Blog

Quais os riscos da cirurgia íntima?

A nível geral, as cirurgias íntimas são relativamente simples, e poderão ser efetuadas com bastante rapidez. O processo de recuperação é bastante rápido, e raros são os casos em que origina-se algum tipo de cicatriz ou deformação mais evidente. Mas apesar de ser a mais segura entre todas as especialidades cirúrgicas, não deixa de ser uma cirurgia. Por isso, sempre haverá cuidados e contraindicações. Conheça agora os riscos da cirurgia íntima.

Menos urgência, menos riscos

Para que o risco seja o menor possível, é importante que os fatores de risco iminentes ao paciente sejam minimizados. Ou seja, caso o paciente tenha pressão alta, ela deve ser controlada com medicamentos. Se tiver problema da tireoide, ou qualquer outro problema de saúde, devem também estar dentro do controle e os exames normalizados.

Por essa logística é que a plástica estética tem grande vantagem sobre as outras cirurgias. Por que? Porque ela não precisa ser necessariamente feita! Diferentemente de muitas cirurgias como apendicite, câncer, e outras, que não esperam o paciente estar em sua melhor forma.

Já a cirurgia plástica pode esperar pela normalização dos exames e melhora da saúde do indivíduo. Também pode esperar até que a logística de pós-operatório seja ideal. Ou seja, aguardar pelas férias ou quando um familiar puder auxiliar na recuperação, etc. O que reduz significativamente os riscos cirúrgicos.

Outro fator relevante

A plástica não interfere em órgãos nobres (como intestino, fígado, coração, etc.), é uma cirurgia que mexe nos tecidos superficiais (pele, gordura, músculos). Assim, um risco de lesão grave também é raro.

Contraindicações

Esta cirurgia não costuma possuir muitas contraindicações. Ainda assim, é importante informar o seu cirurgião de todos os detalhes relativos ao seu estado de saúde, de forma a que ele possa determinar se é ou não uma boa candidata a uma cirurgia deste tipo.

Entre as contra indicações podemos citar: Problemas de coagulação, infecção de qualquer área vigente no dia da cirurgia, problemas de coração, pulmão, fígado ou em outros órgãos nobres, que aumentem sobremaneira o risco cirúrgico.

Vale lembrar que o cirurgião plástico somente indicará a cirurgia se julgar o risco do procedimento mínimo e aceitável.

Cirurgia x Expectativa

Julgamos também o risco da cirurgia não conseguir alcançar um resultado estético aceitável. Há simplesmente casos em que o que o paciente pretende é impossível. Por exemplo, o nariz do Mike Tyson nunca poderá ficar igual do Brad Pitt, mesmo que ele ache que pode. Recuperações também são sempre mais difíceis de alcançar um melhor resultado se comparado à primeira cirurgia, por haver já fibrose, alteração da anatomia, da vascularização, etc.

Sendo assim, a contraindicação poderá vir de uma expectativa irreal do paciente ou da impossibilidade técnica de se alcançar o resultado almejado.

Possíveis complicações

Como todo procedimento cirúrgico há riscos, porém são raros. Entre as possíveis complicações estão: hematoma, infecção e abertura dos pontos. Para evitá-los ou diminuí-los é necessário seguir todas as recomendações do cirurgião plástico após a cirurgia, como evitar esforços, exercícios e banhos quentes, usar roupas justas, tomar as medicações prescritas e realizar drenagem linfática quando indicado. Se atentar ao que mencionamos abaixo, também é fundamental.

Preze sempre pela sua segurança

Para que resultados verdadeiramente positivos possam ser observados, é importante também que a paciente se certifique que, a clínica onde se encontra prestes a efetuar a cirurgia, seja verdadeiramente de confiança. Isto ajudará a evitar possíveis problemas.

E claro, certifique-se que o seu cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pois somente assim ele terá tido a formação e expertises máximas de um verdadeiro especialista.

Formação de um Especialista

Somente depois de 11 longos anos de estudos e treinamentos (6 de medicina, 2 de cirurgia geral, e 3 de cirurgia plástica) é que o médico poderá fazer a prova do título. Mesmo assim, somente se aprovado nesta prova, recebe o título de Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade de Cirurgia Plástica. Conheça seu médico!

Você está pronta para uma cirurgia íntima?

Além de criar um visual mais harmônico, a cirurgia íntima devolve à mulher a confiança e melhora seu relacionamento com o próprio corpo, já que ela passa a ter uma visão mais positiva de uma região tão importante. Além disso, em alguns casos a cirurgia íntima ajuda também a prevenir e evitar doenças, como a candidíase, além de eliminar incômodos durante relações sexuais.

Se você está insatisfeita com a sua região íntima, entre em contato. Vamos conversar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Aproveite e veja aqui informações essenciais sobre uma Cirurgia íntima.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886