Atualmente, o peeling é um dos tratamentos estéticos faciais mais queridinhos do momento para quem deseja renovar a pele para uma ocasião especial ou até mesmo para dar um jeito na acne inflamada. O peeling facial compreende todo processo em que há a remoção das camadas mais superficiais, seja com o uso de um produto químico, físico ou laser.
O peeling é um tratamento não invasivo muito eficiente para rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne e até para o controle de oleosidade. Continue lendo e saiba mais sobre esse tratamento estético facial!
Leia também: Botox natural: o que é e quais os riscos?
Peeling facial: o que é?
A palavra peeling é originada do inglês “to peel”, que significa descamar ou descascar. O peeling facial visa a renovação da pele através da descamação de camadas mais superficiais, podendo alcançar até as mais profundas, dependendo da técnica utilizada.
Esse procedimento estético facial é capaz de reverter quadros de perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce.
Peeling facial: quais as técnicas?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o peeling pode ser feito de duas formas: físico ou químico. O peeling físico se dá por meio de agentes que induzem a descamação mecânica, desde pequenos equipamentos até aparelhos que realizam a microabrasão na pele por fluxo de cristais.
O procedimento pode ser realizado por meio de ácidos, laser ou lixamento, porém depende do tipo de tratamento e da indicação. Há basicamente três tipos de peeling: o superficial, o médio e o profundo.
Peeling facial: quais os tipos?
O peeling superficial é aquele que realiza uma descamação leve, pouco agressiva, retirando apenas as camadas mais superficiais da epiderme. Pode ser realizado com ácido glicólico, ácido retinóico, ou através de uma ponteira que irá realizar o lixamento da pele, como o peeling de cristal ou o de diamante.
Já o peeling médio pode ser feito com ácido tricloroacético ou laser. Esse procedimento proporciona uma descamação mais intensa e é mais efetivo. O tratamento é indicado para tratar manchas e rugas de média profundidade.
Por fim, o peeling profundo, que proporciona melhores resultados por atingir as camadas mais profundas da pele, podendo minimizar rugas profundas, sequelas de acne, flacidez, manchas e os sinais de envelhecimento. Entre os peelings profundos estão o dermoabrasão, com laser de CO2 e o de fenol.
Peeling facial: quais os benefícios?
Há diferentes tipos de peeling para diferentes objetivos. O peeling superficial atinge apenas a epiderme e é muito eficaz no tratamento de melasma e manchas, além de prevenir cravos e espinhas.
O peeling médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. Ele é muito eficaz para peles maduras e também na correção de sinais de acne. Já o peeling profundo é feito em clínicas médicas, com anestesia e o acompanhamento necessário para garantir que a química utilizada não caia na corrente sanguínea do paciente.
Fazer o peeling diário — que atua na camada superficial da pele — é capaz de reduzir manchas, sinais e lesões, rugas e ainda melhora a aparência da pele.
Peeling facial: quais os cuidados?
Após o peeling químico, a pele tende a ficar muito sensível e, por isso, é recomendado evitar a exposição ao sol, usar protetores solares de quatro em quatro horas e evitar tocar a área. Além disso, após passar por peelings químicos, é primordial o uso de cremes hidratantes para manter a pele saudável e evitar o aparecimento de manchas e possíveis danos.
Vale ressaltar que no caso dos peelings profundos, é fundamental realizá-los com um médico especializado, para evitar complicações. Quanto mais escura a pele, existe uma chance maior de obter manchas e complicações. Por isso, é fundamental a análise dos fatores de risco antes da realização do procedimento.
Para saber mais sobre o assunto, acesse os artigos do Dr. André Colaneri ou agende uma consulta para esclarecer suas dúvidas e descobrir qual a melhor opção para o seu caso! Não deixe de me seguir no Instagram também.
Bom dia Dr, sou estudante de Estética, e gostaria de enviar um currículo, como faço ?
Boa tarde Dr. André
Gostaria de saber se vocês tbm tem algum tipo de tratamento para estrias e quais os valores? Obrigada
Olá Dr.André
Já fiz três sessões de peeling, ano passado, e não vi resultados.Minha pele continua com placidez, poros abertos e linhas e rugas.Foi um peeling bem agressivo, senti muita dor ao fazer, e minha pele ficou escamando durando uma semana. Senti apenas que deu uma afinada. Por isso mesmo estou decidida a fazer um lifting facial da parte inferior, e uma rinoplastia. É possível fazer as duas ao mesmo tempo?