Muitos sofrem com estrias no corpo. Hoje falaremos sobre a Carboxiterapia.
A pele
A pele é um tecido elástico, que acompanha todas as mudanças do corpo. Seja no crescimento, mudança de peso, gravidez. Como principais responsáveis pela elasticidade da pele estão as fibras elásticas, localizadas na derme, a camada profunda.
Aparecimento das temidas estrias
Entretanto, em casos de distensões de pele muito rápidas, como gravidez, grande ganho de peso em pouco tempo ou crescimento acelerado, há o rompimento das fibras elásticas. Culminando com o surgimento de estrias, visualizadas principalmente após o emagrecimento. Infelizmente, não há como refazer as fibras elásticas rotas, o tecido cicatricial que forma no local da pele lesada não tem a elasticidade normal.
Logo, os tratamentos para estrias são todos paliativos, visam à melhora das estrias, mas não a eliminação destas, o que ainda não é possível.
A carboxiterapia
A carboxiterapia é a infusão de gás carbônico na pele, através de uma agulha muito fina. O gás carbônico é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta muito a circulação e a oxigenação do tecido, melhorando as condições da cicatrização. Ela também proporciona maior deposição de colágeno no local, devido à distensão que proporciona ao descolar a pele da estria, fazendo com que a estria afine com o tempo.
A carboxiterapia é realizada com varias sessões semanais, sendo o resultado visado (a amenização das estrias) geralmente obtido depois de algumas semanas. A quantidade das sessões deve ser vista em consulta médica, após a avaliação do caso.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica