1) Quantos quilos vou emagrecer com a reconstrução mamária com o tram?

Sendo uma cirurgia que transpõe determinada quantidade de pele e gordura de um lugar para outro, evidentemente não haverá uma redução significativa no peso corporal.

2) A cirurgia deixa cicatriz muito visível no abdome?

A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho (há casos, mesmo em que a própria “tanga” poderá ser usada), e infalivelmente passará por vários períodos de evolução, como se segue:

a- Período imediato: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b- Período mediato. Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes.

Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

c- Período tardio: Vai do 6º ao 12º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.

3) Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo com a Reconstrução de mama?

Na resposta anterior fizemos algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Resta-nos ainda acrescentar algumas observações sobre o novo abdome, no que tange à sua consistência, sensibilidade, volume, etc.

Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço”, que regride espontaneamente.

Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 12 a 18 meses de pós-operatórios.
A mama passará pelas mesmas fases da cicatrização. Sua sensibilidade nunca será igual `a de uma mama normal mas haverá certa sensibilidade que progride da periferia para o centro da mama reconstruída.

4) É verdade que será feito um umbigo novo na Reconstrução de mama?

Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior (descrita no item anterior). Pelo fato de ser uma cicatriz circular, em alguns casos a evolução poderá não ser aquela que se deseja, dando como resultado um aspecto “artificial”. Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes, o que, entretanto, é passível de correção, mediante “retoque” sob anestesia local, após alguns meses.

5) Ouvi dizer que o pós-operatório é muito doloroso, é verdade?

Uma cirurgia (TRAM) de evolução normal pode apresentar dor moderada, porém suportada com o uso das medicações analgésicas.

6) Há perigo nesta operação de Reconstrução de mama?

Raramente a cirurgia de reconstrução mamária com o TRAM traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório. Os riscos são inerentes a uma cirurgia de grande porte mas são contornáveis na maioria dos casos. Estes incluem problemas de hematomas, infecções, sofrimento da pele do retalho (perda de parte do retalho), problemas tromboembólicos, entre outros. Felizmente são raros no dia a dia deste tipo de cirurgia.

7) Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?

Anestesia geral. No terceiro tempo poderá ser utilizada a local com sedação.

8) Quando são retirados os pontos?

Entre o 7º e o 15º dias.

Agende uma Consulta
0/5 (0 Reviews)