Manter uma barriga livre de gorduras localizadas é um sonho para muitas pessoas. Mas mesmo com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, existem casos que ainda não conseguem obter a barriga desejada, e, por esse motivo, procuram por procedimentos cirúrgicos. É muito comum, no entanto, a noção de que cirurgia no abdômen é tudo a mesma coisa, mas muitas pessoas possuem uma única dúvida: “Qual a diferença entre Lipoaspiração e Abdominoplastia?”. Neste post, vamos explicar suas diferenças e benefícios, confira!
A lipoaspiração e a abdominoplastia são dois dos procedimentos estéticos mais realizados e que possuem a maior procura no país. Por conta de serem cirurgias plásticas voltadas para o abdômen e tirar gordurinhas localizadas, a maioria das pessoas não entende qual a distinção entre os dois e acaba por achar que são a mesma coisa, o que é um grande equívoco.
Ambas são completamente diferentes, indicadas para tratar diversos fatores e que podem ser realizadas juntas, a fim de complementar uma a outra.
Lipoaspiração
A Lipoaspiração, como o próprio nome diz (lipo = gordura, aspiração), é uma cirurgia que retira a gordura. É realizada por meio de cicatrizes muito pequenas, em torno de 4mm, que servem só para inserir a cânula na camada de gordura. Portanto, é indicada para casos de acúmulos de gordura, sem excesso de pele. Como a pele não é retirada, não trata a flacidez, podendo até piorá-la.
Ela é uma cirurgia plástica que tem como objetivo aspirar o excesso de gordura de uma área, sendo que a região do abdômen é uma das mais procuradas para a realização do procedimento. A operação é feita com uma pequena incisão, deixando cicatrizes pouco visíveis.
Sendo assim, essa cirurgia plástica é indicada para casos em que a pessoa está no seu peso ideal ou próximo dele, mas possui gordura localizada em excesso.
Principais candidatos
É indicada para casos de acúmulos de gordura. Os melhores casos são pacientes próximos ao peso ideal, com gordura localizada, sem excesso de pele (geralmente jovens e sem ter tido filhos – o que geraria flacidez).
Abdominoplastia (Cirurgia do Abdome)
Já a Abdominoplastia, é uma cirurgia que retira a pele abaixo do umbigo e “estica” a pele remanescente. Não retira a gordura de outros lugares além da que sai com a pele (abaixo do umbigo). Deixa grande cicatriz, porque para retirar pele é preciso cortá-la, o que produz cicatriz.
A cicatriz é proporcional ao excesso de pele: quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. A cinta muscular também é afivelada na cirurgia, corrigindo o distanciamento dos músculos, geralmente resultante da gravidez. É indicada para casos de flacidez de pele, sem excesso de gordura.
Durante a cirurgia também é corrigido o distanciamento entre os músculos. Por isso, é um procedimento indicado principalmente após gestações e casos de flacidez de pele, e não para excesso de gordura.
Principais candidatos
O paciente ideal para a abdominoplastia é aquele com excesso de pele e magro (na maioria dos casos mães que apresentam abaulamento do abdômen e flacidez de pele, apesar de magras).
E a maioria das pacientes que apresenta gordura e flacidez? Qual cirurgia estaria indicada?
Nestes casos, a cirurgia seria a Lipoabdominoplastia, que é a associação das duas técnicas – Lipoaspiração e Abdominoplastia. Primeiramente é realizada a lipoaspiração, para a retirada da gordura dos lados (flancos) e do abdômen (Isso faz com que a flacidez existente piore) logo depois na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular, produzindo um abdômen magro e sem flacidez.
É seguro realizar abdominoplastia e lipoaspiração ao mesmo tempo?
Apesar de existir uma grande distinção entre lipoaspiração e abdominoplastia, elas já foram realizadas em milhares de cirurgias com esta associação de procedimentos em conjunto, a chamada lipo-abdominoplastia, que associa as duas técnicas. O Brasil foi inclusive o pioneiro na lipoabdominoplastia que realiza simultaneamente a lipoaspiração com a abdominoplastia.
No entanto, cada caso deve ser avaliado em particular pelo médico de escolha do paciente para se certificar de que o benefício da cirurgia será maior do que eventuais riscos.
Quando realizadas, primeiramente é feita a lipoaspiração, que retira o acúmulo de gordura, dos flancos e do abdômen, e depois é feita a abdominoplastia, que remove o excesso de pele e flacidez. O resultado é um abdômen magro, liso e tonificado, com um corpo mais escultural.
Essa associação das duas técnicas é indicada para casos em que há a flacidez no abdômen e há também gordura localizada na região.
Quais os benefícios de unir esses procedimentos?
O benefício de se associar as duas cirurgias é que pode-se conseguir um contorno corporal do tronco mais definido. Muitas vezes, quando se realiza apenas a abdominoplastia, pode sobrar gordura em áreas onde não se retirou o excesso de pele. Outro benefício é que a lipoaspiração pode facilitar retirar mais pele pendente e ajudar a ter uma cicatriz de menor tamanho.
Mas atenção: como já foi mencionado, a cirurgia não tem por objetivo a perda de peso e o tamanho da cicatriz pode variar conforme a necessidade do paciente e a técnica a ser utilizada.
Qual a melhor opção então?
Agora que você já sabe o que difere a Abdominoplastia da Lipoaspiração, e conheceu a Lipoabdominoplastia, a melhor forma de você saber qual é a melhor opção para você, é procurando a opinião de um cirurgião plástico confiável.
Para ambas as técnicas ou a junção das duas, é fundamental procurar por um especialista, que realize uma avaliação e esclareça as melhores possibilidades de resultado. Se quiser ler mais sobre o assunto acesse os artigos do Dr. André Colaneri ou assista os seus vídeos explicativos.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr André Colaneri explica, em Vídeo, a Lipoabdominoplastia.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr. André Colaneri fala sobre a diferença entre lipoaspiração, abdominoplastia e lipoabdominoplastia.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr. André Colaneri fala sobre as diferenças das cirurgias plásticas: lipoaspiração, abdominoplastia, lipoabdominoplastia, mini-abdominoplastia.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri explica os mitos e verdades, assim como as diferenças entre a lipoaspiração e a abdominoplastia. Fala também sobre a diferença entre abdominoplastia e mini-abdominoplastia.