As terapias alternativas, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), são tratamentos não convencionais utilizados para auxiliar no tratamento de muitas doenças, bem como diminuir os níveis de estresse e as dores musculares.
Assim como as tendas para eventos, que são encontradas nas versões bolha, piramidal, tensionada, sanfonada, galpão, sombrite, etc, esse tipo de medicina também pode ser dividido em categorias. Entre as principais, destacam-se:
- Medicina energética;
- Técnicas de corpo e mente;
- Tratamentos com base biológica;
- Métodos manipulativos e corporais;
- Sistemas médicos alternativos integrais.
Sobre essas categorias, elas podem envolver uma série de tratamentos. Pensando em te ajudar a começar a investir nessas práticas para melhorar o bem-estar do seu corpo e mente, separamos três terapias alternativas muito populares. Continue acompanhando esse artigo e saiba mais!
Acupuntura
Integrando a medicina tradicional chinesa, a acupuntura é uma técnica que tem como base a restauração do equilíbrio dos “canais meridianos” do corpo, ou seja, da energia vital que quando desalinhada pode comprometer a saúde física e/ou mental.
A versão tradicional dessa terapia alternativa consiste na aplicação de agulhas em áreas específicas do corpo. No entanto, já existem algumas modalidades que não necessitam desse acessório, como o Emotional Freedom Techniques (EFT).
Conhecido no Brasil como Técnica de Liberação Emocional ou “acupuntura sem agulhas”, o procedimento também baseia-se no alívio da pressão nos canais meridianos, mas faz isso a partir de uma sequência de batidas leves com a ponta dos dedos.
Independentemente da escolhida, a lista de benefícios da acupuntura é extensa, podendo envolver a redução de fatores como: estresse, enxaqueca, alergias, traumas, ansiedade, depressão, insônia, compulsões, etc,
Massoterapia
Um forno elétrico de embutir que apresenta erros de funcionamento não pode ser utilizado enquanto os reparos necessários não forem empregados, pois poderá causar diversos acidentes. Uma pessoa com estresse acumulado e dores musculares também não consegue desenvolver o que precisa com eficiência, mas não pode simplesmente parar!
Estando lado a lado com a acupuntura como uma das terapias alternativas mais populares do mundo, a massoterapia consiste em recursos terapêuticos de massagem, que oferece vantagens significativas para o corpo e a mente de forma natural, ou seja, sem a necessidade de aliar-se com nenhum remédio para começar a mostrar seus efeitos.
Categorizada como um método manipulativo e corporal, ela ajuda a aliviar o estresse, controlar as dores crônicas, melhorar a circulação sanguínea, recuperar lesões físicas e eliminar toxinas, o que faz com que o procedimento também seja uma alternativa interessante para quem deseja emagrecer.
Hipnoterapia
Sem dúvidas, o desengraxante alcalino é um dos modelos mais tradicionais e eficientes para a remoção de graxas em diferentes superfícies. Enquanto isso, a hipnoterapia é uma das terapias alternativas mais populares da categoria “técnicas para corpo e mente”. Desenvolvida a partir da hipnose, ela serve para o tratamento de doenças psicossomáticas.
Também chamadas de somatização ou transtorno somatoforme, elas são desordens emocionais ou psiquiátricas, geradas normalmente por situações negativas e traumas, que podem afetar o funcionamento dos órgãos, causar dores físicas e complicar outros tipos de transtornos, como o alcoolismo e a depressão.
Gostou do nosso post com 3 terapias alternativas para melhorar o bem-estar do corpo e da mente? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.