Blog

Slow beauty: você conhece esta novidade?

Por ser o maior órgão do corpo humano, e estar em constante exposição, a pele requer uma série de cuidados que promovem a prevenção de possíveis doenças, além de manter o bom funcionamento do organismo. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando de lado o hábito mais precioso que podemos ter: o autocuidado.

 

Com certeza você já ouviu falar sobre skincare e a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele que envolve produtos de beleza desde cosméticos industrializados até o uso de óleos e receitas caseiras. Mas, você sabia que existe um conceito ainda mais consciente e natural que promete revolucionar os cuidados de beleza? 

 

O que é Slow Beauty?

 

O Slow Beauty é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e, aos poucos, está se popularizando no mundo todo como uma alternativa para aqueles que almejam um estilo de vida mais consciente. 

 

O Slow Beauty, acima de tudo, representa um retorno às origens, resgatando os cuidados de beleza que nossos ancestrais tiveram. Esse conceito é novo, mas visa o uso de cosméticos e produtos naturais, aproximando-se ao máximo de sua origem.

 

Muitas pessoas adotam um estilo de vida mais saudável e compram produtos com baixo teor de substâncias nocivas, além de optarem pelo consumo de alimentos saudáveis, entretanto, acabam esquecendo da quantidade de componentes tóxicos presente na maioria dos cosméticos. 

 

O Slow Beauty tem como objetivo promover uma maior apreciação do produto, melhorar a qualidade do consumo e incentivar uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente. Essa novidade promove a sustentabilidade ambiental e promove um comércio justo. 

 

É imprescindível que as mulheres  –  principalmente as brasileiras – se atente com os cuidados de beleza e use protetor solar para evitar possíveis doenças já que a pele está em constante exposição à radiação solar, poluição, vento, poeira e outros agentes químicos que podem danificá-la.  

 

Resgate das antigas tradições

 

Engane-se quem pensa que o Slow Beauty é sinônimo de desleixo. Essa tendência não implica na rotina de cuidados de beleza, pelo contrário, ela propõe um novo olhar para a beleza interior. 

 

Em meio a rotina corrida e o consumo desenfreado, esse conceito surgiu para desacelerar e convidar as mulheres a ressignificarem suas visões sobre o auto-cuidado e a beleza, incentivando-as a obter um estilo de vida mais equilibrado e saudável. No Slow Beauty, a alimentação também é importante, afinal, devemos ter equilíbrio em todos os âmbitos de nossas vidas. 

 

Cuidado com as alergias

 

Não adianta adotar esta novidade e sair usando e comendo qualquer coisa. É preciso ter cuidado e bom senso com o uso de qualquer planta, produto ou óleo, principalmente os essenciais. Isso porque eles são extremamente concentrados e devem estar em uma concentração e diluição adequadas para uso. 

 

Deve-se, também, se atentar com o rótulos dos produtos, mesmo aqueles que sejam “naturais”. Não há problemas em utilizar algum óleo vegetal puro, contudo, eles não devem ser misturados com outras substâncias como óleo mineral e perfumes. Lembre-se sempre de fazer um teste de contato antes de aplicar em toda superfície da pele, isso evita alergias e possíveis riscos. 

 

Menos é mais!

 

A cada dia que passa, as pessoas estão tendo mais acesso à informação e descobrindo que é possível, sim, utilizar cosméticos livres de agrotóxicos e componentes nocivos. Os cosméticos orgânicos, por exemplo, evitam substâncias potencialmente alergênicas que são  

facilmente encontradas nos cosméticos convencionais. Entretanto, algumas marcas dermatológicas estão buscando lançar produtos ainda mais puros, contendo 0% de álcool, fragrância e parabenos. 

 

Benefícios do slow beauty

 

Aliado à uma alimentação saudável e um consumo mais consciente, o slow beauty traz diversos benefícios para a pele, como hidratação, melhora da qualidade da derme, prevenção do envelhecimento e ação antioxidante. Além disso, ele é uma forma de respiro e refúgio que muitas mulheres encontram no seu dia a dia para se reconectarem consigo mesmas. 

 

Independente de qual for sua escolha, é possível se amar e, ainda sim, querer melhorar características existentes. Afinal, é justamente por ter amor próprio que devemos querer buscar nossa melhor versão diariamente. 

 

Me acompanhe no Instagram e fique por dentro do universo das cirurgias, cuidados com a alimentação e muito mais!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886