A Ninfoplastia é uma cirurgia estética íntima que consiste na redução dos pequenos lábios vaginais. O procedimento tem sido muito procurado nos últimos anos, porque pode ajudar a elevar a autoestima da mulher em relação à região íntima.
Mesmo com a alta procura, a Ninfoplastia, também conhecida como Labioplastia, ainda não é muito conhecida pela maioria das pessoas, levantando a uma série de dúvidas como suas indicações, internação, anestesia, recuperação, entre outras questões.
Em linhas gerais, a cirurgia íntima é realizada quando há um desconforto ou constrangimento devido ao tamanho dos pequenos lábios vaginais.
A condição pode causar machucados durante relações sexuais, ao usar roupas apertadas ou ainda ocasionar candidíases de repetição. Desse modo, a Ninfoplastia pode sanar esses desconfortos. Entenda mais sobre quando fazer o procedimento estético.
Quando a Ninfoplastia é recomendada?
Esse tipo de cirurgia íntima visa corrigir casos de hipertrofia dos pequenos lábios vaginais. Por isso, quando há incômodos no cotidiano da mulher, principalmente durante a relação sexual, ao vestir determinada roupa ou em atividades físicas, a cirurgia é indicada.
O aspecto dos pequenos lábios vaginais pode ser afetado por diferentes fatores ao longo da vida. Entre eles estão gestações, hormônios e o uso de medicamentos que alteram a função hormonal.
É importante entender também que essa condição de pequenos lábios com tamanho exagerado é comum e afeta muitas mulheres. Nos casos onde há um incômodo em relação a isso, físico ou emocional, a Ninfoplastia pode ser realizada.
Assim, há uma melhora na aparência e na estrutura da genitália. A cirurgia íntima também pode promover segurança e autoestima, além de contribuir para menores desconfortos durante relações e em outras atividades do cotidiano.
Cuidados do pré-operatório da Ninfoplastia
A Ninfoplastia é uma cirurgia plástica íntima. Logo, deve ser feita em ambiente hospitalar por um cirurgião plástico experiente, que tenha o aparato completo para fazer o procedimento. Antes da cirurgia, a paciente precisa fazer exames indicados pelo médico.
Nas primeiras consultas com o médico, ele examinará a região íntima feminina e quais aspectos podem ser corrigidos com o procedimento, junto com os objetivos da paciente. A partir da consulta inicial, o médico indicará os próximos passos para fazer a preparação da cirurgia.
Entre as recomendações médicas antes da Ninfoplastia estão jejum de 8 horas e a interrupção de alguns medicamentos que podem atrapalhar os resultados da cirurgia. Além disso, é indicado que a Ninfoplastia seja feita após a menstruação.
As mulheres que têm incômodos com o tamanho dos pequenos lábios vaginais precisam buscar um atendimento médico seguro. O Dr. André Colaneri é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em cirurgias íntimas, como a Ninfoplastia.
O cirurgião plástico realiza atendimentos na cidade de São Paulo e em Uberlândia, Minas Gerais. Eleve sua autoestima com um procedimento estético seguro. Agende uma consulta!
Como é a realização e o pós-operatório da Ninfoplastia?
A Labioplastia é feita com anestesia local e, geralmente, com sedação para evitar possíveis problemas durante o procedimento. A cirurgia, que também pode ser feita a laser, consiste na retirada do volume que está para fora dos pequenos lábios.
Desse modo, a região íntima ganha um aspecto harmônico, podendo contribuir para o bem-estar pessoal da mulher.
A recuperação da Ninfoplastia não costuma ser dolorosa. Geralmente, existe um leve desconforto que é tratado com medicamentos de rotina, prescritos pelo médico.
Vale destacar que os pontos utilizados na cirurgia são absorvíveis, então eles não precisam ser retirados. Entretanto, as suturas também podem ser feitas com pontos comuns. Nesse caso, é necessário retornar ao consultório uma semana depois da cirurgia e tirá-los.
Quanto ao resultado final, ele pode ser observado aproximadamente 2 meses após a realização da cirurgia. A cicatriz costuma ficar quase imperceptível, devido às características da pele da região.
As relações sexuais devem ser evitadas por até 45 dias depois da cirurgia íntima, por conta da recuperação dos lábios vaginais. A higienização do local deve ser feita de maneira frequente para evitar infecções e as peças íntimas devem ser mais folgadas e de algodão.
Para informações mais detalhadas sobre essa e outras cirurgias íntimas, assista aos vídeos do Dr. André Colaneri ou agende uma consulta. Vamos conversar!