goiaba e o coco podem ajudar a reduzir o peso, pois ajudam na redução do apetite. Mas não exagere!
Legumes
Os legumes também podem contribuir com as dietas durante o Outono. A abóbora e a abobrinha são alimentos com poucas calorias e ricos em vitaminas A e C, o que também auxilia no sistema imunológico.
A batata-doce já está presente em diferentes tipos de dietas, mas, no Outono, o legume está em seu melhor período de colheita. Para o corpo, ele reduz o índice glicêmico presente no sangue, ajudando no emagrecimento, e aumenta a energia para fazer exercícios diários.
Outros alimentos ingeridos por quem quer perder peso são a cenoura e a beterraba, que podem ser utilizadas em saladas e sucos.
Verduras
No Outono, as verduras também costumam chegar até supermercados e feiras livres com menos agrotóxicos. Entre as opções para incluir em seu prato, escolha o almeirão. As folhas dessa verdura têm baixa caloria e são ingredientes indispensáveis para saladas.
O repolho também pode ser ingerido por conta do baixo índice calórico, além de ser rico em fibras e vitaminas. A rúcula contribui para reduzir o apetite e ajudar no emagrecimento. Há ainda a erva-doce e a folha de louro, que ajudam na má digestão.
Fique atento! Os alimentos citados possuem composições que ajudam no processo de emagrecimento, mas é importante variar o cardápio e fazer a dieta com o acompanhamento médico. Emagreça no Outono, mas atinja os seus objetivos de forma saudável.
Quais formas de inserir os alimentos no dia a dia?
As temperaturas do Outono costumam ser agradáveis, sem a intensidade do calor e a agressividade do tempo frio. Por isso, é possível fazer um cardápio bem variado durante os meses de abril, maio e junho, e proporcionar uma dieta atrativa para chegar até o peso ideal.
No café da manhã, aposte na banana com algum acompanhamento, como mel e aveia. Se preferir, coma uma pequena quantidade de abacate para ajudar a manter o apetite até a próxima refeição.
Outra alternativa são as saladas de frutas com goiaba, maçã e uva. Essa opção é ideal em lanches da manhã e, na chegada do Outono, também é uma ótima sobremesa. Ao invés de comer opções gordurosas e pesadas, escolha a salada de frutas e, também, gelatinas naturais.
Os sucos também ajudam na mudança dos hábitos alimentares, já que podem ser tomados pela manhã ou durante as refeições. Estabeleça a rotina de beber muita água, mas equilibrar com sucos naturais.
Para as refeições como almoço e janta, coma uma quantidade regrada e adicione verduras, como o almeirão, repolho e a rúcula. Os alimentos podem ser refogados ou servidos em saladas como acompanhamento.
A cenoura e a abobrinha são legumes indispensáveis em sopas, e como as temperaturas ficam mais agradáveis, vale a pena colocá-las no cardápio da sua dieta.
Agora que você já sabe os alimentos ideais para comer no Outono e começar sua dieta, aproveite nossas dicas. Comente abaixo o que achou do artigo.