Quando a celulite aparece na nossa pele, costuma incomodar muita gente. Elas são furinhos muito comuns na região do bumbum e das coxas, causadas pelo acúmulo de gordura, água e má circulação. Esse acúmulo faz com que o tecido fique mais endurecido, o que causa as ondulações na região.
No artigo de hoje você vai entender o que é a celulite, seus tipos e como se livrar delas. Para saber mais, continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é a celulite?
A celulite é uma alteração fisiológica da arquitetura da pele e gordura. Seu nome científico traduz literalmente essa relação de alteração de gordura subcutânea: lipodistrofia ginóide (lipo = gordura; distrofia = alteração; ginóide = referente à mulher).
De fato, ela costuma aparecer nos membros inferiores das mulheres, pois tem muita relação com os hormônios femininos (estrógeno e progesterona), que facilitam a retenção de líquido e inchaço. Por conta disso, é absolutamente normal que praticamente todas as mulheres apresentem um certo grau de celulite ao longo da vida.
No entanto, algumas se incomodam com as ondulações, especialmente em locais públicos como em praias e piscinas. Antes de entender melhor sobre como tratá-las, é importante conhecer melhor sobre o que são as celulites e como se formam.
Como a celulite se forma?
No geral, ela se inicia com um edema (inchaço), devido à retenção de líquido, influenciada pelos hormônios femininos. Ela começa a aparecer mais nas pernas e glúteos, com um inchaço leve que quase não é notado de primeira, somente quando se aperta a pele.
Esse inchaço, no entanto, se não tratado na primeira fase vai se agravando formando a fibrose (cicatriz interna), o que dificulta a circulação local. O que isso significa? Que vai aumentar o edema, que consequentemente aumentará a fibrose e assim por diante.
Quando a fibrose vai se agravando, a gordura subcutânea (completamente normal do nosso corpo) fica aprisionada na região, deixando a área com aspecto irregular, os famosos “furinhos” da celulite.
Tipos de celulite
O primeiro passo para começar o tratamento da celulite é identificar qual o tipo que você possui. Elas podem ser divididas em quatro graus diferentes.
Celulite grau 1: é a fase em que o edema (inchaço) começa a acontecer, mas só se torna visível quando a pessoa aperta a pele e ela fica levemente irregular. Essa é a primeira fase do aparecimento da celulite.
Celulite grau 2: com o aumento do inchaço, as fibroses começam a aparecer abaixo da pele. Nesta fase, as irregularidades superficiais já são vistas sem a necessidade de apertar a pele.
Celulite grau 3: com o aumento da fibrose e a piora progressiva do inchaço, a retenção de líquido pela gordura começa a ocasionar depressões na pele. A fibrose deixa a pele inelástica, por isso ela fica endurecida e gera o desnivelamento, depressão e abaulamento. No grau 3, é possível observar pequenos vasos e sentir uma dor leve.
Celulite grau 4: nesta fase, o desnivelamento é ainda mais intenso, pois o inchaço e a fibrose endurecem a pele e tornam os vasos mais visíveis e a dor mais frequente.
Como se livrar das celulites?
Todo o tratamento tem como objetivo amenizar ou postergar o surgimento da celulite, mas não existe uma cura para a celulite. Portanto, agora vamos falar sobre algumas atitudes que podem ajudar a amenizar a aparência das celulites.
Exercícios aeróbicos: como a celulite é causada pelo acúmulo de gordura e pelo inchaço, praticar exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a circulação e evitar o ganho de peso. Corrida, natação e bicicleta, por exemplo, são ótimos exemplos de exercícios aeróbicos que ajudam na circulação.
Drenagem linfática: a drenagem linfática ajuda na redução do edema, pois ele consegue estimular o acúmulo de líquido e as toxinas que se acumulam entre as células de gordura.
Carboxiterapia: é um tratamento que ajuda a melhorar a circulação, laceando a fibrose e aumentando o metabolismo da gordura. Isso ajuda a eliminar a gordura e algumas toxinas, dando maior sustentação à pele.
Hábitos que ajudam a prevenir e melhorar o aspecto da celulite
Para evitar a formação e o avanço das celulites, alguns hábitos saudáveis podem ser adotados na sua rotina. Para começar, beba bastante água. Além dos muitos benefícios presentes na água, ela também ajuda a eliminar toxinas e garante que os nutrientes cheguem à pele.
Alguns alimentos podem colaborar com o problema, especialmente aqueles ricos em sal (sódio) ou açúcar, frituras, gordura saturada e bebidas alcoólicas/gaseificadas. Esses alimentos causam inchaços e se transformam em oxidantes.
Por isso, prefira alimentos mais leves e saudáveis como carnes magras, fibras, verduras, frutas e legumes. Além de ajudar a prevenir as celulites, também te ajuda a levar uma vida mais saudável. Alimentos que ajudam na produção de colágeno também são excelentes contra a celulite.
Massagear a região com cremes e hidratantes também pode melhorar a circulação, reduzir o inchaço e reduzir a gordura. No entanto, é sempre bom reforçar que eles são mais efetivos nas celulites iniciais de grau 1 e 2.
Como não existe cura para a celulite, os cuidados devem ser diários, pois por mais que os tratamentos estéticos auxiliem na hora de amenizar a aparência das celulites, ela não vai desaparecer por completo.
Quer saber mais sobre as celulites? Deixe nos comentários, ficarei feliz em ajudar. Siga-me também no instagram para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar.