Blog

Qual a importância de uma alimentação balanceada?

Você com certeza já ouviu falar da importância de se alimentar bem. O tempo todo somos impactados por dados e informações de todos os tipos, que dizem o quanto açúcares, carboidratos e gorduras fazem mal para nós. Mas você sabe a importância de uma alimentação balanceada? Continue a leitura que eu te conto! 

A alimentação balanceada é o primeiro passo para uma vida longa e de qualidade. Uma dieta balanceada pode fornecer ao corpo tudo o que é necessário diariamente, para que ele permaneça saudável e preparado para desempenhar suas funções metabólicas e as atividades cotidianas de maneira eficaz. 

Para saber se você segue uma alimentação balanceada e benéfica ao seu organismo, a principal dica é prestar atenção às coisas que você leva à mesa. Sempre que possível inclua no cardápio alimentos que forneçam proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. 

Para manter o equilíbrio na composição do prato, siga essas dicas: reserve metade do espaço do prato para as hortaliças e verduras, um pequeno espaço para proteína (carne, por exemplo), e o que sobrou para carboidrato (arroz, batata, entre outros). 

Manter uma alimentação saudável é um processo difícil e que não acontece da noite para o dia. Além de auxiliar no bom desempenho das funções do corpo, uma alimentação balanceada pode prevenir doenças de todas os tipos desde resfriados até doenças crônicas. 

Investir em uma alimentação saudável pode poupar o investimento em medicamentos sintéticos no futuro. Conheça mais os benefícios de manter uma alimentação balanceada: 

Combater a obesidade

A Organização Mundial da Saúde classificou a obesidade como uma epidemia mundial. Claro que existem vários aspectos que podem levar a esse quadro, como doenças crônicas, alterações hormonais, genética, entre outros. Uma forma de combater a obesidade é com um bom cardápio. 

Substituir os alimentos industrializados e processados por coisas mais naturais e nutritivas pode ser um ótimo começo. A dieta deve ser composta por alimentos mais saudáveis e de origem vegetal. Investir em vitaminas e minerais, trocar o leite integral pelo desnatado, a manteiga por creme, carne vermelha pelas magras (peixe, por exemplo), entre outros. 

Além disso, é necessário abrir mão de gorduras, refrigerantes, fast foods, doces e congelados. 

Aumento da imunidade

O nosso sistema imunológico é o principal mecanismo de defesa natural do corpo humano,  que pode detectar e combater agentes nocivos que fazem mal ao nosso corpo. A alimentação balanceada pode ajudar a manter o sistema imunológico funcionando corretamente. 

Para investir em alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aposte em refeições que contenham alho, cebola, gengibre, castanha-do-pará, frutas cítricas e vegetais. Estes itens são ricos em propriedades que atuam diretamente na produção de células de defesa, e prometem te manter longe de alergias, gripes, resfriados e demais infecções virais.

Prevenção de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre a população brasileira. Essas enfermidades estão diretamente ligadas aos níveis elevados de colesterol no organismo do indivíduo. Priorize a alimentação de alimentos que impedem o acúmulo de gordura nas artérias, como peixes, feijão, couve e tomate. 

Manter bons hábitos alimentares são se restringem apenas ao corpo, mas sim, à nossa saúde. Para que o organismo funcione corretamente, é preciso seguir essas dicas sobre alimentação citadas acima. Para as pessoas que possuem entre 70 e 90 anos, é necessário incluir atividades físicas no dia a dia para acelerar o metabolismo. 

O que você achou deste artigo? Entre em contato comigo e saiba mais sobre como manter sua alimentação balanceada. 

Me acompanhe no Instagram

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886