O pós-operatório de uma cirurgia plástica é um momento muito delicado e que exige alguns cuidados. O comportamento do paciente durante esse período pode influenciar nos resultados finais e fazer com que a sua recuperação seja ou não tranquila.
Afinal, Mamoplastia de Aumento, Lipoaspiração, Abdominoplastia, Rinoplastia ou qualquer outro procedimento cirúrgico são invasivos, por isso, todos os cuidados recomendados pelo médico devem ser seguidos para que exista uma boa cicatrização e uma recuperação rápida.
Para tornar a sua recuperação mais fácil e tranquila, separamos algumas dicas para o pós-operatório de cirurgia plástica que você precisa saber.
Principais indicações para pós-operatório
Existem diversas indicações para pós-operatório e todas elas devem ser seguidas, porém selecionamos as principais para que você comece a se preparar para esse período de recuperação. Confira a seguir:
- Cortar o cigarro: mais de 4000 toxinas são expelidas pelo cigarro, entre elas a nicotina. O cigarro atrapalha a oxigenação dos tecidos, reduz a circulação e aumenta o risco de trombose. Para uma boa cicatrização é necessário boa oxigenação e circulação dos tecidos, por isso o cigarro atrapalha a boa cicatrização. Por reduzir a circulação, também aumenta o risco da necrose, que é a morte do tecido por falta de sangue e oxigênio;
- Respeitar o tempo de repouso: depois da cirurgia, o médico irá indicar o tempo necessário de repouso e ele deve ser respeitado. O seu corpo precisa se recuperar, portanto, tenha em mente que você precisará de um período de descanso total, que varia de acordo com cada paciente e tipo de cirurgia plástica realizada;
- Sessões de drenagem linfática: esse procedimento estético é realizado através de movimentos que auxiliam o organismo a eliminar líquidos e toxinas. Quando realizada após cirurgias plásticas, a drenagem linfática consegue diminuir o inchaço e evitar o surgimento de fibroses. A quantidade de sessões será indicada pelo médico. A drenagem linfática é fundamental nas cirurgias em que há grande descolamento da pele, como por exemplo a Lipoaspiração, Abdominoplastia, Lifting Facial;
- Uso de cinta modeladora ou sutiã cirúrgico: durante o pós-operatório de algumas cirurgias plásticas, como a Lipoaspiração e a Abdominoplastia, é necessário que exista o uso de cinta compressiva, ou de sutiã cirúrgico no caso da Mamoplastia de Aumento. As cintas auxiliam a reduzir o movimento da pele e tecidos na área operada e dão suporte até que a cicatrização ganhe força. Elas não modelam, apenas sustentam.
Como saber quais são todas as recomendações para o pós-operatório?
As recomendações citadas acima são apenas algumas das prescrições que os médicos costumam fornecer. Portanto, a melhor forma de saber como você deve se comportar durante a recuperação da sua cirurgia plástica é conversando e esclarecendo as suas dúvidas com o seu cirurgião plástico.
Lembre-se de que você deve seguir todas as instruções médicas, para que, assim, você evite uma série de riscos para a sua saúde e ainda tenha uma recuperação tranquila e os resultados que você espera.
Para maiores informações ou dúvidas sobre cirurgias plásticas, agende uma consulta. Ficarei muito feliz em poder ajudar!