Considerado um incômodo para a maioria das pessoas, o culote é o termo popular para caracterizar o acúmulo de gordura localizada na região lateral das coxas. Ele é resistente e difícil de desaparecer, por isso, vamos te explicar o que é culote e como tratar. Acompanhe!
O que é culote?
O culote nada mais é do que a gordura localizada acumulada na região lateral das coxas. Depois que ele se instala, mesmo com dietas rigorosas e exercícios físicos, é muito difícil se livrar dele.
Como ele se forma?
Nosso corpo acumula gordura para garantir a energia necessária no caso de falta de alimento.
Ou seja, nosso corpo fará uma reserva de gordura no caso de se ingerir mais energia em forma de alimento do que se gastar. O acúmulo ocorre em áreas predispostas geneticamente. Por isso, alguns engordam nos culotes, outros no abdômen ou nas pernas.
Além do acúmulo natural de gordura do nosso corpo, outros fatores podem influenciar no aparecimento dos culotes, são eles:
Fator hormonal
Após a puberdade, a mulher produz mais estrógeno (hormônio feminino). Quando produzido em excesso, ela terá maior predisposição à formação do culote, pois esse hormônio facilita a deposição de gordura nestas áreas.
Fator genético
Sua mãe, avó ou tia sofrem com o temido culote? Então provavelmente a tendência é que você também o desenvolva. Por isso, as mulheres tendem a acumular mais gordura na região das coxas e quadris do que os homens.
Fator nutricional
Uma pessoa com uma dieta equilibrada comparada a uma pessoa que consome muitos carboidratos (hambúrguer, pizza, massas), tem menos possibilidade de desenvolver o culote.
Você sabia que a preocupação com o culote vai além da estética?
Quando a dieta é exagerada em açúcares e carboidratos, o acúmulo de gordura nessa região pode ser maior do que o necessário. Isso causa incômodo estético e pode levar a pessoa à baixa autoestima e até mesmo à depressão.
Além disso, o culote também pode desencadear outros problemas de saúde. Esse tipo de gordura em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e aumento do LDL, também conhecido como o colesterol ruim.
Como prevenir o aparecimento do culote?
Alimentação saudável
Evite o consumo de frituras, gorduras, embutidos, açúcares e refrigerantes. Prefira verduras, legumes e frutas para compor a sua dieta diária. Se preferir, conte com a ajuda de um profissional para uma dieta ideal para o seu perfil.
Ingestão de líquidos
Beba cerca de dois litros de água ao longo do dia. Isso ajuda o seu corpo a eliminar toxinas.
Drenagem Linfática
As técnicas de massagem auxiliam o organismo a eliminar as toxinas e o acúmulo de líquidos entre os tecidos.
Exercícios Físicos
Os exercícios aeróbicos são excelentes para ajudar a eliminar as gorduras em excesso. Mescle com a musculação para enrijecer e definir a sua musculatura.
Mas se você já apresenta o culote, possivelmente sentirá maior dificuldade em perdê-lo, mesmo com essas dicas.
Então, como eliminar o culote?
Pedalar na rua ou até mesmo na academia pode auxiliar a perder a gordura localizada no quadril e nas coxas. Alguns procedimentos estéticos também podem ajudar a reduzir e prevenir o culote como a criolipólise e a radiofrequência. Essas técnicas somadas à boa alimentação podem ajudar, mas é preciso ter paciência e perseverança.
Se preferir, você pode recorrer à cirurgia plástica para melhorar a aparência com mais facilidade e conquistar o tão desejado aumento na autoestima. A técnica que retira o excesso de gordura localizada é a Lipoaspiração.
Como funciona a Lipoaspiração?
A Lipoaspiração confere ao paciente um melhor contorno corporal, reduzindo o volume de gordura em áreas localizadas, como o caso da barriga. Mas, embora muitos pensem, a lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não na balança, e é por isso que os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta casos como de culote.
Como toda Lipoaspiração realizada hoje, é feita pelo método tumescente, quando se injeta uma solução na gordura para aumentar o seu volume, visando facilitar a retirada.
Por meio de pequenas incisões, o cirurgião plástico insere uma cânula conectada à um mecanismo a vácuo, que aspira a gordura.
E a Lipo a laser?
Por incisões muito pequenas, em torno de 4 mm, uma cânula com laser na ponta é introduzida na camada de gordura e, ao entrar em contato com as células de gordura, leva-as à ruptura devido ao calor emitido pelo laser.
Depois de usada a cânula a laser, a camada de gordura encontra-se parcialmente destruída e libera a gordura “liquefeita”.
Para retirar a gordura e os detritos das células rotas, outra cânula é introduzida para retirar a gordura. Eu utilizo a vibrolipoaspiração para este fim. O laser não retira gordura, apenas a destrói.
Logicamente que o resultado da cirurgia ainda está nas mãos e na experiência do cirurgião que manipula a cânula. Por isso, converse sempre com um especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Gostou deste artigo? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo. Caso tenha interesse em realizar uma Lipoaspiração ou ter mais informações sobre o assunto, entre em contato comigo!
Para saber mais sobre saúde, bem-estar e cirurgia plástica, siga o meu perfil no Instagram.