“Dr, quero fazer preenchimento porque o botox deixa a face com aspecto do Fofão”, “Dr, quero fazer botox nesta ruga”- e aponta o vinco no canto da boca. Estas são situações rotineiras em nosso consultório. A confusão entre a indicação do botox e do preenchimento é comum e compreensível, já que são os dois procedimentos mais realizados para o rejuvenescimento facial.
Mas afinal, o que está errado nestas perguntas?
Vamos entender como funciona cada um, para então descobrir o erro…
O botox é uma marca de toxina botulínica, que é um paralisante muscular. Não dá volume e não preenche vincos. Ele é usado na face para paralisar os músculos que geram as rugas dinâmicas – aquelas que se formam com os movimentos com franzir a testa e sobrancelhas e sorrir (pés de galinha). Com a musculatura paralisada, é possível sorrir e se expressar sem que as rugas apareçam. Porém, a musculatura que pode ser paralisada é a que não tem função importante. Não se deve paralisar a musculatura das bochechas ou da boca, pois isso levaria à dificuldade de comer, falar, sorrir…
O preenchimento é um material usado para dar volume e preencher vincos e rugas, deixando-as mais planas e menos evidentes. É usado nas rugas e vincos permanentes, aqueles que mesmo sem se expressar ficam evidentes. Pode ser aplicado no vinco ao lado da boca (sulco nasogeniano) e para dar volume nas maças do rosto (região malar). O preenchimento pode ser feito com vários materiais, como gordura, ácido hialurônico, PMMA, hidroxiapatita, outros.
Em casos de vincos muito marcados entre as sobrancelhas, pode ser necessário primeiro usar o botox, para paralisar a musculatura a aminiar o vinco, e depois realizar o preenchimento caso o vinco não tenha sumido. O preenchimento em área de muito movimento tem absorção mais rápida e é menos eficaz.
Agora podemos apontar o erro nas perguntas iniciais, certo? O que pode dar aspecto de Fofão na face é um preenchimento nas maças do rosco exagerado e mal feito, pois ele gera volume. O vinco ao lado da boca, não pode ser tratado com botox, para não paralisar o musculo que ajuda na fala.
Vejam outras informações nos links:
https://www.cirurgiaestetica.com.br/botox-quando-usar/
https://www.cirurgiaestetica.com.br/preenchimentos-quais-vantagens-e-como-escolher/
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica