Quando se fala em alimentação saudável a primeira coisa que se pensa é dieta não é mesmo? O segundo pensamento é a restrição de alimentos ou a substituição por alimentos sem gosto e sabor. Mas alimentação saudável é muito mais que isso: ela é a forma mais saudável de preparar alimentos que já fazem parte do dia a dia!
Tendo em vista que o maior objetivo é a qualidade de vida, a alimentação saudável chega para modificar todo o estilo de vida e até mesmo as preferências. Portanto, pode-se afirmar que não é tarefa fácil!
Veja agora algumas dicas de como seguir uma alimentação saudável sem maiores sacrifícios e sofrimentos.
Mudança no preparo dos alimentos
A mudança em teoria é simples. Acostumar-se com ela que é complicado! Mas ela traz benefícios inúmeros que serão percebidos já na próxima bateria de exames que fizer.
Optar por preparar alimentos assados, ao invés de fritos é uma das mudanças que causam bastante impacto inicialmente.
Doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, má absorção de nutrientes e a diminuição da fertilidade, são os principais problemas relacionados ao consumo das gorduras encontradas na fritura, quando consumidos em excesso.
A fritura tem muito mais calorias, devido ao óleo. Dessa forma a sugestão é substituir as frituras pelos grelhados.
Alimentos como peixe, frango e carne podem ser grelhados em cortes mais finos, pois dessa forma o cozimento é rápido. Assim, os nutrientes dos alimentos são preservados e o sabor também.
A regra é balancear: não precisa excluir de vez a fritura, apenas consumir com cautela! Alimentos fritos podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo.
Mudança nas escolhas
Essa talvez seja a maior dificuldade das pessoas quando têm de escolher entre diversos alimentos. Não se trata de excluir alimentos ou evita-los ao máximo: tudo pode, basta ter controle!
Recomenda-se ingerir frutas diariamente, mas a maioria das pessoas não segue essa recomendação por diversos motivos. Dessa forma, vale adotar outros meios para o consumo. Aí vale deixar a criatividade falar mais alto e preparar diversas versões de saladas de frutas, sucos, mix de sucos e os famosos sucos detox, que combinam a funcionalidade das frutas com as propriedades benéficas dos legumes, verduras e cereais.
Ao escolher uma sobremesa por exemplo, vale a pena optar pela versão menos calórica. Mas isso não quer dizer que não se pode comer aquela delícia da padaria, ou daquele restaurante maravilhoso! A recomendação é evitar e não restringir. Afinal de contas, não deve existir proibição, mas sim a reeducação! Deve-se entender que esses alimentos de fato não fazem tão bem quanto as versões saudáveis e interiorizar essa informação, para que não haja conflito entre corpo e mente.
Por isso é importante lembrar que as primeiras semanas serão as mais difíceis e a regra para vive-las é que, assim como tudo na vida: vai passar!
Verduras e legumes
A recomendação para uma alimentação de qualidade é através da ingestão diária de verduras e legumes. Porém, sabemos que é difícil conciliar boa alimentação com a correria do dia a dia, e por isso muitas pessoas não seguem essa recomendação.
Por isso, para quem frequenta restaurantes no horário das refeições, a recomendação é investir em uma porção farta de verduras e legumes e ingerir frutas após as refeições.
Cereais
Os cereais ajudam muito na reeducação alimentar pois fornecem energia, maior saciedade e também atuam na prevenção de diversas doenças.
Eles atuam na prevenção do câncer, da constipação e desordem no cólon. Devem no entanto ser consumidos em pequena quantidade, visto que são calóricos.
Oleaginosas
O consumo de oleaginosas como as nozes, castanha de caju, castanha-do-pará, e as amêndoas, proporcionam diversos benefícios para a saúde.
Elas são ótimas fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório, além de serem fontes de vitaminas. Novamente vale a ressalva de serem muito calóricos.
Alimentos naturais
Prefira alimentos naturais aos industrializados. Apesar da praticidade, estes alimentos são fabricados com adição de substâncias à base de conservantes, estabilizantes e corantes, para darem sabor e aroma aos alimentos e, principalmente torná-los mais duradouros. O uso dessas substâncias pode causar desde alergias até problemas cardiovasculares.
Por isso, opte sempre pelo preparo dos alimentos. Busque novas receitas e temperos naturais, assim como novas formas de consumi-lo. Isso fará com que não se enjoe do alimento e consuma suas proteínas e vitaminas de forma adequada.
Mudando Rotinas
É claro que não dá para mudar a rotina de uma vida inteira do dia para a noite! Por isso o mais importante é começar! Não importa se hoje não consegue deixar de comer tal alimento, faça as substituições com calma e devagar: não radicalize!
Outro detalhe importante é ter paciência com você mesmo! Não adianta iniciar o processo agora e querer resultados no dia seguinte ou na semana seguinte. Os resultados demoram a aparecer, mas são notados com pelo menos 20 dias de alteração na rotina da alimentação.
Durante a implantação dessa nova rotina, não sofra se caso comer algum alimento que tenha optado por retirar da alimentação: todo começo é difícil, e o mais importante é constância, e não a quantidade! Lembre-se que tudo pode, mas deve ser controlado!