Hoje muito se tem divulgado sobre técnicas de lipoaspiração, sobretudo as realizadas com anestesia local. Isso se deve ao grande desenvolvimento das técnicas, melhora dos anestésicos locais, aumento da segurança e bons resultados na maioria dos casos.
Na verdade, a lipoaspiração com anestesia local sempre existiu. Mas agora pode ser realizada com maior conforto e segurança graças ao desenvolvimento de anestésicos mais eficazes e cânulas menores.
Atenção
Porém, como golpe de marketing, tenta-se desvencilhar a lipoaspiração tradicional das realizadas com anestesia local. Como se fosse uma outra técnica, sugerindo até que não mais é cirurgia. Insinua-se que, se realizada em consultório, a lipo seria até mais segura. Costuma-se também fracionar a cirurgia em vários procedimentos menores, realizados em intervalos de semanas.
Segurança
Infelizmente muitas destas afirmações não são verdadeiras.
Primeiramente, o ambiente mais seguro para qualquer cirurgia é o centro cirúrgico hospitalar. Somente lá há todos os recursos para a reversão de eventuais e indesejáveis complicações, alem de uma higienização adequada, com menor risco de infecção. Um consultório jamais terá os equipamentos de segurança nem de controle à infecção que os hospitais têm.
Segundo, lipo light, minilipo, hidrolipo, etc., são todas lipoaspirações e, portanto, cirurgias. E como cirurgias, podem ter complicações, apesar de raras. E, para tratar uma eventual complicação, é necessário ter aparelhos para tanto, que os consultórios não têm.
Outro fator apontado como vantagem nas lipos pequenas, fragmentar a cirurgia em várias menores, na verdade é desvantagem. O risco de ficar com irregularidades entre as várias áreas lipoaspiradas em tempos diferentes é muito maior. É também mais freqüente a insatisfação do paciente devido a pouca retirada de gordura, visto que a anestesia local dura pouco e o procedimento tem que ser rápido. Somando-se a isso, há o risco cumulativo de vários procedimentos, cada um tendo chance de infecção, irregularidades, etc.
Médico capacitado
Um último e importante ponto a ser ponderado, é a da capacitação profissional de quem executa a cirurgia. Qualquer tipo de lipo (minilipo, lipo-light, micro-lipo, hidrolipo, lipo tradicional, etc.) é lipoaspiração. E o único médico capacitado para tal é o cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Infelizmente hoje há muitos médicos não cirurgiões plásticos fazendo lipo, e como os hospitais só permitem que os verdadeiros especialistas usem o centro cirúrgico para tal, os não especialistas acabam por fazer em consultórios ou em clínicas.
Conclusão
Por fim, vale a pena frisar que a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada entre todas, com ótimos resultados na imensa maioria dos casos e com alto índice de segurança, desde que realizada por especialista e em ambiente hospitalar.
TV Gazeta: Dr André Colaneri é entrevistado e fala sobre as diferenças e vantagens de cada tipo de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipo, lipoaspiração tradicional.
Entrevistado no Terra TV, Dr. André Colaneri fala sobre os riscos, técnicas e indicação da lipoaspiração.
Entrevistado no programa Mulheres, Dr André Colaneri fala sobre lipoaspiração, lipoescultura, tipos de lipos, segurança, complicações, detalhes, etc.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre os diferentes tipos de lipoaspirações: lipo laser, vibrolipo, minilipo, lipo light, hidro lipo, etc. Riscos, recuperação, indicações.
Dr. André Colaneri explica os tipos de lipoaspiração, suas diferenças, vantagens e indicações.
Rede TV. Dr André Colaneri explica as diferenças e indicações para os tipos de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipo, lipo tradicional.
Dr André Colaneri explica as diferenças entre os tipos de lipoaspiração no programa Vida Melhor da TV Rede Vida.