A Labioplastia é uma cirurgia plástica que consiste na redução dos pequenos lábios vaginais em mulheres que têm hipertrofia dessa área. O convencional é que os grandes lábios terminem um pouco depois dos pequenos, entretanto, em alguns casos, o tamanho se inverte e os pequenos lábios se projetam para fora da vulva.
A Labioplastia aparece para regular essa assimetria entre os lábios, mas não os deixa muito curtos, já que eles protegem a vagina contra microrganismos. Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa sobre a Labioplastia e sua cirurgia.
Leia também: Relação sexual após a cirurgia íntima: o que saber?
Labioplastia: o que é?
A Labioplastia, também conhecida como Ninfoplastia, é um procedimento cirúrgico que consiste em diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais, retirando a parte exposta geralmente mais escura e rugosa. Pode ser estendida ao prepúcio, que é a pele acima do clitóris.
É comum que as mulheres que procuram por esse tipo de procedimento, relatem inúmeros desconfortos tanto físicos quanto psicológicos. A Ninfoplastia, que é a redução dos pequenos lábios vaginais, pode ser realizada nas seguintes situações:
- Quando os pequenos lábios vaginais são muito grandes;
- Provocam desconforto durante as relações sexuais;
- Causam desconforto, vergonha ou baixa autoestima.
- Levem à infecção de repetição, como candidíase
De qualquer forma, antes de decidir fazer a cirurgia, deve-se falar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.
Labioplastia: quais os tipos?
Além da redução dos pequenos lábios, há também:
- Redução dos grandes lábios: ocorre quando há frouxidão ou hipertrofia dos grandes lábios;
- Aumento dos grandes lábios: para aumentar os grandes lábios quando o paciente sofre de atrofia (lábios murchos) ou deseja equilibrar o tamanho com relação aos pequenos.
Labioplastia: quais as causas?
A maioria das alterações do órgão genital feminino estão relacionadas com a genética ou com o avançar da idade. Mas há outros fatores que podem contribuir para o crescimento dos lábios vaginais, como as alterações hormonais na adolescência, diabetes, obesidade, gestações, alguns medicamentos e anabolizantes.
Labioplastia: como é feita a cirurgia?
A Labioplastia é uma cirurgia relativamente simples, realizada com anestesia local e sedação leve e demora cerca de uma hora. As suturas são realizadas com fio absorvível que caem espontaneamente após algumas semanas, ou seja, não é necessário remover os pontos.
Geralmente, a mulher recebe alta no dia da cirurgia, podendo retornar ao trabalho e às suas atividades diárias de escritório em 3 dias. No entanto, deve-se esperar cerca de 40 a 45 dias para voltar a ter relações sexuais e fazer exercício físico.
Labioplastia: a cirurgia deixa cicatrizes?
Por ser uma zona que não está exposta, as cicatrizes ficam escondidas e são imperceptíveis. O processo de cicatrização mais delicado ocorre no primeiro mês da cirurgia, quando há maior inchaço. Durante o período de cicatrização, a paciente deve seguir todas as indicações médicas e ser muito rigorosa com a higiene íntima.
Labioplastia: como é o período pós-operatório?
É esperado algum desconforto e inchaço no período pós-operatório, principalmente na primeira semana, sendo, por isso, recomendado evitar esforços no pós-operatório imediato e seguir todas as indicações médicas.
A maior parte das pacientes consegue retomar a atividade profissional em escritório após 3 dias. Os cuidados pós-operatórios incluem restrição da atividade física e atividade sexual por ao menos um mês, utilização de vestuário largo e higiene íntima com produtos específicos.
Labioplastia: como fazer a higiene local?
Durante a recuperação, a região vaginal deve manter-se limpa e seca e podem ser colocadas compressas geladas no local, principalmente nos primeiros dias, para aliviar a inflamação e combater o inchaço.
O banho deve ser rápido e morno, sem esfregar a região, para evitar sangramentos e aumento do inchaço.
Deve-se evitar banhos quentes e demorados por ao menos 21 dias, assim como roupas justas ou apertadas.
Labioplastia: quais as vantagens?
As mulheres que realizam a Labioplastia referem um aumento da autoestima e melhoria significativa na qualidade de vida. Após a Labioplastia, conseguem realizar atividades que causam desconforto e passam a sentir-se mais confortáveis ao vestir roupas mais justas. Além disso, elas referem também uma melhoria na vida íntima por se sentirem mais desinibidas em relação ao parceiro.
Quanto custa a cirurgia de Labioplastia?
O valor da cirurgia não é tabelado e varia de acordo com cada caso e com cada cirurgião. No entanto, o CRM proíbe a divulgação de preços de cirurgias plásticas. Por isso, preencha o formulário para saber uma estimativa de preço da cirurgia de Labioplastia. Lembrando que, para dar o preço exato, somente após passar por consulta. Siga-me também no Instagram.
Ainda tem alguma dúvida sobre o procedimento? Clique na imagem abaixo e vamos conversar sobre o seu caso!