Atualmente muito se fala no empoderamento feminino, o que de fato é um dos grandes destaques da atualidade.
Ele ganhou mais força e representatividade nas últimas décadas, em decorrência da luta das mulheres pela igualdade de direitos para ambos os gêneros.
Em todas as áreas de atuação as mulheres possuem participação, e esta é sempre marcada com muito êxito!
Ainda que existam áreas em que há muito o que melhorar na questão da desigualdade entre os sexos, mesmo assim, a cada dia cresce o número de mulheres ingressando em diferentes áreas de atuação.
Vejamos agora algumas mulheres que fizeram a diferença através de seus feitos e que garantiram muitas das conquistas que temos até hoje!
Coco Chanel
A estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel lançou as calças compridas e o tão adorado vestido tubinho.
Levou inovação ao inverter os padrões da moda nos anos 20, onde conseguiu atribuir ao vestuário feminino, peças masculinas e roupas que valorizam as curvas.
Ainda lançou o corte acima dos ombros e também o clássico perfume Chanel nº5, que era considerado o seu número da sorte.
Madre Tereza de Calcutá
Agnes Gonxha Bojaxhiu, posteriormente conhecida como Madre Tereza de Calcutá, nasceu em uma comunidade albanesa do sul da antiga Iugoslávia.
De origem católica, ingressou na Congregação Mariana e logo depois fez parte da Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda, onde fez votos de obediência, pobreza e castidade, mudando seu nome de Agnes para Tereza.
Ela recebeu o prêmio Nobel da Paz por dedicar sua vida aos pobres. Fundou casas religiosas e foi beatificada pelo Papa João Paulo 2º.
Zuzu Angel
Zuleika Angel Jones, protestou através da moda ao ter seu filho morto no período de ditadura militar.
Em protesto contra o regime ela desenhava estampas com pássaros e gaiolas, mostrando sua indignação e luta.
Seus materiais preferidos para criar eram a renda, seda, fitas e chitas com temas regionalistas e folclóricos, além dos fragmentos de bambu, madeira e conchas.
Leila Roque Diniz
Marcou presença na década de 60 e 70 através do rompimento de tabus no Brasil. Em plena ditadura militar, ela inovou e deixou o país em choque ao exibir sua gravidez usando um biquíni.
Além disso, ela tratava temas do cotidiano como eles devem ser: simples! Por isso, falava abertamente de temas como sexo, relacionamentos e sempre manteve sua vida aberta ao público.
Madonna
Conhecida como ícone do pop, Madonna Louise Veronica Ciccone ressaltou a diversidade de estilos e o mix de gêneros musicais.
A cantora, compositora, dançarina, atriz, empresária e produtora musical é considerada uns dos grandes nomes do universo pop music.
Dona de hits como Like a Virgin, Like a Prayer, Vogue, Frozen, Music, Hung Up, entre outros, é uma das mulheres mais influenciadoras da atualidade.
Recentemente compartilhou fatos sobre a sua vida pessoal no início da carreira, onde novamente surpreendeu toda a sociedade.
Carmen Miranda
Maria do Carmo Miranda da Cunha conquistou o solo brasileiro e o mundo com suas roupas coloridas e músicas contagiantes.
Atuante no rádio, no teatro de revista, na televisão e no cinema, Carmem Miranda chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.
Até a década de 50 ela foi a conexão artística entre Brasil e Estados Unidos.
Joana D’Arc
Joana D’Arc foi uma figura importante durante um conflito entre a Inglaterra e França, de 1337 a 1453, chamada a Guerra dos Cem Anos.
Aos 13 anos acreditava ouvir vozes que a comandavam em decisões, como ser devota, buscar a dirigir o exército francês, coroar o delfim e expulsar os ingleses da França.
Com este objetivo, conseguiu cinco mil guerrilheiros franceses, derrotou os ingleses e cumpriu sua jornada com sucesso.
Porém, foi submetida a um tribunal eclesiástico, acusada de bruxaria e executada, como mandava as tradições.
Estas mulheres contribuíram com a sociedade de uma maneira singular. Cada uma com as particularidades de suas vidas, problemas e dramas pessoais, foram capazes de transformar o ambiente em que viveram lutando pela melhoria.
Através da ruptura de paradigmas, mudanças de hábitos, quebra de pré conceitos, todas deixaram suas mensagens e legados de revolução, paz, fé e amor.
Essas mulheres abriram caminho para que nos tornássemos o que somos hoje e fizéssemos com que seus ensinamentos fossem perpetuados mundo afora.
Portanto cada um de nós precisa agradecer muito por todas as maravilhas fizeram e fazem diariamente, pela coragem e garra de sempre, além de parabenizá-las pelo seu dia.
Assim como admirá-las cada dia mais por esses e diversos outros atributos que a fazem ser exatamente como são: simplesmente especiais!