Chás emagrecedores são sempre muitos citados em dietas para emagrecer e, muitas vezes, são comercializados como milagrosos. A boa notícia é que sim, os chás podem ajudar a emagrecer, mas é preciso entender melhor como eles funcionam e claro, aliar com uma dieta e prática de exercícios físicos.
Para muitos, os chás já fazem parte do dia a dia. Seja no café da manhã, após as refeições ou antes de dormir, os chás são uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Normalmente feitos com a infusão de folhas em água quente, essa bebida pode oferecer uma série de benefícios para sua saúde.
Por isso, muitos deles são recomendados para acelerar o metabolismo ou inibir a fome, o que pode ajudar a pessoa a emagrecer. Afinal, chás emagrecedores funcionam mesmo? Podemos dizer que sim, mas não fazem milagres. Quer saber mais? Então acompanhe!
Quais são os chás emagrecedores?
Seja por questões estéticas ou saúde, muitas pessoas se sentem insatisfeitas com o corpo ou com o sobrepeso. No entanto, o emagrecimento nem sempre é um processo rápido ou fácil, e alguns organismos podem levar mais tempo que outros.
Por isso, muitas pessoas começam a buscar alternativas para acelerar o processo de emagrecimento. Com uma breve pesquisa, é possível encontrar diversos artigos falando sobre chás emagrecedores. Aliás, eles podem ser até uma recomendação do seu nutricionista.
Isso porque alguns chás possuem ação antioxidante e diurética, o que ajuda a eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos (que deixa nosso corpo inchado). Outros chás, como o chá verde e o de gengibre, também possuem efeito termogênico, ou seja, aceleram o metabolismo e facilitam a perda de peso.
No entanto, é preciso reforçar que os famosos chás emagrecedores podem ajudar no processo de emagrecimento, mas nunca agirem sozinhos para conquistar um resultado. Ficar horas e horas sem comer e só depender do chá pode ser prejudicial à sua saúde.
Por isso, sempre alie os chás emagrecedores a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente.
Em alguns casos, a gordura localizada pode insistir em permanecer em algumas áreas do corpo, o que pode deixar a pessoa frustrada. Nesses casos, a cirurgia plástica pode ajudar. A Lipoaspiração, por exemplo, retira o excesso de gordura, o que pode ajudar a aumentar a autoestima da paciente.
Leia mais: Mitos e verdades sobre Lipoaspiração
Tipos de chás emagrecedores
Conheça agora alguns dos principais chás emagrecedores mais consumidos e recomendados para você.
Chá verde
O chá verde tem ação termogênica, ou seja, ele ajuda a acelerar o metabolismo fazendo com que o seu corpo gaste mais energia devido à presença de cafeína. Você pode encontrá-lo em ervas, em sachês ou em pó.
Chá de gengibre
Assim como o chá verde, o chá de gengibre também conta com substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo e ajudam na perda de gordura. Ele também é muito recomendado para ajudar no tratamento de resfriados e gripes.
Colocar pedacinhos de gengibre frescos no chá pode potencializá-lo. Que tal experimentar?
Chá preto
O chá preto passa por um processo de fermentação maior que o chá verde, por exemplo. Por isso, possui menos ação antioxidante, mas costuma ter bastante cafeína, o que também acelera o metabolismo e colabora para a perda de peso.
Também é excelente para ajudar na digestão. Mas atenção: por possuir alto teor de cafeína, deve ser consumido em quantidades limitadas.
Matchá
Um dos mais populares chá verde do Japão, o Matchá é feito com folhas mais novas que são trituradas lentamente até serem reduzidas a pó. Dessa forma, ele preserva mais aminoácidos, essenciais para a manutenção dos músculos do corpo.
O Matchá também tem ação termogênica e possui antioxidantes, o que acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento.
Diferente dos outros chás, o Matchá é encontrado em pó. Você adiciona o pó na xícara e depois despeja a água quente, mexendo até diluir, sem precisar coar. A maioria vem com instruções na embalagem, o que pode te ajudar.
Chá de hibisco
Um dos favoritos das dietas de emagrecimento é o chá de hibisco, pois ele acelera o metabolismo e também tem efeitos diuréticos e até calmantes. Alguns especialistas afirmam que o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris.
Mas fique atento(a)! Você pode consumir apenas 200 ml de chá de hibisco por dia.
Chá branco
O chá branco possui ação antioxidante mais forte, pois não passa pelo processo de fermentação. No entanto, ela possui menor quantidade de cafeína. Logo, por mais que ele elimine boas quantidades de toxinas, o chá branco não acelera o metabolismo como os outros, o que não diminui os seus efeitos.
Como utilizar os chás em uma dieta de emagrecimento?
Os chás emagrecedores são efetivos ao serem associados a uma alimentação equilibrada e à prática regular de exercícios físicos. Mais do que isso, é preciso se atentar a alguns cuidados como:
- Não consumir os chás de noite: a maioria possui alto teor de cafeína que auxilia na queima de gordura. Por isso, se consumidos próximos a hora de dormir, podem causar insônia. Ter uma boa noite de sono também é essencial para o emagrecimento.
- Atenção à quantidade ingerida: cada organismo possui uma necessidade e reage de forma diferente a outros. Por isso, a quantidade, o tipo de chá e o melhor horário de consumo deve respeitar a individualidade de cada um. Consulte um nutricionista!
Quem pode consumir os chás emagrecedores e quem não pode?
Por mais que sejam naturais e aparentemente não apresentarem nenhum risco para a saúde, quando consumidos de forma errada, os chás podem causar taquicardia, ansiedade, insônia, gastrite ou hipertensão.
Alguns chás, ainda, não podem ser consumidos por gestantes ou lactantes. Por isso, o recomendado é sempre seguir as orientações do seu nutricionista. Conciliando saúde e bem-estar, e emagrecendo de forma eficaz e com segurança.
Gostou deste post? Deixe sua opinião nos comentários. Para ficar por dentro de mais dicas e informações, siga-me também no Instagram ou assine a nossa newsletter.