Seja por desconforto físico ou trauma psicológico, as mulheres estão se libertando das amarras do tabu de uma cirurgia íntima e buscando, cada vez mais, a renovação da sua autoestima. A busca aumenta, inclusive, pelas cirurgias combinadas, que como o próprio nome já diz, são a combinação de duas ou mais cirurgias, no mesmo tempo cirúrgico.
No entanto, os pacientes que podem ser submetidos a múltiplos procedimentos são selecionados minuciosamente, de modo a atestar um ótimo estado clínico. Neste artigo, falaremos sobre uma das associações mais buscadas em meu consultório: A Ninfoplastia com Enxerto de gordura nos grandes lábios.
A procura pela cirurgia íntima
Cada corpo tem suas peculiaridades, cada um tem características que o divergem do outro, e isso não é ruim. Entretanto, quando o que é diferente começa a lhe incomodar, pode ser a hora de procurar alternativas.
Como é o caso do tamanho dos pequenos e/ou grandes lábios vaginais. Suas causas podem ser congênitas ou adquiridas. Pode causar desconforto de ordem estética, funcional e emocional, já que muitas mulheres deixam de ter vida sexual ativa devido a aparência de sua genitália, ou até mesmo se trocar na frente de outras pessoas.
Solução
Ninfoplastia e Enxerto de gordura nos grandes lábios
A Ninfoplastia é realizada com o intuito de remover o excesso de tecido na região dos pequenos lábios que, além de influenciar a aparência da região, tendem a aumentar o desconforto no momento da relação sexual – uma vez que podem se dobrar em sentido a região interna da vagina causando atritos e dores. A hipertrofia dos pequenos lábios ainda pode dificultar a higienização local, aumentando o risco de infecções urinárias e vaginais.
Já o procedimento de Enxerto é realizado por mulheres que se queixam de hipertrofia, mas nos grandes lábios. Isso é ocasionado geralmente pelo envelhecimento ou perda de peso acentuada, apresentando um aspecto “murcho” que também as desagrada.
Ambas as técnicas promovem uma aparência mais jovem a região íntima e podem ser facilmente associadas, uma vez que quando se enxerta gordura nos grandes lábios, ajuda-se ainda mais a esconder os pequenos.
Como são realizadas
Realizada com anestesia local ou peridural, a Ninfoplastia dura aproximadamente 40 minutos, mas quando associada ao Enxerto de gordura nos grandes lábios, a cirurgia pode chegar a uma hora de duração, aproximadamente.
Pode ser realizada a laser, com a vantagem de reduzir o sangramento, o inchaço e a roxidão, proporcionando uma recuperação mais confortável.
Já no Enxerto, uma pequena lipoaspiração é realizada em uma região do corpo onde haja excesso de gordura. Essa gordura é filtrada e posteriormente enxertada na região dos grandes lábios vaginais.
Como se beneficiar das duas técnicas
A prática das cirurgias plásticas combinadas vem crescendo muito no país, como já foi mencionado. A comodidade e o conforto, além da diminuição do preço da cirurgia, são alguns dos fatores que contribuem para esse crescimento.
No caso da Ninfoplastia e Enxerto de gordura nos grandes lábios por exemplo, quando associadas beneficiam o paciente pelo período único de internação e recuperação e pela única cirurgia e anestesia. Além disso, o resultado tende a agradar mais com a hipertrofia dos pequenos e grandes lábios da vagina, corrigidos.
O que é preciso saber antes de se submeter a cirurgias combinadas
Além dos cuidados normais, o paciente deve entender que esta associação só será possível quando não houver nenhum tipo de risco à sua saúde, ou seja, ele deve estar em perfeitas condições clínicas. É preciso estar ciente também de que o repouso deverá ser maior assim como suas limitações pós-operatórias.
Procure um especialista na área
Apesar de serem técnicas cirúrgicas relativamente simples, elas não podem ser realizadas por qualquer cirurgião plástico. As cirurgias íntimas, exatamente por tratarem de um aspecto tão delicado da vida da mulher, devem ser realizadas por profissionais que realmente têm prática e entendem do assunto, buscando, em conjunto com a paciente, a melhor opção para sua satisfação.