Assuntos Variados

Cirurgia plástica – qual a melhor época para fazer?

Esta é uma pergunta muito frequentemente feita por amigos e pelos pacientes em nosso consultório. Afinal, a época escolhida para cirurgia plástica influencia no resultado?

Sempre ouvimos que o inverno é a melhor época… Será?

O inverno traz algumas vantagens sobre as estações quentes. Por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia da face, em que o edema (inchaço) é mais proeminente. Outro ponto a ser ponderado, é que em algumas cirurgias plásticas é necessário durante a recuperação o uso de cintas compressivas por mais de um mês, o que é bem mais tolerável em dias frios.

Julho, por sua vez, é férias escolares e permite que quem tem filhos possam programar a sua cirurgia e ter uma recuperação mais tranquila. Logo, por estas razões, julho se tornou o mês mais procurado para cirurgias plásticas.

Entretanto, mais do que operar no frio, há fatores outros de fundamental importância na programação para a cirurgia e que implicam de forma mais contundente no resultado da cirurgia plástica. O primeiro entre todos eles é procurar um Especialista. Parece lógico, mas muitos médicos não especialistas fazem cirurgias plásticas.

Especialistas

Os cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são reconhecidos como especialistas, pois é ela quem supervisiona a formação do Especialista. Para ser especialista em cirurgia plástica é necessário cursar 6 anos na faculdade de medicina, formar-se médico. Depois disso precisa prestar outro vestibular para ser cirurgião geral, fazer mais dois anos de residência em cirurgia geral, formar-se cirurgião geral. Fazer mais um vestibular para cirurgia plástica, fazer mais 3 anos de residência em cirurgia plástica, formar-se em cirurgia plástica e depois disso tudo, passar na prova de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. São 11 anos de estudos intensos para depois fazer a prova da especialidade. Apenas quem passar na na prova de especialista recebe o titulo de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Operar em ambiente hospitalar é fundamental para a maior segurança da cirurgia. Não basta saber tratar uma eventual complicação, é preciso ter meios e equipamentos para isso.

Tempo

O último fator de fundamental importância é ter tempo e logística adequados para a recuperação da cirurgia realizada. Uma recuperação inadequada influenciará diretamente no resultado. Portanto, é melhor operar no verão e ter tempo suficiente para recuperação, do que operar no inverno e ter que voltar ao trabalho precocemente. Feriados também são muito procurados como opção para a recuperação, pois permitem um descanso e recuperação adequadas para pequenas cirurgias, evitando perder as férias para a recuperação. Cirurgias com rápido retorno ao trabalho de escritório, como prótese de mama, cirurgia das pálpebras, orelhas, ginecomastia, cirurgia intimas permitem um recuperação adequada em feriados, mesmo fora do inverno.

Dr. André Colaneri
Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886