Os conceitos por trás do bem-estar foi mudando e evoluindo ao longo do tempo, até chegar na definição mais aceita hoje em dia, que é a “percepção da saúde nos aspectos mental, emocional, social e físico”.
Eis que te pergunto: você sabe como colocar isso em prática? Imagine que o seu corpo é como um motor Weg 2cv. Se você utilizá-lo com cuidado e de acordo com orientações profissionais, provavelmente sua vida útil irá aumentar significativamente.
No entanto, o não cumprimento das recomendações básicas pode gerar uma quebra repentina, que irá comprometer todo o sistema. Óbvio, o corpo humano não vai simplesmente ser danificado, mas irá começar a apresentar diversos problemas.
Alguns deles, e mais comuns, são a fadiga mental, as dores de coluna e articulações, o estresse contínuo, a ansiedade e a depressão. Para evitar isso e promover o seu bem-estar, confira algumas dicas de ouro para colocar em prática nos tópicos a seguir.
Busque “esvaziar” a mente
Pense no armazenamento de produtos em um balcão refrigerado pequeno. Se você for colocando sem parar coisas velhas dentro dele em um determinado momento lotará, impedindo que novas e boas possam entrar. A mente funciona de um jeito muito semelhante, mas com relação a sentimentos e situações.
Quanto mais você se martiriza com as coisas ruins que aconteceram, mais chances você tem de deixar elas dominarem o seu dia, o que é um erro terrível para quem deseja manter o bem-estar. Por isso, “esvaziar” a mente é a dica que abre a nossa lista de cuidados que devem ser adotados.
Nesse contexto, é essencial ressaltar que esvaziar a mente de nada tem a ver com esquecer o que aconteceu, e sim de diminuir o ritmo, controlar a respiração e impedir que os turbilhões de problemas que você tem no dia a dia se multipliquem. Para fazer isso, existem muitas técnicas, mas a mediação é a mais indicada.
Tenha autoconfiança
Existe uma frase muito famosa atribuída a Guilherme Trentini que diz que a nossa mente pode ser nossa maior aliada ou nossa maior inimiga. Isso é verdade, especialmente quando analisamos a capacidade de auto-sabotagem que alguns seres humanos têm.
E você sabia que nem de longe isso é algo que atinge apenas as pessoas com “menos conhecimento”? Muitos profissionais extremamente capacitados sofrem com a falta de confiança, fazendo com eles tenham medo de se arriscar e fiquem estagnados.
No momento que você passa a acreditar em si mesmo e nas suas habilidades, os medos e receios são superados e novas portas se abrem, repletas de oportunidades incríveis para você evoluir cada vez mais como pessoa.
Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios
Não dá para produzir uma mesa rústica de madeira sem os componentes e ferramentas necessárias para garantir o seu desenvolvimento seguro do mesmo jeito que não dá para manter o bem-estar sem investir em uma alimentação saudável e na realização de exercícios físicos.
Manter uma dieta equilibrada, ou seja, aquela capaz de fornecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o corpo precisa para se manter em forma, contribui não apenas para evitar a obesidade, mas também para a saúde do coração, ossos, pele, fígado, cérebro, pulmões, estômago, etc.
Já os exercícios físicos são ideais para promover uma vida melhor, o que é algo fundamental, mas poucos colocando em prática. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população mundial é sedentária, o que aumenta as chances de problemas cardíacos, derrame, diabetes, dentre várias outras doenças.
Gostou do nosso post com 3 práticas essenciais para o seu bem-estar? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.