Blog

Bichectomia: redução das bochechas

A Bichectomia consiste em uma cirurgia simples cuja finalidade é a retirada parcial da gordura presente nas bochechas, chamada de ‘’Bolsas de Bichat’’. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. Mas em grande quantidade, dá ao rosto um aspecto infantil e arredondado, o que desagrada muitas pessoas.

Antes de fazer sucesso nos Estados Unidos e posteriormente em outros países como o Brasil, o procedimento era feito apenas por dentistas para resolver o problema de lesões na parte interna da bochecha. Logo o resultado estético passou a ser percebido e os cirurgiões plásticos passaram a se especializar para poder realizá-la para fins estéticos.

Hoje, a busca por um rosto mais fino vem crescendo, o que tornou a Bichectomia mais procurada nos últimos tempos.

Objetivo da Bichectomia

O principal objetivo do procedimento é dar ao paciente um rosto com uma aparência um pouco mais magra, com maçãs do rosto mais proeminentes e uma face mais fina, devido à redução das bochechas.

Indicações

Como sabemos, sua finalidade é estética e pode ser funcional. Sua procura é grande porque mesmo mantendo uma rotina com dieta e exercícios, não acontece facilmente o desaparecimento das bochechas, já que essa é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo.

Entretanto, é essencial uma avaliação facial completa, para verificar se a cirurgia trará os resultados esperados. Principalmente porque há casos, como da Hipertrofia do músculo masseter, que pode ser o responsável pelo ‘’rosto largo’’ do paciente. E por esse músculo causar inchaço na parte de trás das bochechas (no ângulo da mandíbula), a Bichectomia poderia ter um resultado limitado. Um paciente muito acima do peso terá toda a face redonda e não somente as bochechas, oque faria do resultado da Bichectomia decepcionante.

Bichectomia funcional

A Bichectomia funcional costuma ser feita em pacientes que com muito volume na região da bola de Bichat, os quais, em função disso, acabam mordendo muito as bochechas.

A lesão repetida da parte interna da bochecha pode ocasionar uma proliferação de bactérias que são capazes de causar mau hálito e doenças da cavidade oral e cicatrizes na parte interna da boca.

Atrapalha a mastigação?

Não. A redução das bochechas pode inclusive trazer uma melhora funcional, para quem está sempre “mordendo as bochechas” em função do aumento da gordura de Bichat.

Pré operatório

Como em outros procedimentos, a cirurgia para redução das bochechas exige pré-operatório.

Por se tratar de uma área delicada do rosto, o corte acidental pode causar paralisia facial ou prejudicar o ducto parotídeo – responsável por transportar a saliva até a boca – então, todo cuidado é válido, não só para a redução da gordura das bochechas, mas em qualquer procedimento cirúrgico, seja ele simples ou mais complicado.

Como é a redução das bochechas?

A cirurgia costuma ser rápida, em torno de 40 minutos e com anestesia local ou local com sedação.

A incisão, de aproximadamente 1 cm, é realizada por dentro da boca. Após atravessar o músculo, a gordura das bochechas são retiradas e cortadas. Seguido do ressecamento, é feita uma cauterização por bisturi elétrico, para evitar sangramentos. E em relação aos pontos, eles se absorvem sozinhos, ou seja, não há necessidade de retirá-los, cairão sozinhos.

Caso alguma outra cirurgia que envolva uma incisão na pele esteja sendo realizada, como o lifting facial, a bichectomia pode ser feita em associação. Assim, quando a pele é levantada para que seja reposicionada, o especialista aproveita-se para remoção das bolas de Bichat.

Quanto de volume pode ser diminuído com a Bichectomia

Geralmente é feita a retirada parcial da bola de Bichat. O volume retirado deve ser suficiente para causar um benefício estético, sem aprofundar muito a região das bochechas, buscando sempre um resultado natural.

Cicatrizes

E em relação às cicatrizes, elas são mínimas, e por ser uma cirurgia dentro da boca, quase não é perceptível.

Pós operatório

Após o procedimento, o pós-operatório costuma ser tranquilo, com pouco inchaço e pouca dor.

O tempo de recuperação é relativamente rápido e alguns cuidados que devem ser tomados são comuns a outras cirurgias plásticas.

Nos três primeiros dias há mais inchaço e algumas áreas podem ficar roxas. Mas isso é temporário e em alguns dias o paciente já está recuperado. É importante ter uma alimentação balanceada e deve-se evitar exposição ao calor e ao sol.

Após uma semana, atividades sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que sejam atividades leves – pois ainda não recomenda-se exercícios físicos pesados. Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.

Resultado final

O resultado começa a ser notado após 2 semanas. Durante esse tempo, o resultado é pouco percebido em função do inchaço. Após esse período, o rosto já começa a afinar e ficar mais definido, a partir daí os benefícios passam a ser evidentes. O resultado final só pode ser avaliado após 6 meses da cirurgia.

Riscos

A Bichectomia é uma cirurgia simples e dificilmente pode dar algo de errado, mas como toda cirurgia plástica, há pequenos riscos que devem ser levados em consideração.

  • Hemorragia;
  • Infecção;
  • Parestesia e paralisia facial (alteração da sensibilidade): na região do rosto existem nervos que são responsáveis pela sensibilidade da face que se forem danificados podem causar alteração da sensibilidade e paralisia facial;
  • Lesão da glândula parótida;
  • Lesão do ducto parotídeo (canal da exteriorização da saliva);
  • Assimetria facial.

Fazendo a escolha correta de um bom cirurgião plástico, os riscos são minimizados. É necessário escolher um profissional que seja experiente e conheça da anatomia facial.

Antes e depois

O resultado esperado após a Bichectomia é um afinamento discreto do rosto. Pessoas com bochechas mais proeminentes podem notar um contraste e afinamento maior. Além disso, pessoas com o rosto mais cheio devido a taxas altas de gordura corporal podem não notar tanta diferença. No caso de pacientes que têm acumulo de gordura abaixo do queixo, uma lipoaspiração da papada pode ser realizada junto com a Bichectomia.

É importante ressaltar, no entanto, que após os anos, o rosto começa a sofrer uma perda de gordura. Por isso pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial.

Vamos conversar!

 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886