Existem diversas dietas e formas de emagrecer naturalmente, cada uma adequada para certo biotipo. Ultimamente, a dieta low carb tem ganhado muita popularidade e está sendo aderida por diversas pessoas. Quer saber se vale a pena investir nela? Continue a leitura!
O que é low carb?
Low carb, em tradução livre, significa “pouco carboidrato”. Ou seja, essa dieta se resume em consumir uma quantidade mínima de carboidratos diariamente. O carboidrato é um dos elementos que determinam a presença de água dentro de nossas células. Portanto, quando o nutriente está em falta, o líquido vai embora.
Segundo os defensores desse tipo de dieta, o modo mais efetivo de emagrecer é diminuindo o consumo de carboidrato, principalmente em alimentos como pão, arroz, macarrão, batata, aveia, trigo, milho e doces, assim como de outros grãos e tubérculos.
Apesar de ter se tornado um estilo de vida, a dieta low carb exige cuidados, e é preciso se consultar com um nutricionista antes de aderir à essa restrição alimentar.
Por que a dieta consiste em pouca ingestão de carboidrato?
Os carboidratos estimulam o acúmulo de gordura Quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos, esses alimentos são automaticamente convertidos em glicose em nosso organismo. Para tentar reduzir os altos níveis de açúcar, o nosso corpo libera insulina.
Mesmo reduzindo a quantidade de gordura ingerida regularmente, ainda terá insulina circulando no corpo, o que impossibilita a conversão da gordura em energia, o que faz com que comemos mais.
Além disso, a alta ingestão de carboidratos pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue, o que pode causar diabetes tipo 2.
Por isso é importante reduzir os carboidratos da rotina alimentar, pois eles evitam uma alteração da insulina. Aliado à uma alimentação rica em fibras e proteínas, libera o hormônio glucagon, que auxilia na queima de gordura estocada em nosso organismo.
Por isso, a dieta low carb tem como principal pilar a redução de carboidratos. Se reduzir até 40% da quantidade diária, além de controlar a proteína e a gordura, é possível perder peso.
O principal propósito da dieta é aumentar a ingestão de “comida de verdade”, excluindo até mesmo produtos industrializados. A base da alimentação é legumes e vegetais, que são considerados alimentos mais densos.
Como fazer a dieta low carb?
Como o próprio nome já diz, o primeiro passo é reduzir gradativamente a quantidade de carboidratos ingeridos, até cortá-los totalmente da rotina alimentar. Comece reduzindo farinhas, doces, refrigerantes e açúcares.
Para evitar efeitos colaterais, como dor de cabeça, tontura ou alterações de humor, é preciso se alimentar corretamente durante o dia: três refeições principais (café, almoço e janta) e mais dois lanches entre elas.
É importante ter um acompanhamento profissional, já que um nutricionista deve fazer um plano alimentar conforme a necessidade de cada um. Não tente começar a dieta low carb sem levar em conta a opinião de um profissional antes.
Quais alimentos são permitidos?
Diversos tipos de alimentos são permitidos na low carb, mas é preciso trocar alguns, como por exemplo a batata normal pela batata doce, se acostumar ao arroz integral, grão de bico, entre outros.
Na dieta low carb, é permitido comer carnes em geral, mesmo se conterem gorduras. As gorduras boas possuem um papel super importante nessa dieta, já que saciam a vontade de comida e também podem servir como fonte de energia. O cardápio pode conter alimentos como abacate, coco, peixe, hortaliças, vegetais folhosos, ovos, leite e derivados.
Alimentos industrializados e altamente processados são estritamente proibidos na dieta low carb. Além deles, temperos prontos, gorduras trans, doces, açúcar, pães, massas e glúten também não são recomendados no low carb.
Alguns alimentos são toleráveis para pessoas que já estão adaptadas à dieta e já alcançaram o peso desejado, como: batatas e determinadas frutas. Alguns grãos sem glúten também podem compor o cardápio, assim como o chocolate 70%.
Para ter um resultado ainda melhor, é recomendado intercalar a dieta com atividades físicas e tomar muita água. É liberada também a ingestão de tônicos e sucos antioxidantes.
O que você acha da dieta low carb? Conte para mim nos comentários.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, entre em contato comigo!