Cirurgia do Nariz

Cirurgia do Nariz

A Rinoplastia em São Paulo é uma das cirurgias mais realizadas, mas essa popularidade marca presença no mundo inteiro. Isso mesmo, porque muitas pessoas se sentem incomodadas com o nariz e também por sofrerem um certo tipo de bullying, e isso, infelizmente, acontece em todo lugar.

Normalmente, tudo começa quando a gente ainda é criança. Escutamos as zoações dos colegas e aquilo vai acumulando. Quando crescemos, nos tornamos jovens complexados com a aparência e não percebemos tal mudança. Nós simplesmente amadurecemos inseguros e tímidos. E isso afeta diversos aspectos de nossas vidas.

É comum vermos buscas como: rinoplastia para nariz largo, rinoplastia nariz batata, rinoplastia nariz asiático, rinoplastia nariz negróide, entre outros. Isso acontece, porque a rino é uma solução para vários incômodos, não só estéticos, mas também funcionais. Para que a pessoa possa se sentir bem consigo mesma de novo, nem sempre é por questões de beleza, mas sim, por questões de incômodo ou, até mesmo, por não se sentir bem com o que possui.

Para ajudar e reunir tudo sobre rinoplastia num único lugar, selecionamos todos os pontos importantes da cirurgia. Confira.

Rinoplastia (Cirurgia do nariz)

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A rinoplastia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.

A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade.

Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por ex igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais harmônico com a face.

Ou seja, a rinoplastia é a cirurgia plástica capaz de modelar o nariz. Por isso, também é conhecida como remodelagem nasal.

Por conta desse procedimento se encaixar em uma categoria estética, a rinoplastia se destaca como uma das operações mais procuradas no mundo inteiro. Isso porque ela possui um papel fundamental na correção da aparência desproporcional do nariz.

Por meio da Rinoplastia, é possível:

  • Alterar o tamanho ou formato do nariz;
  • Mudar a largura das narinas;
  • Realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior;
  • Corrigir um defeito de nascença ou dano nasal;
  • Além da busca por uma aparência mais harmônica, a rino é feita para resolver problemas respiratórios. Ou seja, também tem o objetivo funcional.

Existem casos que são realizados a Rino, em pacientes com desvio de septo. Isso ocorre quando o septo – parede interna que separa os dois lados do nariz – apresenta uma ou mais curvaturas, o que atrapalha na respiração.

O desvio possui como principal sintoma a frequente obstrução nasal. Normalmente o problema é somente interno, mas em algumas pessoas pode ser externo também, deixando o nariz com aspecto de torto.

Nestes casos, é comum realizar duas cirurgias com os dois objetivos, fazendo desvio de septo e rinoplastia juntos. Essa é a chamada rinosseptoplastia.

Outra situação é quem sofre com adenoide, ou carne esponjosa no nariz, que também pode fazer em conjunto com a rino. Já neste caso, ao combinar as duas cirurgias é comum que o cirurgião opte pela rinoplastia estruturada.

Como é realizada?

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta  – exorrinoplastias – ou fechada – endonasal.

Rinoplastia Aberta

Na aberta é realizada uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Já na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas.

A técnica da rinoplastia aberta é mais indicada nos casos em que há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz, porém, nesses casos também pode ser utilizada a técnica fechada, portanto fica a critério do cirurgião plástico qual será o tipo adotado.

Rinoplastia Fechada

A Rinoplastia Fechada é um procedimento que é realizado sem a visão do cirurgião, ou seja, o cirurgião plástico trabalha às escuras, já que a pele do nariz do paciente não é levantada. Mas sem medo, ela possui muitas vantagens!

Como o procedimento é um pouco mais ágil, o resultado final proporciona um nariz com uma consistência mais natural e a recuperação mais rápida do que na cirurgia aberta e não ficar nenhuma cicatriz aparente.

Apesar da maioria dos pedidos referirem-se à diminuição e remodelamento, há casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local. Para a diminuição do tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem e/ou é realizada a raspagem e o lixamento do osso.

Indicação

Desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.

Tipo de anestesia

Pode ser utilizada a anestesia geral ou até local com sedação, caso seja usada a geral, será necessária a intubação do paciente e a respiração será auxiliada por aparelhos (apenas durante o procedimento cirúrgico). A cirurgia demora, aproximadamente, duas horas.

Ilustrações da Cirurgia:

(Clique na imagem)

Rinoplastia

Tempo de internação

O paciente que passa pela rinoplastia é liberado no mesmo dia. Nos casos da cirurgia de rinoplastia associada à cirurgia funcional, o paciente deve ficar internado por um período de 12 a 24 horas.

Pós-operatório

Após a cirurgia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.

É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (roxidão), que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.

Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.
Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

Complicações

São muito raras no procedimento, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

Resultado Definitivo

O resultado definitivo é alcançado entre 6 meses e 1 ano, porém já há grandes mudanças a partir de um mês.

Vídeos

Entrevistado no programa Mulheres da TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre como é a moderna rinoplastia, resultados, mitos e verdades.

Entrevistado na TV Gazeta, Dr. André Colaneri fala sobre a rinoplastia moderna, o que mudou, e como é.

Dr André Colaneri explica detalhes da cirurgia plástica do nariz moderna, a rinoplastia estruturada, técnica, recuperação, cicatrizes, detalhes, resultados.

Solange Frazão entrevista Dr. André Colaneri. Falam sobre rinoplastia estruturada, a cirurgia plastica do nariz. Técnicas, cicatrizes, recuperação, detalhes e limites.

Dr. André Colaneri explica sobre a rinoplastia moderna estruturada, os resultados naturais, a segurança, os detalhes.

Artigos relacionados

Agende uma Consulta

Agende uma consulta

0/5 (0 Reviews)