Hoje muito se tem divulgado sobre técnicas de lipoaspiração, sobretudo as realizadas com anestesia local. Isso se deve ao grande desenvolvimento das técnicas, melhora dos anestésicos locais, aumento da segurança e bons resultados na maioria dos casos.
Na verdade, a lipoaspiração com anestesia local sempre existiu, mas agora pode ser realizada com maior conforto e segurança graças ao desenvolvimento de anestésicos mais eficazes e cânulas menores.
Porém, como golpe de marketing, tenta-se desvencilhar a lipoaspiração tradicional das realizadas com anestesia local, como se fosse uma outra técnica, sugerindo até que não mais é cirurgia. Insinua-se que, se realizada em consultorio, a lipo seria até mais segura. Costuma-se também fracionar a cirurgia em vários procedimentos menores, realizados em intervalos de semanas.
Infelizmente muitas destas afirmações não são verdadeiras. Primeiramente, o ambiente mais seguro para qualquer cirurgia é o centro cirúrgico hospitalar. Somente lá há todos os recursos para a reversão de eventuais e indesejáveis complicações, alem de uma higienização adequada, com menor risco de infecção. Um consultório jamais terá os equipamentos de segurança nem de controle à infecção que os hospitais têm. Segundo, lipo light, minilipo, hidrolipo, lipo tumescente, etc., são todas lipoaspirações e, portanto, cirurgias. E como cirurgias, podem ter complicações, apesar de raras. E, para tratar uma eventual complicação, é necessário ter aparelhos para tanto, que os consultórios não têm.
Outro fator apontado como vantagem nas lipos pequenas, fragmentar a cirurgia em várias menores, na verdade é desvantagem. O risco de ficar com irregularidades entre as várias áreas lipoaspiradas em tempos diferentes é muito maior. É também mais freqüente a insatisfação do paciente devido a pouca retirada de gordura, visto que a anestesia local dura pouco e o procedimento tem que ser rápido. Somando-se a isso, há o risco cumulativo de vários procedimentos, cada um tendo chance de infecção, irregularidades, etc.
Um último e importante ponto a ser ponderado, é a da capacitação profissional de quem executa a cirurgia. Qualquer tipo de lipo (minilipo, lipo-light, micro-lipo, hidrolipo, lipo tradicional, etc.) é lipoaspiração, uma cirurgia do campo da cirurgia plástica e o único médico capacitado para tal é o cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Infelizmente hoje há muitos médicos não cirurgiões plásticos fazendo lipo, e como os hospitais só permitem que os verdadeiros especialistas usem o centro cirúrgico para tal, os não especialistas acabam por fazer em consultórios ou em clínicas.
Por fim, vale a pena frisar que a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada entre todas, com ótimos resultados na imensa maioria dos casos e com alto índice de segurança, desde que realizada por especialista e em ambiente hospitalar.
Dr. André G. Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Soc. Brasileira de Cirurgia Plástica
Vcs fazem a lipo com anestesia local? Gostaria de saber mais informações!
Olá, Priscila!
Tudo bem?
Respondendo a sua pergunta, sim! E agora, a lipo com a anestesia local pode ser realizada com maior conforto e segurança graças ao desenvolvimento de anestésicos mais eficazes e cânulas menores. Estamos a disposição para qualquer dúvida. Atenciosamente, Dr. André Colaneri.
Quero saber a respeito estou disposto a realizar uma lipo tumescente.
Cecilia, tudo bem?
A mini-lipo, hidrolipo, lipo tumenscente e outras denominações para a lipo com anestesia local só vale a pena se conseguir resolver toda a gordura em um único tempo cirúrgico. Se for para fragmentar em várias cirurgias, melhor fazer apenas uma (como orientado no texto acima). abraço
Gostaria de fazer a lipo tumenscente no abdômen superior e inferior, tenho muita gordura,esse procedimento resolve, e depois fica muito flacida
Fabiana, se tem muita gordura no abdômen superior e inferior, tambó;em deve ter nos flancos. Como o texto acima explica, a lipo com anestesia local não é indicada para muitas áreas ou muito gordura. O risco seria maior. Melhor fazer uma vibrolipoapsiração, sobre a qual você pode ver informações no link: https://www.cirurgiaestetica.com.br/vibrolipoaspiracao-um-novo-padrao-em-lipos/