De diversas áreas do corpo, a virilha é uma das regiões afetadas pelo tecido escurecido que se trata de uma resposta inflamatória da pele, segundo especialistas no assunto. Ou seja, é uma espécie de ação que serve para estimular a produção de melanina da região.
Por se tratar de um assunto que não é discutido tão abertamente quanto outros temas de autocuidado, muitas pessoas acabam se sentindo envergonhadas e frustradas com o próprio corpo. Idas à praia, piscina, algum tipo de exposição da região e até mesmo o sexo se tornam grandes problemas.
O cuidado com a virilha
Esse incômodo, em relação às manchas na virilha, é mais comum entre as mulheres. Porém, os homens também podem apresentar desconforto com a região da virilha e sua pele mais escurecida.
Nós já falamos aqui sobre o clareamento das axilas, que é outra região afetada pelo mesmo sintoma inflamatório da pele e que estimula a melanina, em determinadas regiões do corpo.
Leia também: Como clarear as axilas?
Para a virilha, é mais importante ainda o bem estar emocional da pessoa, pois mesmo que, aparentemente, seja um “pequeno problema”, o não tratamento dessas manchas pode trazer para essa pessoa questões emocionais em aceitação do seu corpo, como no prazer e nas relações sexuais.
Por isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar quem deseja clarear a virilha.
Mas, como sempre temos ressaltado por aqui, é de extrema importância que antes de qualquer aplicação ou uso de cosmético, que procure um profissional de saúde, especializado e que atenderá todas as dúvidas sobre o assunto, para que não haja efeitos colaterais, como alergias.
Como clarear a virilha?
Mesmo com tantas opções de cremes clareadores ou o laser que é utilizado como substituto da lâmina ou cera na hora da depilação, a pele da virilha poderá ser resistente à ação clareadora dessas fórmulas.
E pensando num jeito de não afetar muito o seu bolso no fim do mês, selecionamos algumas dicas para clarear a virilha com receitas caseiras. Confira!
Dicas para clarear a virilha
- Esfoliante próprio para a virilha
Ele ajuda a clarear a região, a evitar o surgimento dos pelos encravados, a remover as células mortas, facilitando a regeneração da pele.
Ingredientes
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de óleo de amêndoas ou azeite de oliva extra virgem
Misture os dois ingredientes em um recipiente e aplique a mistura na virilha. Faça uma massagem com movimentos suaves e delicados durante 3 minutos para obter o efeito de esfoliação.
Esse esfoliante tem ação abrasiva, devendo ser utilizado apenas duas vezes por semana para não machucar a pele.
- Máscara de amido do milho (Maizena)
Ingredientes
1 colher de sopa de amido de milho
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de mel
Misture todos os ingredientes ainda frios. Depois, leve a mistura ao fogo até atingir o ponto de um mingau. Depois, é só deixar esfriar e aplicar na pele.
Deixe agir na área escura por 15 minutos e enxágue. Aplique creme hidratante. O seu uso é feito pelo menos a cada 15 dias, ou duas vezes por semana.
Quer saber mais sobre dicas e outras curiosidades sobre cuidados femininos? Acompanhe o Dr. André Colaneri no Instagram!