1) ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES NO QUEIXO?

Na grande maioria dos casos a cirurgia é feita por dentro da boca, deixando uma cicatriz inaparente. Alguns casos pode ser feita por uma cicatriz abaixo do queixo, próximo à uma dobra existente neste local.

2) QUAL O TIPO DE ANESTESIA USADA NA MENTOPLASTIA?

Nos casos de colocação de prótese, a anestesia costuma ser local com sedação. Nos casos em que há avanço ou retração do osso do queixo (mento), a anestesia é geral.

3) COMO É A PROTESE DE MENTO QUE SERÁ INTRODUZIDA?

Há dois tipos de próteses: a de silicone e a de porex (polietileno poroso). Ambas são definitivas e não precisam ser trocadas, exceto se tiverem algum problema. A de silicone é mais barata e colocada abaixo do periósteo (membrana que recobre o osso). A de porex, mais cara, é colocada no mesmo lugar, mas precisa ser fixada com parafusos.

4) A PRÓTESE DE SILICONE PODE ESTOURAR? PODE DAR ALGUM PROBLEMA?

A prótese de mento é maciça, diferente da de mama que é gel. Por isso não tem risco de estourar e não precisa ser trocada. Há mais de 35 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena deste produto. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias.

• Raros são os casos de eliminação da peça. Quando isto acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a peça mediante simples cirurgia sob anestesia local, sem ficar qualquer seqüela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova peça.

5) HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO DA MENTOPLASTIA? FICA ROXO OU INCHADO?

Geralmente não há dor, pode haver um leve desconforto. Mesmo que ocorra uma discreta dor, poderemos neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns. Um edema leve (inchaço) é comum, principalmente no primeiro mês, mas nada que seja muito notável. Roxidão (equimose) pode ocorrer, mas não é frequente e costuma regredir em até 14 dias, caso ocorra.

6) TEM PONTOS? DÓI PARA RETIRAR?

Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados, caem sozinhos.

7) É FEITO ALGUM CURATIVO NO QUEIXO?

Um curativo de micropore é colocado no queixo, comprimindo-o levemente e ajudando a imobilizar a prótese e minimizar o inchaço e o risco de sangramento. Geralmente é retirado depois de 3 a 5 dias.

8) QUANTOS DIAS DEVEREI FICAR DE REPOUSO?

O trabalho em escritório geralmente é possível no dia seguinte da cirurgia. Trabalhos em que se faz muito esforço físico precisarão de mais tempo para retomar. Isso poderá variar entre os tipos de cirurgia e da profissão.

9) QUANDO PODEREI RETOMAR OS EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Não se deve fazer nenhum exercício físico, nem tomar banhos muito quentes e demorados por 21 dias, pois há risco de sangramento. Depois de 21 dias poderá fazer exercícios sem contato físico (correr, musculação, bicicleta, etc). Exercícios com contato físico (futebol, basquete, etc) devem esperar 2 meses. Artes marciais como boxe e jiu-jitso precisar aguardar 3 meses para serem retomadas.

10) MINHA FISIONOMIA MUDARÁ MUITO COM A MENTOPLASTIA?

A cirurgia é feita para harmonizar a face, não para modificá-la. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

11) ESTA CIRURGIA PODERÁ SER ASSOCIADA À RINOPLASTIA?

Em muitos casos há a indicação da associação das duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face. A isto denominamos “perfiloplastia”.

Vídeos

Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre prótese de queixo, a plástica chamada mentoplastia

Entrevistado na RIT TV, Dr André Colaneri explica sobre cirurgia plástica da face, a perfiloplastia, associação da rinoplastia e da mentoplastia (cirurgia plástica do queixo).

Dr André Colaneri é entrevistado na TV Rede Vida, e explica detalhes da perfiloplastia, a cirurgia plástica do perfil, que associa a rinoplastia e mentoplastia.

Agende uma Consulta
0/5 (0 Reviews)