Todas estas nomenclaturas existem. Porém, muitas vezes causam confusão. Na verdade, não é tão complicado assim.
Mamoplastia se refere a qualquer cirurgia plástica das mamas. Pode ser mamoplastia redutora (se reduzir o volume), mamoplastia de aumento (prótese de mama) ou simplesmente mamoplastia (levantamento das mamas).
A mastopexia ou lifting mamário, também é a cirurgia da correção da flacidez das mamas, levantando-as sem retirar nem por volume. Todas estas cirurgias, no fundo, são indicadas para levantar as mamas, corrigindo a flacidez, reposicionando a glândula e retirando o excesso de pele.
Mas, qual será a cicatriz no meu caso?
Pergunta frequente, resposta variável. Cicatriz tem relação direta como a quantidade de pele retirada, que tem correlação com a queda e a flacidez das mamas. Logo, a pergunta, feita de outra maneira, seria: Qual a flacidez das minhas mamas? Quanto maior o excesso de pele, maior a cicatriz. Não tem milagre, infelizmente.
Sendo assim, pacientes com aréolas muito baixas (ptose), grande flacidez, não podem ser operadas com cicatriz apenas em torno da aréola, infelizmente. Sempre o cirurgião plástica tentará fazer a menor cicatriz possível para cada caso, mas como a maioria dos casos tem grande flacidez e excesso de pele, a cicatriz comumente é a em ‘T invertido”.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica