A bioplastia é um procedimento não cirúrgico, que consiste na injeção no PMMA (polimetilmetacrilato), um material biocompatível, formado por microesferas de acrílico dissolvidas em um gel. Uma vez injetado, o PMMA fica disperso no tecido (gordura, músculo, pele, etc.), dando maior volume e projeção ao local. Logo, a bioplastia pode ser usada para aumentar, projetar e alterar o contorno de muitas partes do corpo.
A bioplastia nasal (realizada no nariz) é comumente realizada para aumentar a projeção da ponta do nariz, ou seja, arrebitar. É um procedimento simples, que pode ser feito no consultório, desde que adequado para isso. Realizada com anestesia local, o PMMA é injetado através de uma micro cânula, sendo o resultado obtido imediatamente, podendo inclusive o paciente opinar sobre o volume a ser usado.
Porém, apesar de aparentemente simples e geralmente com ótimos resultados, a bioplastia pode trazer sérias complicações. Vale lembrar que uma vez injetado, o PMMA não pode mais ser retirado, ficando para sempre. Portanto, é imprescindível que o médico seja capacitado para tanto, o procedimento seja feito com parcimônia e cuidado para não ter excessos. Importante saber que somente os cirurgiões plásticos e dermatologistas são reconhecidos como especialistas em medicina estética pelo Conselho Federal de Medicina.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica