Blog

Preenchimento labial natural: quais os principais riscos?

Os lábios são uma das características mais marcantes do rosto. E, por conta disso, muitas pessoas procuram formas de destacá-los ainda mais. Com isso, surgiram alguns procedimentos estéticos, entre eles, o preenchimento labial. Porém, começaram a aparecer outras alternativas para obter um lábio mais “cheio”. Conheça os principais riscos dessas técnicas. 

O que é preenchimento labial?

O preenchimento labial é uma cirurgia plástica que consiste em deixar os lábios mais carnudos e cheios, e é realizado através da aplicação injetável de ácido hialurônico na boca atraindo moléculas de água e estimulando a formação de colágeno na região. 

Esse estímulo pode aumentar a hidratação dos lábios e a sustentação da pele, o que firma a região e proporciona um aspecto mais saudável. O procedimento é realizado com anestesia local e no contorno dos lábios, e em seguida é aplicada a substância no lábio superior e inferior. 

É de extrema importância que esse procedimento seja realizado com um cirurgião plástico membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). É preciso levar em conta a necessidade de cada paciente e aplicar a quantidade exata para cada tipo de rosto. 

O ácido hialurônico dura cerca de 48 horas para fazer efeito e poder ver as primeiras diferenças no lábio. É recomendado que o paciente evite fazer muitos esforços nos primeiros dias após realizar o procedimento. 

O procedimento precisa ser seguro, com materiais biocompatíveis, temporários e que tenham antídoto. 

Para quem o procedimento é indicado?

O preenchimento labial é indicado, principalmente, para pessoas que possuem lábios desproporcionais ou quando há perda do contorno e/ou volume labial. Além disso, ele também pode ser realizado por pessoas que desejam simplesmente aumentar o volume dos lábios. 

Após o procedimento, os resultados se perduram por 6 meses, pois têm ação temporária e necessitam de aplicações periódicas para a manutenção dos resultados. 

Principais indicações: 

  • Aumento de volume;
  • Melhora do contorno;
  • Correção de assimetrias;
  • Diminuição da exposição gengival;
  • Melhora do selamento labial;
  • Finalização de tratamentos reabilitadores e ortodônticos;
  • Reequilíbrio das proporções faciais;
  • Harmonização facial.

Contraindicações: 

  • Gravidez;
  • Amamentação;
  • Estado geral de saúde ruim;
  • Infecção ou inflamação no local.

Quais os tipos de preenchimento labial?

Existem dois tipos de preenchimento labial: 

Definitivo

No preenchimento labial definitivo é utilizada a lipoenxertia, que é uma técnica onde a substância é a própria gordura do paciente, sendo removida de um lugar que apresenta excesso e é reaplicada nos lábios. 

Essa gordura é reabsorvida pelo organismo, entre 40% a 50% e os resultados iniciais demoram cerca de 3 meses para aparecerem. 

Temporário

Essa é a forma mais comum, onde é aplicado o ácido hialurônico nos lábios e o resultado dura até 6 meses. Esse é o modo mais seguro e mais procurado pelas pessoas interessadas nesse procedimento. 

E o preenchimento labial natural?

O modo “natural” de fazer esse tipo de preenchimento é colocando um copo ou algum objeto redondo na boca e “sugar” ele, de modo que faça pressão nos lábios e aumente o volume deles momentâneamente. 

Esse procedimento é extremamente perigoso, já que fazer essa sucção com a boca pode causar inúmeros problemas, como estourar vasos de sangue, causar inchaço e até mesmo danos irreversíveis. 

Além disso, existem técnicas caseiras, que consistem na mistura de diversos ingredientes, como limão, hortelã e canela. 

Reforçando que, o procedimento de preenchimento labial deve ser feito com um profissional da área, já que é injetada uma substância diretamente nos lábios, e por isso o resultado é tão satisfatório. O cirurgião deve ir de acordo com a necessidade de cada paciente, e explicar os riscos que o procedimento pode desencadear. 

Tem alguma dúvida sobre o preenchimento labial? Entre em contato comigo e saiba mais. 

Me acompanhe no Instagram também! 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886