Quando se fala em bem-estar, geralmente as pessoas pensam em saúde não é mesmo? Mas o fato é que o bem-estar nos dias atuais vai além do estado de saúde físico abrangendo o psicológico: ele alcança a estética, beleza e, principalmente, a autoestima!
Através do avanço tecnológico, houve o surgimento de novas tendências e o crescimento da busca pela melhoria não somente no estilo de vida, mas de uma maneira geral.
A partir daí, surgiram as mais variadas técnicas para realização de procedimentos cirúrgicos em todas as áreas da medicina, passando pela cirurgia reparadora e estética a qual visa a “correção” das áreas que não agradam ao paciente, e assim as cirurgias plásticas começaram a se popularizar. Atualmente, as pessoas passaram a ter acesso a diversos canais de informações, conhecendo melhor as cirurgias e seus procedimentos, fazendo com que fossem quebrados diversos paradigmas, inclusive internos. Porém, da mesma forma como foram disseminadas informações claras, corretas e verdadeiras, muitas outras incorretas e falsas também surgiram.
O aumento na busca por cirurgias plásticas fez o mercado crescer consideravelmente, assim como a quantidade de perguntas e dúvidas que, devido à má qualidade das informações encontradas, não são sanadas. Dessa forma, as pessoas não compreendem totalmente os procedimentos e não sabem ao certo o que de fato devem procurar quando buscam por uma Clínica de Estética ou um médico para realizar a tão sonhada cirurgia.
Neste caso, o mais importante é se atentar a detalhes que geralmente são esquecidos, tendo em vista que o procedimento cirúrgico, por menor e menos invasivo que que pareça, não é tão simples quanto comprar uma mercadoria ou um serviço.
Veja alguns dos detalhes que geralmente são esquecidos pelas pessoas que decidem fazer uma cirurgia plástica:
Procedimento
Muitas pessoas pesquisam sobre os procedimentos que desejam realizar de forma superficial: fazem pesquisas na internet em diversos sites a partir dos resultados que se deseja obter, e não da forma como deve ser pesquisado.
Infelizmente, com o aumento da procura e a popularização dos procedimentos, muitas clínicas sem a estrutura necessária para bem atender estão realizando procedimentos no país.
Por isso é importante realizar uma pesquisa minuciosa de todos os aspectos e não somente da cirurgia em si, mas do pré e pós operatório, da recuperação, enfim, buscar dados e procurar avaliar principalmente o local em que será realizada a cirurgia, sua estrutura, o médico, sua equipe e também a técnica que será realizada.
O processo para a realização de uma cirurgia estética é como se fosse o de um relacionamento afetivo: deve haver confiança entre ambas as partes – o médico e paciente, além de total transparência e sinceridade. Portanto, ao decidir realizar uma cirurgia seja totalmente transparente com o médico e responda a todas as perguntas com verdade e clareza. Sendo assim, nada de esconder detalhes de saúde, hábitos e afins, ok?
Outro requisito muito importante ao escolher uma clínica é o fator encantamento: o local, a equipe e principalmente o médico devem encantar o paciente, através da transmissão de calma e confiança.
Quando fala-se em encantamento, detalhes como a localização da clínica, o zelo pelo nome da mesma, a sua reputação, bem como a reputação do cirurgião devem ser verificados.
Fatores como bom atendimento e esclarecimento de dúvidas também fazem parte deste pacote, portanto se não se sentir confiante é melhor não se submeter a nenhum procedimento.
Pré e Pós-operatório
Ao decidir realizar uma cirurgia, muitas pessoas pensam no pós-operatório e até mesmo o consideram fator determinante para a tomada de decisão.
O fato é que, para que tudo corra bem, deve-se seguir arduamente as orientações do médico desde o início do preparo para o procedimento.
O nosso corpo é movido pelo condicionamento, portanto, se nos condicionamos a viver sem determinados alimentos e hábitos que por algum motivo possam prejudicar o andamento do processo da cirurgia, o resultado após a intervenção será o melhor possível. Tendo em vista que os cuidados necessários foram adotados e seguidos corretamente.
Portanto, é válido afirmar que se as orientações médicas forem respeitadas e seguidas corretamente, o pós-operatório será a menor das preocupações, deixando lugar para a sua próxima preocupação: a ansiedade de ver e curtir o resultado!
Complicações
As complicações também são fatores que contam muitos pontos na tomada de decisão e neste requisito, não há outra alternativa a não ser a orientação para que seja escolhido um médico altamente qualificado, íntegro e dedicado à sua profissão, que trabalhe acima de tudo com ética e respeito à vida.
Resultado definitivo
Um dos fatores mais buscados quando o assunto é cirurgia estética é o resultado!
Muitas pessoas desejam como resultado o corpo parecido com o de alguma celebridade famosa, outras desejam exibir os traços uma personalidade de sucesso, e também há quem não queira ter a aparência de nenhuma celebridade, cuja cirurgia plástica não deu certo, enfim são diversas solicitações. Vale ressaltar que é impossível ficar igual a outra pessoa, o paciente sempre será ela mesma, melhorada, mas ela.
Aqui, mais uma vez deve ser lembrada a importância da relação sincera e fiel entre médico e paciente: um médico consciente e comprometido com a sua missão irá apresentar ao paciente todos os prós e contras e inclusive explicar o resultado possível e não o imaginado pela paciente. Dessa forma, o médico irá explicar e mostrar as possibilidades de resultados, a fim de chegar a um consenso junto ao paciente.
Dúvidas frequentes
Muitas pessoas chegam ao consultório com dúvidas, com alguns mitos e verdades anotados, com algumas informações incorretas sobre os procedimentos e resultados.
Por isso, durante a consulta é o momento para esclarecer dúvidas, mostrar opções e realmente buscar informações sobre o procedimento, até mesmo porque não há ninguém melhor e mais habilitado a responder e sanar todas as suas dúvidas do que o seu médico. Portanto, estabeleça essa relação de transparência entre vocês.
Consulte um bom profissional
É importante lembrar que, para que o corpo ganhe um contorno harmônico e natural, não parecendo fruto de intervenções e sim, como um atributo natural da própria pessoa é imprescindível que o procedimento seja realizado por um profissional altamente qualificado.
Portanto é importante buscar os resultados das cirurgias já realizadas, se possível conversar com pacientes que já realizaram a cirurgia com o mesmo médico, informações sobre a satisfação destas pessoas, enfim, diversas informações que irão facilitar a escolha do médico.
Lembrando que, para que o procedimento seja realizado de maneira segura, vale a pena buscar o registro do mesmo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Oi tenho 43 anos comecei a fixar muito constrangida a ter relação com meu parseiro por que cinto que a minha vaginas ta ficando cada vez mais larga por isso gostaria de fazer a cirurgia pra ficar mais estreita só gostaria de saber os valores quero me programar pro final do ano pra fazer bjus
Tudo bem? Somente avaliando em consulta poderei opinar se seria indicado o laser ou a perineoplastia. O laser ajuda em flacidez leve, a perineoplastia em graus mais avançados. abraço
Gostava de saber se é eficaz o tratamento com fios. ou com o fio russo. Prós e contras.
Obrigada
Tudo bem? A suspensão facial com fios ajuda apenas nos casos muito leves, em que a mobilização de apenas um centímetro da face está indicada. Geralmente a flacidez é maior e a cirurgia melhor indicada. abraço