Blog

Cuidados para tratar a pele após a cirurgia estética: entenda sua importância

Fazer uma cirurgia plástica é uma decisão que pode ser movida pela vontade de mudar alguma região do corpo, melhorar a aparência ou corrigir algo que prejudica a saúde de alguma maneira. Para muitas pessoas, a cirurgia estética é a realização de um sonho, um caminho para auto aceitação e aumento da autoestima. 

Por isso, quando uma pessoa decide fazer uma cirurgia, além de toda preocupação em relação aos cuidados do pré e pós, a segurança e o financeiro, existe também a questão emocional, que é muito importante durante todo o processo que perpassa a cirurgia. 

Muitos especialistas afirmam que a saúde mental e o estado emocional são fatores cruciais  para o desenrolar do procedimento, e ele pode  ser tanto positivo quanto negativo, já que a força da mente é imprescindível em qualquer área. 

Leia também: Cirurgia plástica – qual a melhor época para fazer?

O poder do mindfulness no pré e pós operatório de cirurgias plásticas estéticas

A mente tem um poder incomparável que atua no nosso corpo e influencia  nossas decisões. Sendo assim, por que ela não possui  a  devida atenção quando se trata de cirurgias? A resposta pode estar na forma como enxergamos esse procedimento. 

O comportamento humano, diante de mudanças bruscas, afeta diretamente a química do cérebro, o que representa, também, mudanças emocionais. Sendo assim, como evitar os excessos emocionais e aplicar a inteligência emocional no pré e no pós operatório?

Através do mindfulness! Respirar, se organizar e prestar atenção em cada decisão e nos próximos passos a seguir, no antes, durante ou pós cirurgia, é a ordem fundamental para o bem estar e uma boa qualidade de vida, tanto física quanto mental, numa das fases mais marcantes para quem se submete a um procedimento cirúrgico. 

O maior benefício do mindfulness para o pré e pós cirúrgico está, justamente, na ressignificação desse momento: não apenas uma cirurgia ou correção, mas uma necessidade ou realização de um sonho. 

Quanto mais objetivo, claro e real essa ressignificação estiver para o paciente, melhor será a performance, independente se estiver na mesa cirúrgica, ou na recuperação.

O que fica depois da cirurgia estética?

As temidas cicatrizes. Não, essa não é a resposta para o título deste tópico. Entretanto, ela abre caminho para uma das principais preocupações das pessoas quando se pensa em cirurgia: e o depois?

Assim como é importante planejar tudo com cuidado, segurança e saúde, também é importante visualizar o que se deseja posteriormente. O mindfulness, falado no tópico anterior, é um ótimo agente na produção do bem estar durante todo o momento da cirurgia plástica, desde a primeira consulta, até as semanas de recuperação. 

Mas, além disso, ele é também um ótimo aliado para esse “depois” que permanece com o paciente: o resultado, a cicatriz e a satisfação. E como a mente tem poder sobre o nosso corpo, quando cuidada, ela é um excelente auxiliador no tratamento da pele após a cirurgia estética. 

Confira os cuidados essenciais com a pele nos pós-cirúrgico

Cada tipo de pele possui uma particularidade que, dependendo do tipo de cirurgia, é importante ressaltar com o médico cirurgião. Desde as mais sensíveis às mais resistentes, todos os tipos de pele precisam de cuidados e são formados por duas camadas principais: a epiderme e a derme. 

A epiderme é a camada mais superficial, já a derme é a camada intermédia da pele, localizada logo abaixo da epiderme. A epiderme é a esfera visível da pele e aquela que precisa de proteção solar e rotina de cuidados. 

Quando a pele é sujeita à uma cirurgia, além de toda complexidade do próprio procedimento, o cirurgião ou cirurgiã plástica deve se atentar ao resultado final da epiderme. Pois, para a grande maioria dessas operações estéticas, o visível é o fator mais importante.  

Usamos como exemplo a Rinoplastia, uma das cirurgias mais realizadas no País, que teve um aumento de 4.800% nas buscas, nas últimas semanas. Uma Rinoplastia bem realizada pode gerar benefícios duas vezes: além de ter o resultado esperado, ainda oferece um rejuvenescimento natural, confortável e indetectável.

Além disso, o tratamento adequado das cicatrizes é fundamental após qualquer cirurgia plástica, pois pode ajudar a evitar o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e quelóides. 

Hoje, existem alternativas altamente tecnológicas que ajudam nisso, como é o caso de curativos biotecnológicos, massagens com cremes específicos e até a utilização de próteses de silicone, usadas para acelerar o amadurecimento das cicatrizes.

Dicas de cuidados para tratar a pele após a cirurgia estética

Confira algumas dicas de ouro para cuidar da pele depois da cirurgia:

  • Faça refeições leves, à base de caldos, grelhados e cozidos, comendo pequenas quantidades ao longo do dia para evitar náuseas;
  • Coma 2 porções de frutas por dia, caldo de legumes ou iogurte com sementes para manter o funcionamento intestinal;
  • Beba, pelo menos, 1,5 L de água ou chá para se hidratar;
  • Hidrate a pele diariamente com creme, pois ele pode ser usado para ajudar na regeneração do tecido da pele, além de loção hidratante para aliviar desconfortos;
  • Não coce: a sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo, mas é importante não coçar para não agredir a cicatriz;
  • Evite a exposição solar. Após o período de recuperação, use sempre o protetor solar para evitar o envelhecimento precoce da pele. O filtro solar também serve para auxiliar na atenuação de linhas finas, quando se trata do rosto, pois a pele do rosto é mais sensível e o fator de proteção é fundamental;
  • Siga as orientações médicas, como tomar a medicação corretamente, pois a ordem funcional dela é importante, além e repousar no período indicado.

Para mais dicas como essa, me acompanhe no Instagram!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886