A decisão ao optar por uma cirurgia plástica é muito importante! Porém, é comum que haja dúvidas ao escolher o procedimento, inclusive quando se trata da lipoaspiração, uma vez que é um dos mais procurados e realizados no Brasil e até mesmo no mundo todo.
Primeiramente, é necessário saber que a lipoaspiração é feita para modelar o corpo e não para emagrecer. Inclusive, é melhor que os pacientes que decidam por esse procedimento estético plástico estejam no peso ideal ou próximo dele.
Outro ponto em destaque é que existem diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura – na qual a gordura retirada é purificada, concentrada e usada para aumentar ou modelar outras partes do corpo. Já na lipoaspiração, a gordura é descartada.
A lipoaspiração pode ser realizada em locais de acúmulo natural de gordura, como abdômen, flancos, dorso, pernas, braços e face. Não é recomendado o procedimento em regiões de articulação, como cotovelos, tornozelo e parte posterior dos joelhos.
Como é feita a lipoaspiração?
Para realizar a lipoaspiração, o paciente deve receber anestesia local, local com sedação, peridual ou geral, tudo pode depender da quantidade de gordura que será retirada e extensão lipoaspirada.
O procedimento cirúrgico plástico pode levar, em torno, de uma a cinco horas, pois tudo depende da quantidade e da área que será realizada a lipoaspiração. E o tempo de internação também pode variar entre 6 a 24 horas.
Uma das preocupações dos pacientes é em relação às cicatrizes. Elas são pequenas, chegando de 3 a 5 milímetros e são colocadas, em sua maioria, em regiões pouco notáveis. Geralmente as cicatrizes ficam em boa qualidade e pouco perceptíveis.
O pós – operatório da lipoaspiração é muito importante para obter o resultado desejado pelo paciente, assim como em qualquer outro tipo de cirurgia plástica estética, ou seja, é de suma importância que os cuidados solicitados pelo médico sejam seguidos de maneira correta. Exatamente por esse motivo, é necessário que a cinta seja usada, em média, por um mês e meio após a cirurgia.
Já em relação aos pontos, eles serão retirados entre 7 a 14 dias após a lipoaspiração.
Um detalhe importante é que para a cicatrização interna ser organizada para não existir complicações, o ultrassom no pós – operatório pode auxiliar e se torna primordial para diminuir as nodulações e irregularidades. Outro destaque é que é necessário realizar uma drenagem linfática para diminuir o inchaço e minimizar o risco de acúmulo de líquidos abaixo da pele.
Na maioria das lipoaspirações, os pacientes podem voltar a suas atividades assim que o desconforto tiver cedido. Para atividades de escritório, geralmente 3 a 7 dias, dependendo do porte da lipoaspiração. Para às atividades profissionais em que há atividade física, mais tempo para o retorno será necessário. No caso de lipoaspirações de pequeno porte (menos de 1litro, com anestesia local), a recuperação é mais rápida. Quanto aos exercícios físicos, o tempo varia de acordo com o porte da cirurgia plástica, na maioria das vezes, é em torno de dois meses.
O resultado definitivo virá depois do sexto mês da lipoaspiração, que será quando as cicatrizes estarão mais maduras.
A clínica do Dr. Colaneri, especialista em cirurgia plástica, pode te ajudar a escolher a melhor cirurgia estética que se adequará perfeitamente em seu corpo, e é claro, em seu bem – estar, que é um dos principais objetivos de qualquer especialista na área de cirurgia plástica estética.
Se você tiver gostado do texto “Dúvidas sobre a Lipoaspiração”, deixe o seu comentário, sugestão ou compartilhe nas suas redes sociais!