Os sinais faciais presentes na região dos olhos são os que mais podem causar incômodos em homens e mulheres. A bolsa formada abaixo dos olhos apresenta uma fisionomia de cansaço e pode aparecer com o avanço da idade. Por isso, muitas pessoas buscam formas de diminuir as olheiras.
O aparecimento das olheiras está ligado a diferentes fatores: algumas pessoas podem ter predisposições genéticas que facilitam o desenvolvimento da bolsa, enquanto outras podem sofrer com a vascularização ou hiperpigmentação nas pálpebras inferiores.
No dia a dia, as olheiras podem ser disfarçadas com uso de maquiagem, mas, dependendo de como estiver a cor da região, os sinais podem ficar perceptíveis. Assim, é necessário buscar tratamentos e soluções que possam melhorar o aspecto das pálpebras inferiores.
Saiba como diminuir as olheiras do jeito correto e melhorar a aparência ao redor dos olhos.
Como diminuir as olheiras com cirurgia plástica
Entre os métodos que podem mudar o aspecto das olheiras está a cirurgia estética. Os tratamentos devem ser feitos em clínicas seguras, com as ferramentas corretas. São duas opções de cirurgia: a Blefaroplastia e o Lifting Facial.
Iremos explicar um pouco sobre cada um dos procedimentos e como eles podem ajudar a diminuir a bolsa formada na área dos olhos. Mas, antes, é importante ter em mente a importância de fazer uma consulta prévia com um médico cirurgião experiente.
O Dr. André Colaneri é especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza atendimentos na cidade de São Paulo e em Uberlândia, Minas Gerais. Os procedimentos faciais citados estão entre as cirurgias feitas pelo profissional.
Entre em contato e receba as informações sobre os preços e métodos cirúrgicos. Garanta um tratamento seguro e que possa elevar a sua autoestima!
Como funciona a Blefaroplastia (Cirurgia das Pálpebras)
A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica feita na região das pálpebras. Com o avanço da idade, a região pode sofrer uma perda de firmeza, ocasionando um relevo maior recaído sobre os olhos. A cirurgia retira o excesso de pele e pontos de gordura, equilibrando o local.
Além de favorecer a pálpebra superior, a Blefaroplastia também pode melhorar a aparência da região inferior, suavizando a presença de olheiras com a retirada do excesso de gordura na área. Dessa forma, é possível amenizar os sinais de cansaço que o aspecto pode proporcionar. No caso de uma pele de pigmentação escura, a cirurgia não resolve. Um tratamento com dermatologista é indicado nestes casos de hiperpigmentação.
No pós-operatório, a região operada pode ficar com pequenos inchaços e manchas vermelhas. Por isso, os profissionais indicam compressas geladas com soro fisiológico ou água boricada nos primeiros dias. O sol deve ser evitado por 3 meses.
Saiba mais sobre a Blefaroplastia e os seus cuidados.
Benefícios do Lifting Facial
O Lifting Facial é indicado para reverter os sinais de envelhecimento do rosto que estejam despertando incômodos. Com o tempo, a nossa pele tende a perder a firmeza. Desse modo, costumam surgir linhas de expressão e pontos de flacidez, incluindo as olheiras.
A realização do Lifting Facial, também conhecido como Ritidoplastia, consiste na retirada do excesso de pele e reposicionamento da musculatura da face, proporcionando uma melhora dos sinais de idade. Ele é frequentemente associado à blefaroplastia, para corrigir a flacidez palpebral.
O cirurgião plástico pode combinar o Lifting Facial com a elevação do supercílio e beneficiar os olhos. Além disso, o procedimento também pode melhorar o volume presente nas olheiras. Em todo o caso, converse com o médico e explique os resultados esperados.
Leia mais: Lifting Facial (Ritidoplastia)
Os métodos caseiros para diminuir olheiras funcionam?
Além das cirurgias plásticas que podem beneficiar as pálpebras inferiores, existem receitas caseiras que visam amenizar as olheiras. É importante saber que os resultados dessas alternativas podem demorar para surgir, tendo em vista os efeitos das cirurgias.
De toda forma, compressas com água fria costumam ajudar a amenizar a aparência das olheiras, pois ela estimula a redução dos vasos sanguíneos presentes na pálpebra inferior. Outra alternativa é a compressa com chá de camomila gelado, que ajuda na circulação do local.
Esses tratamentos não eliminam a necessidade de consultas com especialistas. Por isso, procure dermatologistas e busque alternativas que possam clarear as olheiras e proporcionar uma melhora na região que cause desconfortos.
As olheiras estão ligadas a noites mal dormidas. Portanto, procure manter 8 horas de sono regulares em seu cotidiano e mudar hábitos que estejam prejudicando a sua pele. Alguns cremes compostos de vitamina C, ácidos e outras substâncias podem ajudar, mas consulte um médico e siga a prescrição indicada.
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram e fique por dentro das novidades!