As Cirurgias Íntimas são procedimentos cirúrgicos que ajudam a modificar a estética e funcionalidade de estruturas genitais, para aumentar o conforto e satisfação de muitas mulheres com essa parte do corpo. A redução de pequenos lábios, grandes lábios, monte de Vênus e outros procedimentos realizados na região são alguns dos exemplos dessas técnicas específicas.

Elas têm a capacidade de ajudar não só em aspectos físicos (como incontinência urinária, por exemplo) como também em aspectos psicológicos, já que contribui para a satisfação pessoa, melhora na autoestima e, muitas vezes, na vida sexual.

A cirurgia íntima mais procurada atualmente é a Ninfoplastia (também atende pelo nome de Labioplastia). Ela é responsável pela redução dos pequenos lábios vaginais – aqueles que são “internos” aos grandes lábios. Quando aumentados de tamanho, eles ficam aparentes na fenda vaginal e muitas vezes sua flacidez acaba interferindo na estética da região.

Essa característica incomoda muitas mulheres e pode até causar dor no momento da relação sexual e candidíase pela dificuldade de limpeza.

Saiba mais sobre a Ninfoplastia.

A segunda cirurgia íntima mais procurada é a cirurgia de Redução do Monte de Vênus (aquela protuberância acima do púbis). Quando essa região é aumentada de volume, pode causar constrangimento na mulher e até impedir o uso de várias roupas, como biquínis e calças mais apertadas.

A cirurgia consiste na retirada de gordura da região, dando um aspecto mais discreto ao local. Isso pode ser feito com uma lipo local e, nas vezes que há também flacidez na pele, geralmente devido à um grande emagrecimento, uma retirada de um fuso de pele ajuda a estica e corrigir o excesso.

Saiba mais sobre a Redução do Monte de Vênus.

Já a terceira cirurgia íntima mais comum é a correção dos grandes lábios vaginais. Eles são as estruturas que se localizam entre a virilha e a fenda vaginal. Com o passar dos anos, essa região do corpo pode perder gordura e começa a apresentar flacidez.

A cirurgia dos Grandes Lábios irá, então, preencher a região com enxertos de gordura.

Saiba mais sobre a Ciurgia dos Grandes Lábios.

É importante lembrar que antes de fazer qualquer procedimento de cirurgia íntima é preciso que a mulher passe por uma avaliação médica para ver se o tamanho dos lábios ou do Monte de Vênus realmente é anormal. Isso porque pode acontecer de algumas mulheres considerarem que os seus lábios sejam muito maiores que o habitual, e desejarem tirar mais do que o necessário – o que não é recomendado. Após a avaliação, a cirurgia é agendada.

O Laser

O uso do laser na cirurgia íntima tem inúmeros benefícios. Um deles é que ele proporciona uma incisão com menos trauma, uma vez que há menos sangramento. Isso acontece porque o laser queima os vasos sanguíneos ao cortar a pele, então promove também menor inchaço e roxidão.

Ele também pode ser usado para descamar uma parte da pele e clareá-la, ou para reduzir a flacidez dentro da vagina. Esse último é capaz de aumentar a concentração de colágeno e dar mais elasticidade e lubrificação.

Lembrando sempre que todos os casos devem ser estudados por um cirurgião.

Quer saber um pouco mais sobre cada um desses procedimentos? Veja abaixo detalhes sobre eles:

Artigos Relacionados