Estar com a saúde e com a aparência boas está na lista de prioridades de diversas mulheres. Muitas recorrem a várias formas de autocuidado, como procedimentos estéticos, produtos específicos de skincare e óleos corporais.
Os óleos podem ser ótimos para a pele, já que alguns componentes deles levam diversos benefícios. Alguns óleos podem ser utilizados para diminuir a aparência de estrias, celulites e outros aspectos que podem incomodar as mulheres. Quer saber mais sobre as vantagens de utilizar óleos? Continue a leitura!
Leia também: 6 formas de manter a pele hidratada
Óleos corporais: quais os melhores?
Existem diversos tipos de óleos corporais. Alguns são hidratantes, outros suavizantes, com ação firmadora, regeneradores de pele, os que combatem estrias e celulites… Tudo depende de qual o seu objetivo ao optar pelo uso deles regularmente.
Os óleos possuem uma alta concentração de vitaminas e ácidos graxos insaturados, que faz com que eles tenham uma ação nutritiva e protetora na pele, mais forte do que outros cosméticos que possuem a mesma finalidade. Além disso, os óleos possuem uma textura mais fluida, fazendo com que sua aplicação seja mais prática do que muitos cremes hidratantes.
Existem óleos essenciais, óleos minerais, os que podem ser usados apenas após o banho, enfim, de todos os tipos. Eles vão desde deixar a pele macia até diminuir marcas incômodas.
O óleo corporal é um produto totalmente destinado ao cuidado da pele. Ele é obtido por meio de uma prensagem da sua matéria-prima (exemplo: o óleo de rosa mosqueta é feito através da prensagem de rosa mosqueta).
O ideal é que as plantas das quais os óleos são extraídos sejam cultivadas da maneira mais natural possível, evitando o uso de pesticidas.
Qual a diferença entre óleos corporais e cremes hidratantes?
O óleo corporal é um produto mais versátil, podendo ser aplicado em diversos lugares diferentes. Embora existam inúmeros cremes hidratantes disponíveis no mercado, os melhores óleos corporais podem ter um resultado melhor, dependendo da atuação dele.
Além disso, os resultados dos óleos são mais duradouros, e podem ser aplicados em quantidade menor, o que faz com que ele renda mais do que os cremes e a maioria dos componentes são ingredientes naturais, como plantas e sementes.
Na hora de escolher o melhor óleo corporal para você, é preciso levar em conta o seu objetivo. Por exemplo, se você quer começar a utilizar os óleos para diminuir marcas da pele, como estrias e celulites, se você quer uma pele mais hidratada, um bronzeado natural. Cada tipo de óleo é feito com uma matéria-prima que possui uma vantagem diferente.
Além disso, utilizar óleos vegetais regularmente pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele, dar mais firmeza e diminuir linhas de expressão. Por isso, na hora de escolher o melhor óleo para você, é necessário levar tudo em consideração: desde o objetivo principal até coisas pequenas, como a embalagem e o custo-benefício do produto.
Como escolher o melhor óleo corporal?
Os óleos corporais são ideais para ajudar a nutrir e tratar a pele. Porém, por terem uma diversidade muito grande no mercado, é preciso levar em conta algumas características específicas para a sua pele, como se você prefere o óleo com ou sem enxágue, por exemplo.
O tipo sem enxágue é ideal para ser utilizado fora do banho, a qualquer momento do dia a dia ou até mesmo após sair do banho. Isso porque seu excesso não precisa ser removido, é absorvido diretamente pela pele, o que pode deixá-la mais macia.
Se o seu objetivo é hidratar a pele de forma prática e simples, os óleos com enxágue são mais indicados. Também conhecidos como óleos de banho, esses produtos possuem emolientes oclusivos, ou seja, eles impedem que a água da sua pele evapore, retendo-a com uma camada de proteção delicada.
Assim, eles hidratam sua pele durante o banho mesmo. Alguns deles podem até ser utilizados como substitutos do sabonete.
Esses óleos corporais não são 100% vegetais, mas possuem ativos importantes que promovem uma higienização adequada da pele por meio de uma espuma leve enquanto a hidrata.
O óleo corporal pode ser vegetal ou híbrido. A segunda opção conta com óleo mineral e outros aditivos em sua composição. Existem diversos óleos híbridos de qualidade no mercado de marcas muito conceituadas, porém, se sua pele é mais sensível, os óleos 100% vegetais são mais indicados.
Isso porque eles são óleos puros. Os mais utilizados são os de amêndoas, argan e coco, já que possuem diversas vitaminas e agentes antioxidantes, que são capazes de nutrir e hidratar a pele sem aditivos químicos.
Também são livres de componentes que podem ser prejudiciais à saúde ou causar alergias, como parabenos, corantes, fragrâncias artificiais e conservantes.
Os óleos corporais, especialmente os que são 100% vegetais, são compostos de diversos ingredientes que podem ser benéficos para a sua pele, como:
Hidratante
Se a sua intenção é ter uma pele mais hidratada, aposte no uso dos óleos de amêndoas, coco e jojoba. Eles nutrem e tratam profundamente a pele, melhorando alguns aspectos e diminuindo sinais.
Cicatrizante
Se você deseja prevenir as estrias e diminuir a aparência de celulites e cicatrizes, os óleos de semente de uva, girassol e o de rosa mosqueta são os mais recomendados. Eles são famosos pelo seu poder cicatrizante, e apresentam ótimos resultados.
Regenerador
Os óleos de gergelim, rosa mosqueta e argan têm um grande poder regenerador e ajudam a combater o envelhecimento precoce.
Desodorante
Além de ter a pele hidratada e macia, alguns óleos podem deixá-la mais cheirosa por horas. É o caso dos óleos com extrato de flores e frutos, como rosas, gerânio e camélia.
Relaxante
Alguns óleos, como o de menta, possuem propriedades hidratantes e rejuvenescedoras. Eles também são indicados para massagens, pois possuem ativos que são absorvidos pela pele com propriedades relaxantes.
Além de todos esses, também existem os óleos multifuncionais. Eles possuem o poder de restaurar e hidratar a pele não apenas do corpo mas também a do rosto e até mesmo dos cabelos.
Para o rosto, os óleos mais adequados são os de textura leve, com poder regenerador e cicatrizante. Os principais ingredientes são: calêndula, lavanda, coco, alecrim e camomila.
Para os cabelos, são mais indicados óleos ricos em vitaminas e ácidos graxos, que atuam diretamente na estrutura dos fios, nutrindo-os intensamente. Os principais são os óleos de coco, amêndoas, alecrim e macadâmia.
O que achou desse post? Você utiliza os óleos na sua rotina diária? Deixe um comentário com sua opinião!
Quer saber mais sobre formas de cuidar da pele? Entre em contato comigo!