A Lipoaspiração é sem duvida a cirurgia plástica mais comentada entre todas. Há varias razões para isso, entre elas:
- Ser o sonho de consumo entre muitas mulheres;
- Promover melhor silhueta corporal;
- Aumentar a autoestima de muitas pessoas;
- Ser uma das cirurgias plásticas mais realizadas;
- Estar sempre na mídia pela divulgação de inúmeras técnicas tidas como milagrosas e sempre havendo uma ‘ultima técnica do momento’. Mas certamente, a mais avançada delas, é a Lipo a Laser.
Lipo a Laser
Devido à mítica onde tudo que se refere a “laser”, parece ser mais moderno, seguro e sofisticado, a Lipo a Laser tem sido muito comentada. Ela, como todas as lipos é uma cirurgia da especialidade da cirurgia plástica e portanto deve ser realizada por cirurgião plástico especialista.
Como é realizada?
Como toda Lipoaspiração realizada hoje, é feita pelo método tumescente, quando se injeta uma solução na gordura para aumentar o seu volume, visando facilitar a retirada.
A solução frequentemente é formada por soro fisiológico, adrenalina (para reduzir o sangramento) e anestésicos locais.
Por incisões muito pequenas, em torno de 4 mm, uma cânula com laser na ponta é introduzida na camada de gordura e, ao entrar em contato com as células de gordura, leva-as à ruptura devido ao calor emitido pelo laser.
Depois de usada a cânula a laser, a camada de gordura encontra-se parcialmente destruída e libera a gordura “liquefeita”. Para retirar a gordura e os detritos das células rotas, outra cânula (geralmente tradicional) é introduzida e se faz a lipo tradicional.
O laser não retira gordura, apenas a destrói.
Principal vantagem
A grande vantagem do uso do Laser na Lipoaspiração, na minha opinião, não está na retida da gordura (muitas técnicas fazem isso com ótimos resultados e segurança, como por exemplo a Vibrolipoaspiração), mas sim, nos efeitos gerados pelo calor emitido pelo laser na camada de gordura.
Por liberar calor, o laser também ajuda e minimizar o sangramento, coagulando pequenos vasos (veias e artérias). Também, ao esquentar internamente, pode levar à uma maior contração da pele, com potencial de maior reparação de leve flacidez.
Ou seja, a Lipo a Laser é uma boa alternativa, principalmente em associação à Vibrolipoaspiração e em casos de leve flacidez de pele.
Mais segurança, melhores resultados
Quanto menor o trauma, menor o sangramento, melhor a recuperação, menor o período de afastamento das atividades cotidianas, maior a segurança da cirurgia.
Pós-operatório
As recomendações para o pós-operatório são de repouso durante os primeiros sete dias. É preciso que o paciente utilize cinta no primeiro mês, uma vez que ela ajuda a modelar a nova silhueta.
Longas exposições solares, como praias e piscinas devem ser evitadas pelo menos nos dois primeiros meses.
Além destas, recomenda-se ao paciente que realize sessões de drenagem linfática, que ajuda a diminuir o inchaço e o incômodo do pós-operatório e realça o novo contorno corporal.
Embora as pequenas cicatrizes possam levar até um ano para atingir sua coloração natural, o resultado da Lipo a Laser pode ser notado com clareza seis meses após a realização do procedimento.
Logicamente que o resultado da cirurgia ainda está nas mãos e na experiência do cirurgião que manipula a cânula. Mas, sem dúvida nenhuma a Vibrolipoaspiração e o Laser, vieram para facilitar a vida do cirurgião e a recuperação do paciente.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
TV Gazeta: Dr André Colaneri é entrevistado e fala sobre as diferenças e vantagens de cada tipo de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipo, lipoaspiração tradicional.
Entrevistado no Terra TV, Dr. André Colaneri fala sobre os riscos, técnicas e indicação da lipoaspiração.
Entrevistado no programa Mulheres, Dr André Colaneri fala sobre lipoaspiração, lipoescultura, tipos de lipos, segurança, complicações, detalhes, etc.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre os diferentes tipos de lipoaspirações: lipo laser, vibrolipo, minilipo, lipo light, hidro lipo, etc. Riscos, recuperação, indicações.
Dr. André Colaneri explica os tipos de lipoaspiração, suas diferenças, vantagens e indicações.
Rede TV. Dr André Colaneri explica as diferenças e indicações para os tipos de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipo, lipo tradicional.
Dr André Colaneri explica as diferenças entre os tipos de lipoaspiração no programa Vida Melhor da TV Rede Vida.