A pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, é preciso um carinho maior com ela. Por conta da alta exposição ao sol e a luz sensível que a derme sofre diariamente, é necessário manter uma rotina de cuidados regular. Existem formas naturais de manter a pele hidratada, conheça algumas!
Qual a importância de manter a pele hidratada?
A hidratação da pele é a reposição de moléculas de água na epiderme e derme, que são as camadas mais superficiais da pele. Com a pele devidamente hidratada, além de mais macia e bonita, ela fica protegida contra as agressões externas do dia a dia, que podem levar a problemas como o ressecamento e a dermatite precoce.
Quais problemas podem surgir se sua pele não estiver hidratada?
Manter a pele hidratada faz bem para a saúde da mesma e, caso ela fique muito desidratada, os seguintes problemas podem surgir:
- Sensibilidade;
- Rosácea;
- Dermatite atópica;
- Psoríase;
- Rachaduras;
- Feridas;
- Efeito rebote da oleosidade;
- Repuxamento da pele;
- Falta de viço e elasticidade;
- Descamação.
O que leva a desidratação da pele?
Diversos fatores podem levar a pele a ficar mais seca e desidratada, alguns exemplos são:
- Clima muito frio e seco;
- Exposição ao sol;
- Uso de medicamentos anti-acne;
- Uso de água quente no banho ou para lavar o rosto;
- Esfoliação excessiva;
- Banhos de mar e piscina.
Como manter a pele hidratada?
Existem algumas atitudes simples que podem auxiliar muito na hidratação da pele e prevenir o envelhecimento precoce, como:
Utilize protetor solar diariamente
A proteção solar é um dos maiores aliados para a saúde da pele. O sol excessivo e sem proteção do dia a dia pode ser muito prejudicial para toda a pele, mas em especial para o rosto , levando à formação de manchas e contribuição para o surgimento de câncer de pele. Por isso, é necessário aplicar filtro solar todos os dias pela manhã.
É preciso aplicar alguns pinguinhos e distribuí-los de forma uniforme na testa, bochechas, nariz e queixo. De preferência, utilize um protetor específico para o rosto e que controle o excesso de oleosidade.
Evite banhos muito quentes
Quem não ama tomar um banho quentinho, principalmente quando está frio, não é mesmo? Mas, a água quente é uma das maiores inimigas da pele. Além de ressecá-la, afeta a camada manto-lipítica, que é responsável pela textura suave e pode causar dermatite.
Crie uma rotina de skincare
A skincare é uma maneira de manter a hidratação profunda da pele, além de prevenir manchas, cravos e acne. Para aderir à skincare, é necessário passar com um dermatologista e conhecer o seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa. Dependendo do resultado, você saberá quais produtos pode utilizar.
Para a skincare dar resultados, é preciso seguir a risca a rotina, realizando o processo no mínimo uma vez por semana.
Pratique atividades físicas
A prática de exercícios é muito importante para prolongar a saúde, a firmeza e a boa aparência da pele. A atividade física estimula a circulação sanguínea, o que favorece a chegada de nutrientes como o oxigênio para todas as células do corpo.
Beba água regularmente
Outro fator para manter a hidratação da pele em dia é beber muita água. A água é importante o nosso organismo e também é fundamental na regeneração dos tecidos e manutenção da saúde da nossa pele. A recomendação mínima é oito copos por dia (equivalente a 2 litros).
Sempre tire a maquiagem antes de dormir
O excesso de maquiagem pode obstruir os poros e causar cravos e espinhas. Além disso, durante a noite a pele absorve mais nutrientes. Por isso, é fundamental remover a maquiagem antes de dormir e seguir com a rotina noturna de skincare, para evitar células mortas e para que a pele absorva melhor os produtos.
A hidratação do rosto e do corpo é muito importante para contribuir com a renovação celular e deixar a pele mais macia e viçosa. Invista em cremes com ácido hialurônico para o rosto. E, escolha um hidratante corporal com componentes naturais, principalmente para os joelhos e cotovelos, que são as áreas mais secas.
O que achou desse post? Entre em contato comigo para saber mais!