Lipoaspiração

Lipoaspiração Ultrassônica

Diante de tantos tipos divulgados de lipoaspiração (lipo tradicional, mini-lipo, lipo light, vibrolipo, lipo a laser, lipo ultrassônica, lipo de alta definição, etc.), qual seria o lugar da lipoaspiração ultrassônica? Quais são suas vantagens? Quando ela é bem indicada?

A lipoaspiração ultrassônica é feita com uma cânula em que a ponta emite ondas de ultrassom, que derrete a gordura, liquefazendo-a, facilitando sua retirada com menor trauma, menor sangramento e menos dor pós-operatória. A vibração do ultrassom também ajuda a quebrar a fibrose de lipoaspirações realizadas anteriormente. A gordura líquida não é retirada pela cânula ultrassônica, ela precisa ser aspirada por outra cânula tradicional ou de vibrolipoaspiração.

A lipo a laser, assim como a ultrassonica, também derrete a gordura e facilita sua retirada. Ambas têm como importante vantagem uma maior retração da pele, devido à liberação de calor ao derreter a gordura. O laser, porém, destrói as células de gordura, inviabilizando utilizar a gordura como enxerto. Já a lipoaspiração ultrassônica não destrói das células de gordura, o que permite o uso para enxerto na lipoescultura para aumentar o volume dos glúteos, preencher vincos, rugas ou dar volume na face.

Costumo indicar a lipo ultrassônica seguintes casos:

1) Quando há uma leve flacidez de pele, para minimizar o risco de agravar a flacidez
2) Lipos de grandes volumes ou várias cirurgias associadas, para minimizar o sangramento
4) Lipoaspirações secundárias, quando já se fez outra lipo e portanto há fibrose entremeada à gordura, o que dificulta a sua retirada, aumenta o sangramento e o risco de irregularidades.

Cânula de lipoaspiração ultrassônica. As ondas de ultrassom são emitidas pelas ranhuras na ponta da cânula.

TV Gazeta: Dr André Colaneri é entrevistado e fala sobre as diferenças e vantagens de cada tipo de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipo, lipoaspiração tradicional.

Dr André Colaneri explica as diferenças entre os tipos de lipoaspiração no programa Vida Melhor da TV Rede Vida. Fala sobre lipoaspiração, vibrolipo, lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipoultrassônica, mini lipo, lipo light, outras.

Rede TV. Dr André Colaneri explica as diferenças e indicações para os tipos de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipo, lipo tradicional.

Vibrolipoaspiração ultra-sônica derrete a gordura antes de ser retirada pela vibrolipo. A gordura sai mais fácil, com menor sangramento, menor trauma, maior retração da pele e com recuperação menos dolorosa.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886