Blog

Óleos: saiba o quanto a sua pele pode se beneficiar com eles

A  pele é a camada protetora do nosso corpo e, por estar em constante exposição,  ela  precisa de proteção. Desde proteção solar, a hidratação diária. E quando se fala da pele do nosso rosto, que é ainda mais sensível, esses cuidados só aumentam. 

Já falamos aqui sobre os benefícios e como fazer a skincare, a nova realidade de muitas pessoas, principalmente mulheres que possuem uma rotina de maquiagem. Cada escolha para o cuidado da pele é importante para a saúde e longevidade da sua elasticidade. Por isso, as rugas e linhas de expressão são algumas das preocupações das pessoas que querem manter sua pele bonita e saudável.

Além disso, ter um cuidado diário da pele uniformiza o seu tom e garante benefícios para a saúde, principalmente, a saúde emocional, já que o auto cuidado gera a oportunidade de  aumento da auto estima.

Hoje, selecionamos um dos principais agentes que atuam no cuidado da pele e que tem sido um dos queridinhos dela: os óleos. 

Uso dos óleos para o cuidado da pele

Muito se debate sobre o uso de óleos para a pele, já que um dos grandes problemas de peles acneicas, oleosas ou mistas é a produção de óleo, ou sebo, da própria pele. Então, pela lógica, usar mais óleo, só pioraria a situação. 

Mas, diferente do que muitas pessoas acreditam, quando se utiliza cosméticos para diminuir a oleosidade da pele, a própria pele se esforça na ação contrária, ou seja, tenta produzir mais óleo ainda. Uma forma de equilibrá-la é utilizando óleos vegetais e essenciais, principalmente aqueles que possuem ação antioxidante e que estimulam a produção de colágeno. 

Cuidados com a pele: sempre consulte o seu dermatologista

Como sempre mencionamos por aqui, é importante sempre que haja uma avaliação médica antes de qualquer uso. Então, se você se está em tratamento dermatológico, converse com o seu médico antes de utilizar os óleos, para saber se essa prática faz sentido ou não. Afinal, cada pele é um caso em questão, e só quem pode te ajudar a definir qual metodologia seguir é o seu médico que conhece o seu histórico, tudo bem?

Leia também: Os benefícios da Babosa para a pele

Seguindo, iremos abordar os melhores óleos para o cuidado da pele e quais os principais benefícios para ela!

Óleos: quais são os melhores para o cuidado da pele?

Dentre tantas alternativas de óleos, seja óleo vegetal, óleo essencial e óleo mineral, é importante escolher a que mais se adequa ao seu tipo de pele, objetivo, bem estar e de acordo com o estágio do seu tratamento dermatológico, se seu médico liberar para uso.

Entre os diferentes tipos, cada um possui uma função diferente e atua de forma direta no objetivo que se pretende alcançar com o seu uso.

É importante também ressaltar da importância do uso diário de protetor solar, já que durante qualquer tratamento ou cuidado com a pele, a sensibilidade ao sol pode aumentar. Então, nada de deixar o filtro solar cair no esquecimento, hein?! 

Óleo vegetal ou óleo essencial, qual a diferença?

É importante saber o porquê da diferença entre cada tipo de óleo para que o que você escolher aderir na sua rotina, seja compatível com a sua meta. Ambos os óleos, vegetal e essencial, são extraídos de diferentes partes das plantas.

Geralmente, os óleos vegetais são extraídos de sementes e frutos, enquanto os óleos essenciais são extraídos de caule, folhas, flores e até raízes.

Mas você deve estar se perguntando se a principal diferença é de onde o óleo é extraído… A resposta é não. A diferença mais nítida entre os dois tipos de óleos tem a ver com suas composições, que afetam diretamente as propriedades físicas (aparência, cheiro, viscosidade…) e seus usos.

Benefícios e uso de óleos essenciais

Os óleos essenciais são muito conhecidos pelo cheiro agradável, mas não devem ser ingeridos, pois suas aplicações estão mais focadas em ações aromatizantes, como também na área de aromaterapia, já que se encontram em concentrações muito altas. Para o cuidado na pele, alguns dos óleos essenciais possuem propriedades antibacterianas, tendo assim um uso a mais em cosméticos como conservantes. Podemos citar, por exemplo, o óleo essencial de lavanda, alecrim, limão, entre muitos outros. 

Benefícios e uso de óleos vegetais

Os óleos vegetais podem ser ingeridos e, inclusive, são utilizados na cozinha! Isso mesmo, alguns desses óleos são muito importantes para a alimentação diária, pois são fontes de vitaminas. Os benefícios da vitamina C, até o ômega-3 pode ser encontrado nos óleos vegetais. Imagine utilizar o azeite na sua pele ou, até mesmo, o famoso óleo de coco. 

Os óleos vegetais têm diversas aplicações, mas uma de suas funções é diluir óleos essenciais, sendo assim o óleo vegetal “carrega” o essencial, pois os óleos essenciais são muito concentrados e podem causar irritações na pele.

Conheça dois dos principais óleos para o cuidado da pele

Amêndoas: esse óleo hidrata e como revitalizante, ajudando a dar elasticidade à pele. Muito utilizado na prevenção de estrias em grávidas, pode ser usado na hidratação diária da pele. Também é uma opção de demaquilante e para limpeza de pele.

Óleo de rosa mosqueta: ele atenua linhas de expressão, rugas e mantém a hidratação da pele. Ainda tem o poder de regeneração dos tecidos, sendo usado nos tratamentos de manchas causadas pela excessiva exposição ao sol, por cicatrizes cirúrgicas, quelóides, acnes e queimaduras.

Para saber mais sobre cuidados com a pele e dicas de receitas fitness, acompanhe do Dr. André Colaneri no Instagram!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886