Com a chegada da pandemia, muitas pessoas precisaram mudar a sua rotina de trabalho, de lazer e até de treinos. Sabemos o quanto a prática de exercícios físicos é importante para manter a saúde e qualidade de vida em nossas vidas. Mas como manter o ritmo de treino em casa?
Os benefícios da prática regular de atividades físicas são inúmeros. Inclusive, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), afirma que o sedentarismo está ligado a diversas doenças como diabetes, obesidade e problemas no coração, todas responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo.
Se você não é muito fã de academia ou simplesmente prefere praticar seus treinos em casa, sem problemas. O importante é nunca parar de se movimentar, certo? No entanto, ter uma rotina de treinos em casa pode ser um tanto complicado por conta da rotina corrida ou da preguiça mesmo. Então, o que fazer? Continue a leitura para saber mais!
Atividade física e o corpo: muito além da estética
Quando falamos para alguém que começamos uma rotina de treinos, muitas pessoas associam ao emagrecimento e a imposição de corpos esteticamente perfeitos. Não é nada disso.
Movimentar o corpo é uma questão de saúde e bem-estar. Quando você movimenta o seu corpo regularmente, você ajuda a circulação de sangue, ajuda a regular os batimentos cardíacos, fortalece os músculos e combate o sobrepeso. Sem contar que pode prevenir uma série de doenças ocasionadas pelo sedentarismo.
Além disso, não só de musculação vive os exercícios físicos. Yoga, dança, caminhada, bicicleta, corrida, subir e descer escadas, passear com o cachorro, pular corda, fazer natação… Enfim, as opções são diversas e você pode encontrar uma atividade para chamar de sua.
Treino em casa para cuidar da saúde mental
Você sabia que apenas 15 minutos de caminhada por dia podem ajudar a reduzir os riscos de depressão em 26%? É o que afirma um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Uma pessoa mais ativa sofre menos estresse e tem mais disposição para as tarefas do dia a dia, visto que os níveis de hormônios do estresse diminuem com a prática regular de atividades físicas.
Ou seja, além de fazer bem para o seu estado físico, os treinos ajudam na sua saúde emocional e mental, pois além de descarregar o estresse, a prática também ajuda a liberar um hormônio que promove a sensação de bem-estar e euforia.
Como manter o ritmo do treino em casa?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que cada pessoa realize cerca de 150 minutos de atividade física semanal de forma leve ou moderada. Isso dá cerca de 20 minutos por dia.
Mas como deixar a preguiça de lado e conseguir manter uma prática regular de atividades físicas?
Existem algumas dicas que podem te ajudar, confira:
Aplicativos de treino: ter um app de treino pode te ajudar a acompanhar seu desempenho e te mostrar lembretes para treinar. O importante é não ignorar os lembretes e partir para o treino no momento que o recebê-lo, tornando aquilo um hábito.
Reserve um horário: você prefere treinar pela manhã ou de noite? Seja qual for o melhor horário para você, torne o seu momento de hábito uma tarefa do dia que precisa ser executada. É preciso disciplina!
Convide alguém para participar do desafio com você: ter alguém te incentivando torna tudo muito mais fácil e divertido. Pode ser um amigo para treinar com você via webconferência ou alguém da família que more com você. Quando mais de uma pessoa treina junto, a motivação também aumenta.
Anote metas e conquistas: quando você estipula metas e anota cada obstáculo vencido, você se sentirá mais motivado a continuar. É como se fosse um desafio contra você mesmo e o objetivo é um só: manter o ritmo do treino em casa. Quando você começa a ver resultados, a vontade com certeza também vai crescer.
Algumas dicas importantes na hora de treinar em casa
Para garantir a sua segurança durante os treinos em casa, você precisa ficar atento a alguns pontos como:
Beber bastante água
Não espere sentir sede para beber água. É preciso manter o corpo bem hidratado, por isso, fique sempre com uma garrafa de água ao seu lado na hora de começar a praticar.
Ter alimentação leve
Tanto para ajudar nos resultados quanto para evitar de passar mal depois dos treinos, prefira alimentos mais leves e ricos em fibras como cereais e frutas.
Respeitar os limites do seu corpo
Especialmente se você não pratica atividade física há um tempo, comece sempre devagar, respeitando os limites do seu corpo. Faça um alongamento e um aquecimento antes de começar o seu treino, assim você evita lesões e cãibras que podem te prejudicar.
Pequenos e eficientes hábitos do dia a dia
É normal ver muitas pessoas empolgadas no início, praticando atividades físicas intensas e acabam cansando após algumas semanas, deixando de se exercitar.
Para evitar esse tipo de situação, você pode fazer algumas trocas no seu dia a dia, como trocar os elevadores por escadas ou sair todos os dias para passear com o bichinho de estimação.
Assim, por mais que você não foque em exercícios mais pesados, você não deixa de se exercitar e sair do sedentarismo.
Gostou deste post? Deixe nos comentários. Para acompanhar mais dicas e informações como essa, siga-me também no Instagram.