Com o passar dos anos, a produção de certas substâncias presentes em nossa pele diminui, o que pode gerar os sinais de idade que costumam aparecer na região facial. A presença de linhas de expressão e rugas são comuns, mas podem gerar incômodos em diferentes indivíduos.
A formação de rugas e marcas de expressão costumam ocorrer na região dos olhos, testa, nariz e boca. Tal desenvolvimento ocorre pela redução de ácido hialurônico, colágeno, elastina e outras substâncias que são produzidas pelo corpo e sustentam a pele.
As rugas e linhas de expressão podem ser amenizadas de diferentes formas, incluindo tratamentos estéticos cirúrgicos ou pelo uso de cosméticos. Quer entender qual é a melhor opção para você? Continue conosco para saber mais!
Quais são as cirurgias plásticas para amenizar linhas de expressão e rugas?
Hoje, o mercado estético possui uma série de procedimentos estéticos que ajudam a melhorar o aspecto de rugas e marcas de expressão. Entretanto, é importante saber qual procedimento trará melhores resultados e benefícios para o seu rosto.
Para isso, é importante conversar com um cirurgião plástico experiente e, a partir dos seus objetivos, escolher o procedimento que responderá às suas expectativas. Confira as opções!
Lifting Facial (Ritidoplastia)
O Lifting Facial é um tratamento estético voltado para a perda de elasticidade da pele, o que ocasiona o aparecimento de rugas na face que podem despertar incômodos com o avanço da idade. A cirurgia ajuda a melhorar os sinais na região da boca e do nariz.
Além disso, a Ritidoplastia pode apresentar bons resultados na maçã do rosto, pescoço e papada. No procedimento, o cirurgião realiza pequenas incisões na região da orelha e pescoço, onde ocorre a colocação de tecidos frouxos e o excesso de pele é retirado.
Ele é indicado para o aparecimento de rugas, flacidez e excesso de pele em diferentes regiões faciais. O procedimento pode trazer jovialidade e aumentar a autoestima da paciente.
Mini Lifting
O Mini Lifting é indicado para quem possui níveis leves e moderados de flacidez e excesso de pele no rosto. A cirurgia estética é semelhante à Ritidoplastia e atua para melhorar o aspecto de rugas e linhas de expressão, favorecendo o contorno facial.
A recuperação do Mini Lifting é menos intensa, tendo em vista o Lifting Facial. No entanto, o pós-operatório requer os mesmos cuidados. As cicatrizes da cirurgia ficam localizadas na região da costeleta, ao redor da orelha e seguem em direção posterior no couro cabeludo.
Lifting Frontal (Cirurgia da Face)
A técnica de Lifting Frontal é indicada para quem possui rugas na região da testa. Com o tempo, essa área também perde a elasticidade e o hábito de franzir a testa também facilita o aparecimento de linhas de expressão no local.
A Cirurgia da Face, como também é conhecida, ajuda a melhorar o aspecto das sobrancelhas caídas por meio do reposicionamento. No procedimento, o cirurgião faz pequenas incisões no couro cabeludo, onde a região frontal é deslocada e os músculos que causam rugas são enfraquecidos.
Nesse procedimento estético, as cicatrizes das incisões ficam no couro cabeludo. Além disso, é possível fazer o Lifting Frontal com técnicas de tração por fios que tornam as cicatrizes menores.
Blefaroplastia (Cirurgia das pálpebras)
A região das pálpebras também pode sofrer com a perda de firmeza da pele presente na região. Desse modo, costumam aparecer bolsas de gordura e linhas de expressão que deixam o rosto com um semblante de cansaço.
A Blefaroplastia atua na retirada do excesso de pele, o que torna as pálpebras mais planas e lisas, concedendo um equilíbrio na região que pode minimizar linhas de expressão e rugas. O procedimento é feito nas pálpebras inferiores e posteriores.
Todas estas cirurgias citadas são feitas pelo Dr. André Colaneri. O médico é especialista em cirurgia plástica e realiza procedimentos em São Paulo e Uberlândia, Minas Gerais. Faça cirurgias plásticas com segurança e a melhor equipe ao seu dispor.
Cosméticos para cuidar rugas e linhas de expressão
O uso de produtos de beleza também pode melhorar o aspecto de marcas de expressão e rugas. Quanto antes forem aplicados alguns cuidados diários, menores poderão ser as chances de apresentar os sinais de idade mais cedo.
O uso de máscaras faciais, por exemplo, pode contribuir para a renovação celular da pele. Alguns cremes anti-idade comercializados por empresas de cosméticos têm em sua composição fatores que estimulam a produção de colágeno, podendo melhorar a firmeza da pele.
A exposição ao sol por muitas horas também pode danificar a pele com tempo e facilitar o aparecimento de manchas, linhas de expressão e rugas. Por isso, invista no uso diário de protetores solares ou de um filtro solar que proteja a região facial contra os raios UV.