Lidar com sentimentos e emoções é diferente para cada indivíduo. Enquanto alguns podem controlar momentos de raiva, tristeza e angústia com facilidade, outros suportam menos essas sensações e acabam externando-as. Esses reflexos estão ligados à saúde emocional.
Assim como a saúde física é importante para o nosso corpo, o autocuidado com emoções e sentimentos é fundamental para que possamos viver de forma tranquila e externar o que estivermos sentindo do jeito correto.
A saúde emocional é diferente da saúde mental. No entanto, a relação com emoções processadas por nós transita pelos nossos pensamentos e pode refletir em nosso corpo. Hoje, vamos ver como isso pode acontecer, e as maneiras de reverter os reflexos. Confira!
Como os sentimentos podem afetar o nosso corpo?
Algumas pessoas conseguem administrar suas emoções com facilidade. Ao assistir um filme de drama com uma história de superação, por exemplo, certos espectadores podem ficar emotivos. Em contrapartida, outros podem ver o enredo e não sentir essa sensação.
Esse é um exemplo simples de como as emoções são externadas, mas existem outras formas mais intensas que podem afetar nosso corpo, sobretudo, o bem-estar. Dependendo do grau de preocupação, alguns indivíduos ficam mais ansiosos e tendem a ingerir alimentos calóricos.
Dessa forma, pode ocorrer um aumento de peso considerável, principalmente se a aflição do indivíduo for recorrente. Esse hábito pode estar ligado a quadros de ansiedade. Em caso de dúvidas, procure ajuda médica para fazer o tratamento correto.
Existem graus de tristeza que podem despertar a falta de apetite, fazendo com que a pessoa fique longos períodos sem comer da forma correta. Nesses casos, também é fundamental ficar atento para que tal sentimento não afete a saúde com a perda agressiva de peso.
Por isso, devemos ficar atentos sobre como as emoções estão afetando nossa alimentação. Nesse sentido, o corpo e a mente trabalham em conjunto e, quando estamos comendo mal, nossa disposição diária pode ser afetada, contribuindo de forma direta no trabalho e em outras atividades.
Praticar exercícios pode ajudar
Uma rotina com exercícios frequentes contribui para um corpo saudável, além de ajudar no controle da ansiedade e de outros sentimentos que estejam causando incômodos. Tire alguns minutos ao longo da semana para fazer atividades físicas que goste.
Outra opção que pode ajudar a entrar em contato consigo mesmo no dia a dia e com emoções pessoais é a meditação. Na internet, existem vídeos com técnicas guiadas por profissionais que ajudam a controlar sentimentos. Essa opção pode ajudar, principalmente em períodos de distanciamento social.
Ter um hobby é também importante. Ao fazer algo que nos dá prazer, faz-nos concentrar e separar um tempo para nós, é um autocuidado que relaxa e descansa a mente.
Emoções e autoestima
A autoestima está ligada às emoções que absorvemos. Existem diferentes fatores que podem ajudar no crescimento do apreço por nós mesmos, e os que fazem o contrário, facilitando o descontentamento com o corpo, vida ou situação financeira.
Os tratamentos estéticos podem ajudar a cuidar da saúde emocional. Determinadas insatisfações com corpo conseguem ser corrigidas em cirurgias plásticas, podendo despertar realizações e uma autoestima maior para o indivíduo.
Mas, para isso, é necessário buscar um cirurgião experiente que consiga oferecer um tratamento seguro. O Dr. André Colaneri é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com título de especialista na área médica.
Saúde emocional e relacionamentos pessoais
Os reflexos da saúde emocional podem aparecer em nosso corpo, mas também afetar os relacionamentos com familiares, amigos e colegas de trabalho. Quando estamos com sentimentos ruins, mesmo que seja difícil controlá-los, precisamos saber administrá-los da melhor forma possível.
O isolamento pode ser um caminho buscado por indivíduos que estejam com problemas de saúde emocional, só que ele afasta do convívio com pessoas próximas, abrindo margem para outros sentimentos.
Por isso, procure canalizar essas emoções e tente não descontá-las em pessoas que se importam com você. Tente contornar desafetos e maus pensamentos, sem afetar os relacionamentos em casa ou no trabalho. Cuide-se!
Como diminuir os impactos ruins da saúde emocional no corpo?
Apresentamos alguns caminhos possíveis para cuidar da saúde emocional e diminuir os reflexos em nosso corpo. Pode parecer um caminho fácil, mas cada caso é único. Portanto, faça auto avaliações sobre os seus sentimentos e converse com psicólogos, terapeutas ou psiquiatras.
Esses profissionais possuem a bagagem necessária para conceder análises completas. Além disso, podem indicar os melhores tratamentos que fortaleçam a saúde emocional, falando sobre exercícios e maneiras corretas de administrar sentimentos.
Acompanhe o Instagram do Dr. André Colaneri e confira outras dicas!