As orelhas de abano são mais frequentemente mal formação que acomete as orelhas. É caracterizada pela rotação anterior do pavilhão auricular, comumente associada à não existência das dobras internas da orelha (anti-hélice).
Por ser rodada para frente e mais plana, a orelha em abano fica em maior evidência, disarmônica com a face e aparentando ser maior. Há vários graus de abano, desde o mais leve ao maios severo. Porém, nem sempre o grau da alteração anatômica se correlaciona ao incomodo gerado por esta mal formação. Há pacientes que com leve abano, nunca usam cabelo preso ou curto. Nos meninos é comum deixar o cabelo encobrir as orelhas.
Mas afinal, qual seria a melhor idade para corrigir as orelhas de abano?
Tendo em vista que não se deve operar estruturas ainda em desenvolvimento e que as orelhas apresentam-se quase completamente desenvolvidas em torno dos 5 a 6 anos de idade. É a partir desta idade que a cirurgia deve ser realizada.
Creio realmente ser nesta idade a melhor época para operar, pois com o convívio escolar, é comum a criança ser rotulada de apelidos preconceituosos e depreciativos. O complexo gerado nesta fase, poderá acompanhar o paciente durante toda a vida.
Muitos pacientes que opero já adultos, relatam não terem feito a cirurgia antes por falta de oportunidade e, apesar de nos dias atuais não sofrerem de preconceito ou serem alvo de piadas, não se sentem à vontade e têm a impressão que sempre estão olhando para suas orelhas.
Esclarecendo
Vale ressaltar que não há nenhum problema ou impedimento da cirurgia ser realizada em qualquer idade depois dos 5 a 6 anos. Na verdade, a maioria dos que operam não são crianças, são pacientes que procuram solucionar um antigo desconforto gerado pelas orelhas em abano.
Como é realizada a cirurgia para orelhas de abano
A cirurgia é realizada com anestesia local, em adultos e jovens. Nas crianças pequenas a anestesia é geral (como toda cirurgia infantil). Dura em torno de 90 minutos. A alta costuma ser no mesmo dia e a recuperação tranquila, pouco dolorosa.
Considerações finais
Finalizando, creio ser a otoplastia (cirurgia plástica das orelhas de abano) uma cirurgia segura, relativamente simples, com rápida recuperação e que costuma trazer, além da mudança física, um grande ganho emocional e comportamental, deixando o paciente livre de complexo para usar o cabelo da maneira que quiser.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr Andre Colaneri explica em Vídeo sobre cirurgia plástica das pálpebras – blefaroplastia.
Otoplastia, plástica orelha em abano. Saiba tudo sobre.
TV Gazeta: Otoplastia, a cirurgia plastica das orelhas. Saiba tudo sobre