1) Quando é indicada a Ninfoplastia (redução dos pequenos lábios vaginais)?
A ninfoplastia é indicada para as pacientes que apresentam aumento dos pequenos lábios vaginais e que se queixam de constrangimento ou desconforto.
2) Qual anestesia é usada?
Local com sedação. A alta é no mesmo dia.
3) Quanto tempo dura a cirurgia?
A ninfoplastia dura em torno de 40 minutos.
4) Qual o tempo de internação?
A alta é no mesmo dia da cirurgia. O retorno ao trabalho poderá ser depois de 3 dias.
5) Existem cicatrizes?
Toda cirurgia em que é realizada uma ressecção, ou seja, redução de alguma estrutura, deixa cicatriz. Porém, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais fica pouco perceptível, devido à localização delas e do tipo de pele local.
6) São dados pontos?
A sutura é feita com fios absorvíveis, ou seja, não precisa tirar os pontos, pois eles caem sozinhos.
7) Existe o risco de perder a sensibilidade?
A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ficar alterada transitoriamente. Porém a sensibilidade do clitóris, responsável pela maior parte da sensibilidade sexual, não é alterada visto que em nenhum momento da cirurgia há manipulação do clitóris.
8) Existe algum risco de ter problemas no parto?
A ninfoplastia não altera em nada uma possível gravidez ou parto.
9) O pós-operatório da ninfoplastia é doloroso?
Não é comum a dor pós-operatória intensa. Pode haver sim um desconforto, principalmente devido ao inchaço local, porém resolvido facilmente com antiinflamatórios e analgésicos comuns.
10) Quando é alcançado o resultado definitivo?
O resultado definitivo da ninfoplastia é alcançado depois de 6 meses, com qualquer cirurgia plástica. Porém, depois de 2 meses já se obtém 80% do resultado.
11) Quando poderei fazer exercícios físicos?
O retorno ás atividades físicas poderá ocorrer depois de um mês da cirurgia, com atividades menos intensas e progressão paulatina até os grandes esforços.
12) Depois de quanto tempo da ninfoplastia poderei ter relações sexuais?
As relações sexuais deverão ser evitadas por pelo menos 21 dias, sendo o retorno sem traumatismos o com uma boa lubrificação da genitália.
13) Existe ninfoplastia / labioplastia a laser?
Sim, a cirurgia pode ser realizada a laser. Em vez de cortar com o bisturi, o corte é feito com o laser, reduzindo o sangramento, o inchaço e a roxidão.
14) Qual a vantagem da cirurgia intima a laser?
O corte feito com o laser praticamente não sangra, pois o laser já cauteriza os vasos ao cortar. O sangramento, o inchaço e a roxidão costumam ser menores, o que torna a recuperação mais confortável e mais rápida.